O Poder de um Sorriso

Estabelece um relacionamento e inicia a confiança, a base de todo relacionamento comercial.

Você frequentemente ouve falar do poder positivo de um sorriso, eu faço questão de dar poder ao meu.

Uma recente reunião de negócios trouxe isso à luz para mim, assim como o poder negativo que é retratado quando está faltando o sorriso.Eu estava a caminho de ver um cliente e decidi parar e tomar um café.

A primeira cafeteria em que deparei é bem conhecida nacionalmente, e especialmente aqui em São Paulo. Eu realmente estava ansioso para um bom café e pensando sobre as discussões otimistas sobre a minha próxima reunião.

Quando me aproximei do balcão, fui ignorado por cerca de um minuto, enquanto vários funcionários conversavam um pouco entre si. É claro que um minuto pode parecer dez, quando você está parado lá, sem jeito, esperando alguém reconhecer sua presença.

No entanto, esperei pacientemente e até mesmo por teste de paciência, até que o representante fizesse contato visual conosco. Sem nenhum sorriso ou saudação, e com um olhar e tom claramente visível de “Eu odeio o meu trabalho”, ele disse para mim “O que você gostaria?” Fiz meu pedido, e fui embora com a sensação de "Uau! Que merda.".

Não poderia acreditar na falta de serviço ao cliente e me senti como se estivesse sendo um incômodo e isso eu não queria. Por que eu sempre voltaria lá? A resposta é que não voltaria mesmo e ainda falaria disso para muitos. Enquanto o café era decente, o serviço certamente não era.

Quando cheguei ao meu destino, parei novamente para outro café, desta vez em outro café igualmente e nacionalmente conhecido. Essa experiência foi o oposto completo. Estava já eu e meu cliente. Fomos recebidos com um sorriso mágico, o atendente perguntou como estava indo o nosso dia e como ele poderia nos ajudar. Sentimo-nos reconhecidos, convidados, apreciados e nos sentimos bastante satisfeitos e positivos.

Detalhe, antes falei da minha experiência desastrosa com meu cliente e o quanto isso influenciou meu dia e pensamentos.

Essa experiência me lembrou de um ótimo artigo que li há alguns anos chamado “4 razões pelas quais o excelente serviço ao cliente deve começar com um sorriso”, de Kaan Turnali. No artigo, Kann explica que o que muitas vezes falta é um sorriso, um elemento-chave do atendimento ao cliente e das interações comerciais.

Aqui estão quatro razões pelas quais o excelente serviço ao cliente deve começar com um sorriso:

Um sorriso é mais que uma expressão

Sorrir não é apenas algo que seu rosto faz. Ele comunica seu estado de espírito. Um sorriso - ou o sentido não visual de um sorriso para os representantes de atendimento ao cliente por telefone - pode ser a parte mais significativa de uma transação comercial.

No varejo, isso pode influenciar a percepção das pessoas sobre uma marca e a satisfação de seus clientes.

Pode aumentar o intercâmbio de um produto, o compartilhamento de conhecimento ou a oferta de uma solução. À medida que a Internet e o comércio móvel assumem participação de mercado das empresas tradicionais, sorrir como um estado de espírito é mais importante do que nunca.

Um sorriso é mais sobre uma mentalidade

Sorrir é tanto um reflexo de uma organização quanto uma validação da promessa da organização.

Ajuda a formar a primeira impressão do cliente, uma indicação de um compromisso de oferecer um produto ou serviço satisfatório. Ele desempenha um papel em tudo o que fazemos, em todas as transações que tocamos, em nosso relacionamento com todos os clientes que ajudamos. Começa antes de interagirmos primeiro com nossos clientes e, certamente, não termina quando a transação é concluída.

Um sorriso é uma atitude

Sorrir conta nossa história além das primeiras impressões. É um toque pessoal que amplia nossa promessa de atendimento ao cliente e reflete nossa paixão. Sorrir diz que queremos estar aqui servindo nossos clientes e aos futuros clientes. Diz que estamos prontos e dispostos a ir além.

E sorrimos mesmo quando não estamos cara a cara com clientes. Nosso tom de voz no telefone e o estilo de nossa correspondência comunicam um sorriso virtual - ou a falta dele.

Não podemos controlar tudo o que acontece durante as interações com os clientes, mas sempre controlamos a atitude que transmitimos, como amabilidade, energia e entusiasmo, bem como o compromisso de satisfazer os desejos ou necessidades do cliente. Mesmo que um sorriso não consiga resolver todos os problemas, em muitos casos, nossa atitude pode triunfar sobre muitas complicações que podem ocorrer durante a transação e nosso sorriso pode se tornar uma vantagem competitiva.

Mais importante: um sorriso é um convite

Sorrir define um tom.

Estabelece um relacionamento e inicia a confiança, a base de todo relacionamento comercial.

Este último ponto é mais relevante do que nunca, à medida que nos esforçamos para manter esse fator integral em nossa cultura de fast-paced, viciada em smartphones e orientada para multitarefas. Os avanços tecnológicos, a globalização e os novos modelos de negócios nos levam a gastar mais tempo trabalhando remotamente em nossos dispositivos, o que também nos torna mais remotos.

Conclusão: Quer a transação seja business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C), um sorriso é um dos componentes mais fáceis de acertar. Omitir sorrisos da equação deixa de fora o ingrediente crucial em qualquer interação de negócios. #ficaadica #sorria #sorriavoceestasendofilmado

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: cliente empreendedor emprego growth hacker neto angel sorriso startup