Dicas de empreendedorismo como alternativa para conseguir atravessar uma crise financeira

Dicas importantes de empreendedorismo como alternativa para atravessar uma crise econômica. Neste sentido, o artigo comenta algumas alternativas e orienta como empreender em tempos de crise financeira.

Em tempos de crise o brasileiro sabe dribla-la como ninguém, e a criatividade pode ser o segredo para o sucesso de um negócio lucrativo. Nas horas mais difíceis financeiramente é que surgem as ideias de negócios, e muitas vezes se transformam em empreendimentos de sucesso. Vários nichos são explorados nesta hora, como: o artesanato, a culinária, bijuterias, confecções, etc...

Mas, o que chamou atenção durante as pesquisas foi um novo modelo de negócio despontando, o crescimento no nicho de Empreendedorismo Digital como alternativa de negócio para atravessar a crise. E neste, pode-se observar que o Marketing Digital está crescendo e surpreendendo muitos por ser uma alternativa de negócio flexível, ou seja, pode ser desenvolvido em horário alternativo, o que oferece uma grande oportunidade para aqueles que já foram pegos pela crise econômica, e por conta dela talvez estejam desempregados. Este nicho possibilita o empreendedor começar com um custo e risco muito baixo, não exigindo capital de giro, estoque, funcionários, etc...

Não poderia deixar de citar alguns dos exemplos desta atividade, segue: a promoção de produtos digitais, o desenvolvimento de sites e blogs, e-books e a criação de artigos, cursos virtuais, etc...

São muitas as possibilidades de trabalhar neste nicho de empreendedorismo Digital, eu próprio posso enquadrar-me no exemplo, no qual eu desenvolvi um site para promover um produto digital que foi criado por um médico, e que orienta "como eliminar celulite".

A grande vantagem desta atividade é realmente poder trabalhar em horários alternativos, sem prejudicar o horário do emprego principal.

Mas não se pode achar que é simples e rápido ter o sucesso desejado, independente do tipo de negócio que se pretende, existe uma regra que deve ser seguida à risca, e mais do a regra, deve-se ter em mente que esta é uma alternativa para atravessar a crise, e sendo assim, não poderá errar para não prejudicar-se financeiramente.

Para tanto, existe alguns passo importantes para colocar a ideia no papel e ser analisada a fundo, segue:

Organização financeira: A primeira coisa a fazer é organizar todas as contas. É preciso saber exatamente o quanto tem para pagar, e quanto terá de sobra após os pagamentos. Esta organização é imprescindível, pois ela dará um norte para começar a mapear o negócio pretendido.

Disciplina: Esta talvez seja uma das mais difíceis de ser executada, pois exige compromisso e muita responsabilidade. Deve-se tomar o costume de anotar todos os passos financeiros diariamente, e não poderá esquecer nenhuma anotação, ao contrário, os valores não serão verdadeiros e isso pode afetar as finanças;

Fazer um relatório: todo o levantamento financeiro, e o quanto pretende investir no seu negócio;

Procurar uma orientação: Para analisar a sua ideia de negócio detalhada e minuciosamente. O SEBRAE será a melhor opção nesta orientação;

Com base nestas informações será possível verificar a viabilidade real para tirar a ideia de negócio do papel e coloca-la finalmente em prática, trabalhar muito e alcançar o sucesso!

Considerações finais

Diante de várias pesquisas, pode-se observar que a expectativa da maioria dos empreendedores para a economia brasileira tende a se manter no mesmo patamar em que se encontra, ou melhorar nos próximos 12 meses. Estas expectativas tem referências baseadas em seus próprios negócios, assim como o faturamento nos próximos 12 meses. 

Os MEI tendem a ser mais otimistas do que os donos de ME e EPP em relação ao futuro tanto da economia brasileira quanto do seu próprio negócio.

Por fim, obter a orientação correta, organizar-se e ter disciplina podem ser o segredo para atravessar qualquer crise financeira, e ainda obter sucesso e bons resultados no seu empreendimento.

 

 

 

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: celulite e-book eliminar celulite empreendedorismo

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração