Mais comentada

O que significa TI?

“Meu computador travou, chama o moço do computador, por favor”. Essa é, provavelmente, a fala mais recorrente que profissionais da Tecnologia da Informação (TI) ouvem no dia-a-dia da empresa. Além das muitas outras falas e apelidos que não os agrada em absolutamente nada.

“Meu computador travou, chama o moço do computador, por favor”.

Essa é, provavelmente, a fala mais recorrente que profissionais da Tecnologia da Informação (TI) ouvem no dia-a-dia da empresa. Além das muitas outras falas e apelidos que não os agrada em absolutamente nada.

Muitas vezes, essa forma de bullying se origina da falta de conhecimento. Por ser uma profissão mais ou menos enigmática, e um tanto abrangente, muitas são as dúvidas acerca das especificidades do trabalho deste profissional e suas possíveis áreas de atuação.

Se ele não é a pessoa que conserta seu computador, o que ele faz? Qual a sua função? Por que a empresa precisa dele, não seria melhor chamar um técnico de vez em quando? Ele não pode trabalhar de casa?

Profissionais de TI estão sujeitos às mais variadas brincadeiras e ofensas no cotidiano empresarial. Sem falar nas inúmeras perguntas nada pertinentes às áreas de conhecimento por eles dominadas, por exemplo, perguntar a um administrador de redes o porquê de o seu computador demorar para ligar e desligar.

Nem sempre é proposital, mas é bom que se entenda exatamente o que eles fazem, para evitar esse tipo de gafe no futuro. Cada profissional tem uma formação específica, ele se dedica a determinadas subáreas de estudo da Tecnologia de Informação e, não necessariamente, saberá resolver o seu problema simplesmente porque envolve um computador, tablet ou smartphone.

TI é a área que se destina ao estudo do conjunto composto por atividades e soluções obtidas através de recursos computacionais cujo objetivo é obter, armazenar, acessar, gerenciar e utilizar as informações resultantes. Resumindo, os profissionais de TI são responsáveis por desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais.

O que o profissional de TI faz
São três áreas principais de atuação: banco de dados, infraestrutura e software. Dentro de cada uma dessas áreas, as possibilidades são enormes. E, os salários costumam são outro fator bastante atrativo. O profissional de TI pode trabalhar com:

Análise de suporte técnico;
Administração de redes;
Programação;
Desenvolvimento;
Administração de banco de dados (conhecidos como ADBS);
Implantação de sistemas de segurança;
Administração de informações.
Dito isso, o profissional pode buscar empregos em empresas, organizações e negócios dos mais variados setores, tais como infraestrutura, segurança, gestão de recursos e medicina. Também há mercado para aqueles que desejam desenvolver um trabalho ou projeto de mais especificidade, como softwares comerciais ou ferramentas para dispositivos móveis.

Como ingressar em TI
Diferente de outras áreas do mercado profissional, indivíduos sem formação acadêmica formal são bem-vindos ao setor de TI, assim como autodidatas. Entretanto, tal maneira de aquisição de conhecimentos limita o crescimento e desenvolvimento do profissional no cenário empresarial e corporativo.

Por isso, apesar de não ser um requisito, a graduação em cursos como ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação, é altamente recomendada. O domínio do idioma inglês é, em contraste, obrigatório – uma vez que grande parte dos códigos computacionais e tecnológicos estão nesse idioma, considerado língua franca.

Neste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre TI. Para entender melhor o impacto real deste profissional dentro de empresas, clique aqui.

Se você já atua na área, ou possui mais informações, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Sabe quando nossa carreira profissional parece estar estagnada? Há anos você não consegue uma promoção, não recebe mais o reconhecimento de seu chefe e cada vez mais o interesse na profissão parece diminuir. É justamente nesses momentos que você deve procurar se motivar e fazer de tudo para alavancar sua carreira, em busca de seus objetivos profissionais. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, isso não é tarefa fácil! Mas eu tenho algumas dicas que podem te ajudar a dar um “up” profissional! Confira estas 6 formas de alavancar a carreira:

Amplie seu conhecimento técnico e acadêmico

Independentemente de sua área de atuação, há sempre formas de se atualizar. Seja por meio de cursos de especialização, palestras, ou workshops, são várias as possibilidades de você ampliar seus conhecimentos e renovar seu conteúdo profissional. Coaching e mentoring também são excelentes formas de melhor desenvolver suas habilidades no ambiente de trabalho e se posicionar no mercado de trabalho. Por isso, aposte nessa ideia!

Faça mais do que lhe foi pedido no ambiente de trabalho

Seu chefe pede para você fazer X e Y. Você faz X e Y. Sabe o que está errado nesse cenário? Você deveria ter feito X, Y e Z! Os profissionais mais cotados para receber promoções, gerenciar equipes e ter mais responsabilidades são aqueles que não se contentam apenas em fazer o que foi pedido. Ao contrário, eles anteveem problemas e necessidades, entregando a seus superiores resultados acima do esperado.

Otimize processos administrativos na empresa

Sabe aquela tarefa rotineira e burocrática que poderia ser evitada com um simples clique no computador? Esse é o caso de muitos dos processos administrativos que ocorrem na maioria das empresas. Proponha soluções para esses problemas em sua equipe. Além de poupar tempo e trabalho, elas podem aumentar seu respaldo entre seus superiores.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia está aí para ser sua melhor aliada, não adianta fugir. Procure estar sempre por dentro das últimas tendências e inovações. Elas podem ser extremamente úteis para aumentar sua produtividade, auxiliar na organização de tarefas e facilitar sua vida no trabalho.

Tenha atitudes positivas e evite ser o “reclamão” do escritório

Ninguém gosta do profissional que está sempre infeliz com tudo e com todos. Ao contrário, normalmente é para esse profissional que são delegadas as atividades menos desafiadoras e mais cotidianas. Se você quer ser bem-visto por colegas de trabalho e seus chefes, procure sempre ter uma atitude positiva e enxergar o lado bom das coisas.

Mantenha o foco em seus objetivos profissionais

Para efetivamente alavancar sua carreira, não perca o foco de seus objetivos profissionais. Traçar outros caminhos pode até ser importante, caso você não vislumbre um futuro na empresa ou na área em que atua. No entanto, se você já está no ramo e empresa onde quer construir sua carreira, foque em seus objetivos e dê o melhor de si. Não se distraia com oportunidades de trabalho e de atividades que não contribuam para seu futuro.

Pronto! Agora que você está dominando o assunto, nós vamos disponibilizar para você 15 dias grátis de Backup na nuvem.

Aproveite!

http://materiais.allanisnetworks.com/allanis-backup

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administracao comportamento crescimento empresa estrategia estratégia estudo gestão marketing motivação produtividade tecnologia trabalho treinamento

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração