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Dicas para um feedback poderoso

Se você pudesse dar um presente valioso a alguém, o que daria? Provavelmente, passou milhares de coisas materiais pela sua cabeça, talvez uma casa, um carro, uma jóia... mas, se obrigatoriamente o presente tivesse que ser abstrato? Que tal dar feedback? Sim, feedback é um presente precioso, mas é preciso saber como fazê-lo, por isso, curta o artigo de hoje que foi feito especialmente para você! http://cibracoaching.com.br/dicas-para-um-feedback-poderoso/ #resultado #objetivo #motivação #presente #feedback #liderança #coaching #nelsonvieiracoach #cibracoaching

Uma habilidade que o líder deve desenvolver, é a arte de fornecer feedback que é como um presente precioso, onde o líder entrega o que há de melhor nele, com a intenção positiva de contribuir genuinamente com o desenvolvimento contínuo do colaborador e deve ser feito de uma forma verdadeira, segura e transparente, por isso ambos devem sentir-se suficientemente confortáveis e flexíveis para promovê-lo.

Feedback, palavra de origem inglesa, que significa “retorno” é um processo empregado para fornecimento de informações necessárias ao desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para promover melhoria na performance de um colaborador ou equipe. A técnica mais comum utilizada no feedback consiste em enfatizar as características positivas de quem o está recebendo, citar os pontos críticos com suas respectivas sugestões de melhoria e finalmente, fornecer novo apoio e palavras de afirmação e reconhecimento.

Normalmente, o feedback é feito intuitivamente e sem os cuidados devidos, levando a uma distorção da ferramenta e sua utilização para outros fins, em alguns casos até antagônicos em relação ao seu real propósito de desenvolvimento ocasionando a quebra da confiança, a desmotivação e contribuindo para o aumento da rotatividade da empresa.

Por isso, o líder deve atentar para os auxiliares linguísticos empregados, sendo, neste caso, o principal deles a conjunção “mas”, que uma vez empregada após a vírgula, tem o poder de anular tudo o que foi dito anteriormente. Assim, como feedback é a arte da soma e não da subtração, o líder deve empregar a conjunção aditiva “e” ao invés de “mas”, para gerar novos padrões de comportamento, de um lado e para promover melhorias no plano e nos resultados de outro, além de empoderá-lo para que haja com entusiasmo e motivação.

Outro cuidado em relação à linguagem empregada diz respeito ao uso do “por quê” que requer uma causa ou explicação e inevitavelmente vem seguido de uma resposta justificativa eximindo o receptor de sua responsabilidade.

Por exemplo, ao invés de perguntar “Por que você chegou atrasado ao compromisso?” que nos remete à busca pelo motivo do atraso, logo, sugere uma série de justificativas que expliquem tal fato, pergunte: “O que depende somente de você para que isso não mais ocorra?” que sugere, uma mudança de postura, comportamento e assunção de responsabilidade por parte do colaborador.

Vale ressaltar ainda que, ao fornecer o feedback a quem quer que seja, o líder deve separar a pessoa do comportamento, ou seja, quando se afirma que a pessoa é de determinada maneira, caracteriza-se um rótulo, um critério de julgamento podendo ser recebido como uma ofensa moral, por outro lado, quando se afirma que a pessoa está se comportando de determinada maneira, a ênfase passa a ser no comportamento atual da pessoa que recebe o feedback, sendo portanto, passível de mudança.

Portanto, ao afirmar: “Você não resolve nada!” o emissor está julgando o receptor como sendo, de fato, uma pessoa irresponsável e incapaz de resolver qualquer coisa e limita o seu processo de mudança pessoal, podendo gerar desmotivação, sentimento de impotência e até uma possível reação ao emissor do feedback, numa atitude defensiva por parte do mesmo (receptor) colocando o feedback a perder.

Por outro lado, ao afirmar: “Neste momento eu percebo que você está apresentando dificuldades em resolver os assuntos que lhe são demandados. O que está acontecendo?” o foco, nesta situação, é direcionado para o comportamento, levando o receptor, a recebê-lo com maior abertura e possibilidade de mudança.

Durante o feedback, é muito importante considerar a linguagem não-verbal que acompanha a mensagem do líder, tais como: Gestos, expressão facial, equilíbrio emocional, postura corporal, volume e intensidade da voz, contato visual, feeling (sensibilidade em relação ao receptor) e timing (atentar para o tempo presente com foco no futuro), pois trata-se de componentes essenciais na comunicação e que fazem uma diferença substancial no feedback.

Enfim, o líder, deve levar a sua equipe a descobrir e acessar o seu potencial, gerando um clima propício ao desenvolvimento pessoal, co-responsabilizando a equipe pelos resultados alcançados, e sobretudo promovendo um clima organizacional que valorize as habilidades interpessoais e as qualidades de liderança, melhorando a eficácia das pessoas, levando-as a lidar melhor com a pressão e o stress, minimizando os obstáculos para que obtenham o sucesso profissional, aumentando assim, a sua satisfação no trabalho, o que possibilita maior produtividade, qualidade nos produtos, serviços, atendimento ao cliente e dá à empresa um padrão mais competitivo no mercado, afinal, importante mesmo não é somente o que as pessoas ouvem quando você fala, mas o que elas sentem quando você comunica.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br.

 

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