O maior problema dos empresários: IGNORÂNCIA

A falta de conhecimento, estudo e capacitação é o maior problema dos empresários no Brasil.

Ok, você quer ser um empresário ou um empreendedor, certo? Quer isso para o resto da sua vida? Quer ter sucesso, estabilidade financeira, realizar sonhos, dar o seu melhor para a sua família, ter sua casa, seu carro e tudo do bom e do melhor, certo? Ok, é possível sim.

Vejamos, um médico estuda 10 anos para começar a ter sucesso na profissão, um engenheiro (de qualquer área), contador, advogado, arquiteto, designer, administrador, mecânico, etc.... TODOS precisam ESTUDAR e se CAPACITAR muito para terem, depois de muitos anos de muita luta, dedicação, estudos, trabalhos intermináveis, reuniões com colegas, pesquisas, apresentação de TCC, palestras....uma boa base para o início de seu trabalho.... tudo isso com muitas noites sem dormir, às vezes sem comer, passando frio ou calor e INVESTINDO MUITO, não só em tempo mas com dinheiro também, e não é pouco não porque vislumbram um futuro vitorioso, depois de tanto estudar e se capacitarem para exercerem a função, seja para trabalho por conta própria ou para trabalhar para empresas. Concorda?

E porque é que você acha que não precisa ESTUDAR ou se CAPACITAR para ser um empresário ou empreendedor?

Porque é que você acha que não precisa entender de matemática (para fazer o Balanço da empresa ou LER e ANALISAR o mesmo, ou fazer os cálculos do seu preço de venda, ou seu custo de produtos / mercadoria / serviços, ou seu ponto de equilíbrio, ou suas vendas, ou calcular seus impostos, o markup ideal, etc..), ou não precisa entender o básico de administração para gerenciar a sua empresa, ou o básico de relacionamento interpessoal para liderar seus colaboradores e atender com excelência seus clientes e fornecedores, ou saber quais os controles internos que precisa implantar na sua empresa para te auxiliar em tudo, ou mapear seus processos para deixá-los padronizados e, desta forma, facilitar a sua rotina e muitas outras “coisas”?

E não é só isso.... ainda falta o planejamento, formas de tributação, canvas, plano de negócios, estudo de viabilidade, pesquisa de mercado, elaboração do plano de marketing, estudo do capital de giro para iniciar o seu negócio....

Depois fica faltando, onde montar o negócio, se loja física ou virtual, estudo financeiro para saber o custo do dinheiro, se na loja física terá ou não estacionamento para facilitar para os seus clientes, a quantidade de colaboradores que vai precisar para o seu negócio (incluindo aqui o perfil de cada um, as características e as responsabilidades de cada função), se os colaboradores vão ter benefícios, qual a convenção coletiva da categoria (para verificar o piso salarial e demais benefícios e obrigações), se a empresa vai precisar se enquadrar em alguma NR (Norma Regulamentadora), quais os equipamentos de EPI que serão necessários de acordo com a atividade, se vai registrar a sua MARCA ou não, criar o site da empresa, se vai precisar de CETESB ou da licença da Vigilância Sanitária além do alvará de funcionamento da Prefeitura além de outras, eventualmente necessárias, de acordo com a atividade.

É possível começar o seu negócio com pouco dinheiro? Sim, é possível, creio que com apenas R$ 1,00 é possível iniciar o seu negócio, desde que saiba planejar e, realmente, querer.

Mas se você quer ter tudo o que deseja (casa, carro, estabilidade financeira, viajar, etc...) vai ter que ter um bom capital de giro inicial e um excelente planejamento para que consiga tudo isso. Vai ter que estudar, primeiro, e se capacitar durante uns 2 (dois) anos, pelo menos, para dar o pontapé inicial.

Você não perde nada se preparando, estudando, se capacitando, lendo, aprendendo, para chegar aonde quer.

Lógico que não é só isso, você precisará ter CARACTERÍSTICAS PESSOAIS EMPREENDEDORAS também. Tudo isso junto é que, com muito esforço / dedicação / determinação / vontade, além de investimento (de tempo e financeiro) em você mesmo é que conseguirá atingir seus objetivos.

Não pense que isso é fácil, não é não, é um conjunto de acertos e erros, de muito tempo dedicado a todas estas atividades que fará de você um empresário / empreendedor de sucesso.

Depois disso escolha algo que lhe dá prazer, que possa fazer com amor e carinho, essa é a cereja do bolo.

Te garanto, essa é a sua melhor opção para ter o sucesso que deseja ou para abrir um negócio e não ter que fechar em poucos meses ou anos.

Por este motivo é que, com toda a minha experiência, nestes 45 de atividades com empresários e empreendedores de todos os tipos e ramos de negócios, é que investi mais de 2.000 (DUAS MIL) horas para criar um material exclusivo para você, com todas as informações necessárias mencionadas acima e, desta forma, te propiciar um caminho mais fácil, mais tranquilo, para que você atinja seus objetivos, com o menor investimento possível, na verdade apenas simbólico, mas que, tenho certeza, vai te ajudar muito em tudo o que for fazer.

Veja todo este material no site mentordenegocios.com.br, tenho certeza que vai gostar.

Desejo que Deus te abençoe em sua jornada e que ela seja coroada de muito sucesso.

Fraternal abraço

Wilson Giglio

Consultor em Gestão Empresarial
Organizador de Empresas e Equipes
Mentor de Negócios – Palestrante Técnico
Skype: wilson.giglio1

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)