Liderar é também prever o imprevisível

Ninguém ganha, economiza ou otimiza o tempo: a gente gasta e não tem volta. Não tem como pedir emprestado de quem tenha sobrando. Tentou usar com moderação? Perdeu.

Desenvolver sua liderança é como se preparar para uma maratona: é uma atividade que demanda ATITUDE, AMBIÇÃO e TEMPO. Na semana passada falamos sobre o primeiro passo, construindo um alicerce sólido: o emprego do Circulo de Deming (LIDERANÇA É COISA PARA MARATONISTA).

A segunda pedra a ser colocada na enorme construção é: gestão do TEMPO.

Ninguém ganha, economiza ou otimiza o tempo: a gente gasta e não tem volta. Não tem como pedir emprestado de quem tenha sobrando. Tentou usar com moderação? Perdeu.

Voltando a Deming, quando você for confrontar o Planejado X Realizado verá a necessidade de prever imprevisíveis, os grandes consumidores de tempo.

Dica a você que está no começo: preveja um tempo no seu planejamento para as intercorrências (aquelas coisas que caem do céu).

Lá vai outra: anote cuidadosamente, reflita e estabeleça a relação de CAUSA e EFEITO. Aquele trem que caiu do céu é o efeito. A causa: o que fazia aquele trem lá no alto, como ele foi parar lá?

E no seu próximo Planejamento inclua a ação que mate a pauladas a CAUSA, assim restará uma fração de tempo para você produzir bons resultados, porque daquele céu não cai mais trem.

Repetindo este Mantra você cria uma espiral de virtudes, trazendo mais resultados gastando menos tempo.

Calma e perseverança, agora só faltam 35 km.

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: deming erc erc ltda liderança pdca valmirmondejar valmir mondejar

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração