Os traços de um empreendedor versus um gerente

Gerentes e empreendedores desempenham um papel fundamental na comunidade empresarial, ambos são importantes e necessários. Muitos deles compartilham algumas das mesmas características, mas algumas diferenças existem quando trata-se dos traços básicos de cada um.

O gerente desempenha um papel totalmente diferente de um empreendedor - a menos, é claro, que um empreendedor esteja administrando seu próprio negócio, nesse caso, o empreendedor assume algumas das características de um gerente por necessidade e isso ocorre frequentemente quando é no início do negócio.

Vejamos algumas peculiaridades:

O Foco

O foco de um empreendedor e um gerente tendem a ser diferentes quando se trata de seu objetivo geral em um negócio. Um empreendedor é alguém que está preocupado principalmente com os componentes necessários para iniciar um negócio. Já um gerente normalmente se preocupa com a sustentabilidade e concentrar-se no que pode ser feito no âmbito que ele recebeu para trabalhar em uma empresa existente.

O Crescimento

Tanto os gerentes quanto os empreendedores estão preocupados com o crescimento dos negócios. Um empreendedor começa com a ideia do negócio desde o início e o seu potencial de crescimento a longo prazo. Uma análise do mercado e dos recursos disponíveis em relação à ideia original desempenha um papel primordial em suas decisões de negócios. Enquanto um gerente de negócios está focado em gerar crescimento com base nos recursos disponíveis. Um gerente deve fazer com que os colaboradores desempenhem ótimos níveis e deve fazer uso de recursos não humanos para gerar crescimento adicional além da sustentabilidade básica.

A Inovação

Empreendedores tendem a serem visionários. Eles veem uma tendência ou um mercado potencial para um produto/serviço e transformam sua visão em realidade. Um gerente tem que se preocupar com a visão de outra pessoa. Empreendedores são muitas vezes inovadores na indústria em que se aprofundam, enquanto os gerentes normalmente confiam em métodos testados e verdadeiros para administrar um negócio. Os gerentes podem ser inovadores, mas não iniciam novos negócios nem abrem novos mercados. Eles inovam em termos de como lidam com seus colaboradores e os inspiram a fazer melhor, ou da maneira como aumentam a eficiência com o uso de recursos, mas normalmente não iniciam algo novo.

O Risco

Empreendedores são tomadores de risco inerentes, enquanto os gerentes não o são. Isso não quer dizer que um empreendedor apenas tenha riscos "cegos", os riscos são frequentemente calculados, mas ele precisa "engatilhar" e dar o aval de vez em quando. Um empreendedor opera em uma atmosfera de incerteza, enquanto um gerente de negócios só pode assumir riscos dentro dos parâmetros estabelecidos pelo empregador. Um gerente tem que ser mais conservador nesse sentido, porque está preocupado com os negócios de outra pessoa que não os seus. Os gerentes são especialistas em gerenciamento de risco que avaliam a probabilidade de um empreendedor ou proprietário de uma empresa. Eles também calculam os riscos, mas têm a garantia, na maioria dos casos, de que seu trabalho estará lá no dia seguinte. Um empreendedor não sabe se seu negócio será bem-sucedido ou se ele conseguirá aumentar as receitas com seu empreendimento.

A grandeza das competências e habilidades de cada um devem serem observadas e compartilhadas entre si, o alvo por resultados qualitativos e satisfatórios ao cliente é o que fará toda a diferença, pois muito além dos traços e características que já são inatos no empreendedor e gerente - o que mais importa para ambos é o cliente feliz.

Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: coaching colaboradores comportamento empreendedor empreendedorismo empresário empresas gerente gestor recursos humanos