Planejamento para montar uma academia de sucesso

Como montar uma academia de sucesso e realize o sonho de ter o seu próprio negócio. Esse guia promete ajudar empreendedores

Escolha uma boa localização
A academia deve ficar localizada em lugares estratégicos. Não deve haver outras academias na região escolhida, competir com quem já está há muito tempo no mercado pode ser arriscado. Além disso, é preciso dar preferência para locais com grande movimentação de pessoas diariamente e de fácil acesso, como avenidas e ruas principais.

Conheça o perfil dos clientes
A partir da definição do local, é possível ter noção do perfil dos clientes. É necessário avaliar se as pessoas que frequentaram a sua academia serão na grande maioria jovens ou idosos, com alto ou baixo poder aquisitivo, os hábitos e costumes das pessoas daquela região. Todas as informações são fundamentais para montar um estabelecimento que atenda às necessidades da maioria.

Fique atento às condições do imóvel
O imóvel escolhido para montar a academia deve ter uma boa estrutura, afinal, o estabelecimento irá comportar uma grande quantidade de pessoas e equipamentos. Além da instalação elétrica em ótimas condições e disponibilidade de várias tomadas, é preciso que o local tenha boa iluminação e seja bem ventilado.

Cumpra com as exigências legais
Antes de colocar a academia em funcionamento, é necessário cumprir todas as exigências legais para abrir um negócio. O ideal é contratar um contador para legalizar a sua empresa na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura Municipal (Alvará), Entidade Sindical Patronal (Para o recolhimento obrigatório da contribuição), Caixa Econômica Federal (Cadastro INSS/FGTS), Corpo de Bombeiros Militar e registro do estabelecimento no CONFEF.

Contrate bons profissionais
Não é obrigatório ser um Educador Físico para abrir uma academia, porém, é determinado por lei a permanência de profissionais regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física para orientar e prestar assistência aos clientes. como o STC Sistema de Transformação Corporal site oficial https://transformacaocorporal.net/ Também é indispensável à contratação de auxiliares de serviços gerais, assistentes administrativos e atendentes.

Defina a estrutura da academia
A estrutura completa da academia deve ser definida de acordo com o perfil do público alvo, quanto mais diferenciais, maior o investimento necessário e consequentemente, maior o valor das mensalidades. A área escolhida deve ser superior a 250m², sendo composta por: recepção, sala administrativa, sala de avaliação física, espaço para aquecimento/alongamento, espaço para ginástica, espaço para musculação com aparelhos, vestiários femininos e masculinos com espaço para armários.

Se a intenção for se diferenciar dos demais estabelecimentos, o empreendedor também pode optar por acrescentar: loja de produtos fitness, lanchonete, sala de visitas, espaço de recreação para crianças, espaço voltado para beleza e estética, estacionamento próprio.

Invista em bons equipamentos
A academia necessita de diversos tipos de equipamentos, eles podem ser classificados como esportivos e administrativos. O preço dos equipamentos não pode ser considerado como fator principal, é essencial priorizar a qualidade para evitar prejuízo e conquistar a confiança dos usuários.

Estrutura para o Administrativos
• Computadores
• Impressora
• Telefones
• Conjuntos de Mesa e Cadeira
• Armário de escritório


Equipamentos Esportivos
• Cross trainers
• Esteiras
• Bicicletas ergométricas
• Banco supino
• Pull Over
• Peitoral Dorsal
• Pec-Deck
• Máquina flexora
• Adutor/abdutor
• Abdominal com carga
• Remada com carga
• Leg press
• Cadeira Romana
• Halteres
• Barras
• Kit anilhas
• Porta barras
• Step
• Colchonetes
• Cordas
• Bebedouros
• Aparelhagem de som


Organização da empresa
Além de disponibilizar equipamentos de qualidade, a academia também deve oferecer suporte profissional necessário ao cliente e auxiliar que ele conquiste seus objetivos ao contratar os serviços. O empreendedor deve definir a forma de pagamento, que pode ser mensal, diária ou por associação. Todo cliente muito bem recepcionado, matriculado e avaliado pelos educadores físicos antes de iniciar qualquer sequência de treinamentos.

A parte administrativa também tem papel importante para o sucesso da academia. A gerência deve controlar o faturamento, investimento e administração de pessoal, já os demais tipos de assistentes ficam responsáveis por comprar, manter o estoque, limpeza e manutenção de equipamentos.

Automação
É um grande diferencial entre as academias atualmente, a automação inclui serviços como a biometria, para registrar a frequência dos clientes e softwares para uso da administração, que facilitam o serviço e o controle em diversos tipos de atividades no escritório.

Investimento total
O investimento inicial para abrir uma academia é de no mínimo 165 mil reais, incluindo apenas a mobília, utensílios, reparos no local de instalação e despesas fixas dos primeiros meses. Vale lembrar que o capital de giro conquistado ao longo da evolução do negócio é suficiente para arcar com despesas futuras.

Custos
Antes de iniciar as atividades da academia é necessário saber quais são as despesas fixas mensais, só assim é possível definir o valor correto das mensalidades, por exemplo. O custo inclui conta de água, luz, telefone, internet, salários, comissões, encargos, refeições, seguro, limpeza, manutenção e assessoria contábil. O valor total estimado é de aproximadamente 20 mil reais.

Oferta de Pacotes
Para agregar valor e atrair cada vez mais clientes, uma boa opção é fazer pacotes com preços acessíveis incluindo todos os serviços oferecidos pela academia, como: musculação, ginástica, artes marciais, dança, entre outros.

Serviços a domicílio
Os serviços a domicílio ampliam e facilitam o acesso de clientes a academia. O personal trainer pode ser contratado através da academia para realizar o seu trabalho em academias residenciais, de condomínios ou inclusive, para orientar profissionais em empresas, como em ginasticas laborais e treinamentos.

Divulgação
A divulgação é muito importante para atrair clientes, além de divulgar a inauguração, o empreendedor tem que estar preparado para um alto investimento com divulgação pelo menos nos seis primeiros meses de funcionamento. A maneira depende da cultura de cada região, porém, entrega de panfletos próximo ao estabelecimento, anúncios em rádios e uma página na internet, são as mais indicadas.

Participe de eventos
Para satisfazer os clientes e aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados pela academia, o empreendedor deve reservar parte do seu tempo livre para participar de eventos sobre negócios e empreendimentos na área esportiva ou relacionada à saúde.

Coloque em prática as dicas para montar uma academia de sucesso. Para esclarecer dúvidas e obter orientações, procure uma unidade do SEBRAE.

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Tags: programa de emagrecimento redução de gordura abdominal vida saudavel