Mais comentada

É o movimento que mantém o seu negócio vivo

Tudo muda o tempo todo. Essa afirmação vale para o cotidiano dos negócios. O texto, escrito de forma objetiva e direta trata das mudanças e transformações no mercado e nas empresas.

Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”, assim começa a canção “Como uma onda”, composta por Lulu Santos e Nelson Motta no começo da década de 1980 que, no decorrer dos anos, se tornou um verdadeiro clássico da música nacional.

Porém, esse texto não tem a intenção de discorrer sobre a cultura pop brasileira, esse é um texto sobre gestão e negócios. Mas então, o que “Como uma onda” tem a ver com o mundo empresarial? A resposta é: muita coisa.

As empresas estão inseridas em mercados que mudam com cada vez mais frequência, intensidade e velocidade. Não é exagero dizer que o mundo mudou, através de novas tecnologias, novas ideias e novos comportamentos.
Mudanças fazem parte do cotidiano corporativo, mas é importante ressaltar que as organizações também precisam mudar, para poder acompanhar o processo de amadurecimento e evolução do mercado.

O negócio que não muda e não se atualiza vai, cedo ou tarde, ser superada por empresas mais atualizadas e eficientes. Para o sucesso contínuo de uma organização é fundamental que exista um profundo sentimento de não acomodação, um inconformismo constante. Não é possível “dormir sobre os louros”, pois o bom (ou mal) resultado obtido anteriormente não garante nada no presente, muito menos no futuro. É preciso revisar as estratégias e práticas de gestão frequentemente, pois o mundo não é (nem nunca foi) estático.

É o movimento que mantém tudo vivo, um ótimo exemplo disso é o ser humano, é o pulsar do coração que faz com o que o sangue circule nas veias e artérias de uma pessoa, tornando-a viva, é o inspirar e expirar que faz com que os pulmões se encham de ar. Um coração que não bate é morto, um pulmão que não se movimenta é insuficiente. Funciona assim também com as empresas, um negócio que não se movimenta, morre ou vai definhando aos poucos.

Um provérbio africano, bastante conhecido no meio empresarial que diz:

“Toda manhã na África, a gazela acorda. Ela sabe que precisa correr mais rápido que o mais rápido dos leões para sobreviver.
Toda manhã um leão acorda. Ele sabe que precisa correr mais rápido que a mais lenta das gazelas senão morrerá de fome.
Não importa se você e um leão ou uma gazela. Quando o sol nascer, comece a correr”.


É preciso olhar e cuidar do negócio todos os dias, revisar os processos e repensar a estratégia, com elevado nível de profissionalismo. A mudança e a evolução são constantes, e não há como parar esse movimento. O seu negócio pode escolher se é atropelado por essas mudanças ou se resolve evoluir.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Gestão inovação mudança negócios planejamento

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração