Não existe sucesso sem planejamento

Por que existem empresas que duram pouco e outras que sobrevivem durante séculos? A diferença está em uma palavra: planejamento

Vi hoje a notícia de um homem que nessa semana foi resgatado em alto-mar. O mesmo pretendia ser o primeiro homem a fazer a travessia da Austrália à Nova Zelândia pelo oceano a bordo de um caiaque. Infelizmente teve seu plano frustrado.

Não pude deixar de relembrar quando li "Cem dias entre céu e mar" do escritor e navegador Amyr Klink. Nesse livro, o autor relata detalhes de sua travessia do sul da África até o litoral baiano pelo Oceano Atlântico a bordo de seu barco a remo. O que me chama a atenção nessa leitura é o tempo em que o autor levou construindo seu barco e planejando cada detalhe da viagem, desde a rota - que previa as correntes oceânicas que poderiam desviar o seu barco durante o trajeto - até a sua dieta diária durante a viagem. Tantos meses de estudo e planejamento resultaram no sucesso da viagem. 

Veja esses dois casos e pense consigo: quantos negócios você conhece que estão à deriva por falta de planejamento? Não são poucos os casos de empresas que não têm seus processos bem definidos e vivem "apagando fogueiras" a serviço de um senso de urgência que se presta somente a minar os resultados de seus negócios. Também é muito comum vermos profissionais que vivem afogados em suas agendas sempre lotadas e terminam o dia com a frustração de não ter executado todas as suas tarefas e acabam entrando no círculo vicioso de horas extras e finais de semana onde muito se esforça e pouco se produz.

É por falta de planejamento que vemos dados do Sebrae informando que 70% das micro e pequenas empresas encerram suas atividades em apenas dois anos. E é por ter um planejamento bem definido que vemos pequenos empreendedores se tornarem grandes e sobreviverem aos piores momentos de crise.

Não podemos viver essa cultura de agir primeiro e corrigir depois. Quanto melhor o nosso planejamento mais assertivas serão as nossas ações. Isso é o que diferencia um navegador à deriva em alto-mar do profissional que atravessa um oceano inteiro e chega seguro ao seu destino.

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração