O cooperativismo como modelo empreendedor

Empreendedorismo é o ato de criar, gerenciar, assumir riscos, enxergar oportunidades e observar mecanismos e meios para a obtenção de lucros.

O empreendedorismo é algo inovador, ele faz com que algo que já existe, seja reformulado, reinventado de modo que se torne novo, diferenciado.

Existem alguns modelos de empreendedorismo, dentre eles, o cooperativismo. Trata-se de um modelo empreendedor muito comum no interior, onde as pessoas se unem com um propósito, dividindo o custeio do negócio. Essa união é voluntária e tem o objetivo de satisfazer o bem comum de uma determinada região ou grupo de pessoas. A ideia da cooperativa é a de igualdade entre os cooperados, tanto na manutenção do negócio, administração e lucro. 

As incubadoras, são locais para auxiliar as empresas que estão nascendo ou que irão nascer. Elas prestam assessoria, ajudam o empreendedor a reduzir os custos operacionais e oferecem o que há de melhor em conhecimento, cursos e treinamentos. Existem também, empresas juniores em diversas faculdades onde alunos, geralmente do curso de Administração de Empresas, prestam suporte ao empreendedor.

O fato, é que a busca pelo conhecimento, reduz o risco do negócio.

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: empreendedor empreendedorismo estratégia incubadora planejamento plano de negócio

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração