O que faz um empreendedor ter sucesso?

Começar um pequeno negócio não é fácil, existem alegrias, tristezas, mazelas e vitórias. Para muitas pessoas, começar um negócio significa deixar o conforto e a segurança de um "dia de trabalho" regular para perseguir uma paixão ou um sonho.

Então, como saber quais são as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso? Através do auto-exame cuidadoso e honesto, você pode determinar se possui algumas das qualidades benéficas.

Perseverança

Empreendedores inevitavelmente enfrentam desafios, até retrocessos, durante sua busca pelo sucesso nos negócios. Você pode ter dificuldade em obter o financiamento para começar ou seus esforços iniciais de marketing podem não ser bem-sucedidos. Você pode ter que enfrentar tudo de início ou mesmo declarar falência. O empreendedorismo de sucesso exige que você persevere e persiga sua ideia mesmo quando sua situação parece desanimadora. A perseverança é um valor humano para o empreendedor sábio, já a teimosia é burrice.

Autodisciplina

Os empreendedores devem possuir um alto nível de autodisciplina. Ao contrário do ambiente típico de trabalho, não há um chefe inclinado sobre o ombro e ninguém obriga a sair da cama pela manhã e ir trabalhar. Como empreendedor, você precisa da disciplina para trabalhar, mesmo que seja um dia lindo ou um jogo de futebol esteja na televisão. Aos que montam o negócio em casa, a atenção deve ser redobrada por conta dos eventos domésticos. E, sobre marcar reuniões e compromissos sendo pontual nos horários, é necessário a autodisciplina e com certeza você terá autoridade moral e postura perante as relações onde empreende.

Paixão com propósito

Você provavelmente passará a maior parte de suas horas focado e trabalhando no empreendimento escolhido, portanto, possuir uma paixão pelo que você está fazendo é uma importante qualidade empreendedora. Gostar do que faz já é uma jornada prazerosa e com isto você pode incrementar definindo o propósito de vida por conta do negócio em questão. Todo empreendedor de sucesso tem um propósito, uma causa em servir pessoas.

Autoconfiança

Como empreendedor, só você é responsável pelo seu próprio sucesso. Portanto, você deve ser capaz de promover a si mesmo e ao seu negócio de maneira contínua. Você precisa ter a confiança em si mesmo e na sua ideia de negócio para contar ao mundo sobre os benefícios do seu empreendimento.

Competitividade

A menos que seu conceito de negócio seja completamente único, você provavelmente enfrentará uma série de competições em seu empreendimento definido. Você precisará possuir um espírito competitivo para vencer a si mesmo, juntamente com a equipe caso forme uma. Você também precisa dedicar um tempo para estudar a competição para entender o que a concorrência faz de certo e errado, o que resulta em uma experiência de aprendizado benéfica. Cuide para nunca cair na rotina da mesmice e conservadorismo. A competição inteligente nos dias atuais é estar sempre atento com inovações e mudanças necessárias, isso sim é competir!

Autoconhecer-se é necessário para o empreendedor bem sucedido, é nobre admitir pontos forte e fracos, pois o cuidado comportamental é o que faz com que o empreendimento tenha ótimos resultados.

Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: coaching comportamento empreendedor empreendedorismo gestor pme