Planejamento: o básico e o necessário. A falta de um pode levar seu negócio ao fracasso

Planejamento é a estruturação de alguma ideia e seus processos, prevendo riscos, responsabilidades e consequências em diversas áreas correlacionadas. O planejamento é importante pois serve como um guia e deve ser seguido, avaliado e adaptado caso seja necessário, conforme o andamento do projeto.

Todo planejamento dever ser bastante detalhado, para que não haja dúvidas, possuir um escopo, objetivo claro e prazo definido. Nele estão alocados todos os processos executivos, administrativos, financeiros, tecnológicos e humanos para que a ideia venha tomar forma.

Se tratando de Planejamento estratégico, o mesmo é focado no longo prazo, pode ser revisto e atualizado sempre que necessário. Este tipo de planejamento inclui a personalidade e cultura da empresa, elaboração da missão, visão e valores, objetivos, metas e definição dos planos de ação, análises de oportunidades, riscos, ameaças ao negócio, além de fatores externos a serem considerados.

Algumas perguntas:

- Por que a empresa existe?

- Quais são os comportamentos praticados e desejados pela empresa?

- Onde estamos?

- Aonde queremos chegar?

- Como chegar lá?

- Qual é o ponto mais forte e mais fraco do negócio?

- Existem limitações?

- Quais os aspectos financeiros, técnicos, humanos e de infraestrutura?

- O que pode influencar positivamente e negativamente no macro ambiente?

- Alguma oportunidade a ser considerada?

É claro, para um bom e eficaz planejamento, é necessário muito estudo e muita análise, muitos pontos precisam ser questionados e levados em consideração.

É preciso começar tudo do zero e sem pressa, para concluir a viabilidade do negócio em todos os seus parâmetros.

Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase metade das empresas fecham as portas em 3 anos de atividade. Tanto fracasso poderia ser evitado se houvesse um melhor planejamento dessas empresas e os motivos são diversos, desde e o má gerenciamento do capital, até mesmo decisões erradas.

É certo que independente do tipo de negócio, todos os resultados devem ser analisados constantemente e avaliados de forma que sempre haja soluções e melhorias.

E aí, como vai o seu Planejamento?

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: administração empreendedor empreendedorismo empresa estratégia negocios