Mais comentada

Eike Batista: Você tem Ganância ou Ambição?

“Empresário é ganancioso, só pensa em dinheiro, só pensa nele”. Isso não é verdade, e se você concorda comigo, leia esse texto até o final e compartilhe para mudar a visão do Brasil sobre o que é ser empresário.

Recentemente toda a mídia tem comentado o caso do empreendedor Brasileiro Eike Batista. Não preciso comentar aqui que ele já foi um dos homens mais ricos do Brasil e hoje está preso em Bangu 9 sem direito a cela especial, porque não terminou a faculdade como Jobs, Gates, Zuckerberg, Michael Dell, Silvio Santos e até eu, porque sabemos que ter sucesso nos negócios não tem nada a ver com diplomas na parede.

Tomei a decisão de compartilhar esse texto porque esse tipo de notícia é daquelas que ajudam a pregar aquela velha imagem que o Brasileiro tem: “Empresário é ganancioso, só pensa em dinheiro, só pensa nele”. Isso não é verdade, e se você concorda comigo, leia esse texto até o final e compartilhe para mudar a visão do Brasil sobre o que é ser empresário.

Eu comecei a empreender com 14 anos, desde então já se passaram 8 anos e hoje com apenas 22 anos estou a frente de um projeto muito promissor que é a V4 Company, que presta serviços de Marketing para empresas do mundo todo, entre elas a mega popular Spotify.

Sempre me perguntam o que me fez empreender desde tão novo, eu sempre respondo: ambição!

Eu sempre fui e sempre serei um cara mega ambicioso, odeio a mediocridade e acredito que a vida foi feita para ser extraordinária. E o que isso tem a ver com o Eike?

Ele também sempre aparentou ser um cara ambicioso, construiu seus negócios motivados a ter aquela vida de luxo que ele sempre ostentou. É certo ostentar uma vida de luxo? Não sei, mas viver uma vida medíocre com certeza não é melhor, enfim, não importa.

O que importa é analisar o quão longe ele chegou por sua ambição, e isso deve inspirar a todos que observam. Ele chegou onde chegou mentindo? Cara, ele foi um ótimo vendedor, parabéns para ele, agora foi incompetente na execução, mas isso não é um problema, é normal, ele poderia aprender com o erro e melhorar com o tempo, quem nunca fracassou?

Em um país como nosso: “Ambição” é quase um palavrão, sempre confundido com ganancia. Mas não, ambição é algo bom, todos devem ser ambiciosos e almejarem uma vida incrível e abundante para si, sua família e todos a sua volta.

O problema é quando ambição se torna ganancia. A diferença de ambição para ganancia é que ambicioso é aquele que quer muito e fará todo esforço para conquistar seus objetivos sem prejudicar aos outros e respeitando as regras do jogo. Ganancioso é aquele que fará tudo para conquistar o que quer, custe o que custar.

A verdade é que poucos, muitos poucos empresários são gananciosos. Já trabalhei com centenas de empresários e na minha visão, quando um empreendedor cria um negócio é para muito mais do que conquistar suas ambições, mas para ajudar centenas de milhares de pessoas a resolverem seus problemas.

Ao mesmo tempo eu vi diversos empresários ambiciosos se tornarem gananciosos, mas isso não é peculiaridade de empresários, colaboradores fazem muito isso também, quando passam a perna em um colega para conseguir uma promoção por exemplo.

Enfim,  objetivo desse texto é realmente não deixar que a mídia pregue mais a visão do empresário vilão. Ajude-me a mudar esse mindset do brasileiro compartilhando esse texto. E não se esqueçam, aprendam a ser ambiciosos como Eike Batista, mas não cometer o erro de se tornar ganancioso.  

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: business empreendedorismo marketing