Dicas para empreender

Para ter sucesso no seu negócio, você vai precisar ser assertivo, trabalhar muito e constante. Ser empreendedor é ser criativo.

  1. Dicas para ser empreendedores de sucesso

Todos nós sabemos que o mundo mudou, estamos vivendo aceleradamente e precisamos aprender fazer o tal planejamento estratégico em continuo desenvolvimento.

Muitas empresas e instituições fecham suas portas ou abri falências por falta de planejar no espaço de curto e longo prazo, todos sabemos e muitos não praticam.

Hoje trago dicas que acredito ser FUNDAMENTAL e prática para você novo ou antigo empreendedor.

Atitute -  É uma boa dica para começar. Você precisa de coragem para colocar em prática e escrever as suas idéias. Tenha um bloco e caneta para andar no seu bolso ou na sua bolsa, idéias surgem no caminhar da vida e a qualquer momento.

Valores -  Não estou me referindo a dinheiro e nem a crenças limitantes. Você precisa acreditar no seu negócio, no seu conteúdo, na sua experiência e nas suas habilidades, são fatores chaves para fazer e começar certo.

Investimentos - Avalie seu custo fixo e as variáveis: exemplos: contas de luz, água, gás e prestadores de serviços.  Você precisa conhecer seu capital de giro para manter seu negócio estável. Não esqueça de avaliar a qualidade do produto adquirido, seu público e os preço dos seus concorrentes. 

Plano de Negócio - No plano de negócio vai poder prevenir (prevenção) de cenários positivos e negativos, dessa maneira vai pensar e analisar qual atitude voce teria conforme os pontos positivos e negativos. 

Metas - As metas devem ser claras e escrever os passos necessários. Avaliar quanto você terá que vender para atingir seus objetivos. Avalie seus resultados todos os meses, pessoalmente avalio semanalmente (não é obrigatório, é meu jetio de viver e planejar, você pode construir o seu).

Clientes - Sao merecedores de toda sua atenção, é estrela do seu negócio, ele é seu patrão, sem generalizar, o cliente faz parte do seus objetivos. Avalie o comportamento do seu cliente para colaborar com eles. O que é que o cliente necessita e desperte o desejo dele.  Perceba o que seu cliente quer comprar, antes de vender. Cadastre seu cliente com os seguintes dados: aniversário, telefone, hábitos de consumo, preferência e o que acreditar ser necessários. Desperte o desejo do seu cliente.

Colaboradores - Há! sem eles não temos como conseguir caminhar!  Até podemos conseguir, como diz a falácea "Santo de casa não faz milagre", infelizmente é verdade, necessitamos dos nossos colaboradores.

CLIENTES X COLABORADORES, é uma pegadinha real e não ideal. Seu colaboradores necessitam de constantes treinamentos.

Você pode até aplicar os treinamentos, o real é contratar conselheiros, consultores, psicopedagogos (os psicopedagogos empresariais despertam o desejo de aprender dos seus colaboradores, são capacitados para despertar a necessidade para aprender).

Observaçao: Existem nas empresas diversos colaboradores com dificuldade de aprender, é um problema que somente o psicopedagogo(a) consegue identificar, o profissional  e despertar a necessidade desse indivíduo aprender, dessa maneira evita-se a procrastinação. Eles podem ter TDAH, DISLEXIA, problemas com ALCOOL e DROGAS, e outras comorbidades. 

Fornecedores - Pesquise, avalie e tenha a garantia de bons e  excelente FORNECEDORES. Evite ficar dependente de um fornecedor. Avalie seus produtos, prazos e qualidades. Leia tudo que estiver em suas mãos. Não escute somente a fala do fornecedor, interaja com eles.

Comunicaçao Assertiva - Divulgação do seu negócio - Esse é o momento importante e decisivo na sua vida pesoal, profissional, dos colaboradores e clientes. 

Nesse momento vai divulgar sua marca. Sua marca é sua identidade também visual. Pense como vai se comunicar com os clientes e fornecedores. Como vai se comunicar com sua comunidade em torno do seu negócio. 

Lembre-se: Hoje os clientes antes de comprar com você, sabem de tudo, estamos vivenco na era da comunicação e a internet está ao alcance de todos e de tudo.

Opção para divulgar: redes sociais, panfletos, eventos, feiras, distribuição de amostras e outros veículos de comunicação. 

Você é responsável pela divulgação ou contrate uma pessoa que possa ajudar.

Atendimento Assertivo e Responsável. Vai depender dos treinamentos, da missão, visão,valores e metas da sua empresa e instituição.

Seus colaboradores necessitam estar alinhados com seu modelo de negócio. Não adianta contratar colaboradores para "quebrar galhos". Já vi muitas empresas fecharem suas portas por esse motivo, não saber contratar funcionários.

Procure orientar seus colaboradores para o atendimento assertivo, garanto que é um segredo para seu negócio caminhar. Valorize sua equipe. Faça seus colaboradores enxergarem que são líderes em crescimento. Todos nós crescemos numa empresa com visão de liderança. 

Nos treinamentos que desenvolvo, explico que todos precisam ser tratados e ensinados como líderes que geram líderes. Sei que muitos não tem esse chamado, vale muito ensinar seus colaboradores serem líderes dentro da sua empresa. Com essa visão, acredito que o rumo do seu negócio vai caminhar construindo pessoas que superem suas expectativas e a deles também.

Qual é o valor que você dá para seus colaboradores e clientes?

R$1,00 tem o mesmo valor R$50,00?

Vai depender do seu ponto de vista.  

Tudo é um ganho e conquista. 

Compartilhe! Curtam! Cristiquem!

Boa leitura 

Muito agradecida por estar juntos com vocês, compartilhando conteúdos.

 

 

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Tags: clientes com comportamento empreendedor gestão lideranca planejamento profissionais