Por que ter um blog de negócios

Ter um blog de negócios é uma forma assertiva de vender

Se você ainda não sabe por que ter um blog de negócios, este artigo é para você. No conteúdo de hoje vai descobrir que ter um blog vai ajudar muito você a aumentar a sua visibilidade na Internet, atraindo mais pessoas ao seu projeto profissional para, claro, vender o seu produto ou serviço.

Afinal, o blog é um dos canais online mais assertivos para atrair, engajar, prospectar e converter em médio e longo prazo. Por meio do blog de negócios você é capaz de transformar o seu público-alvo em um cliente recorrente.

O blog de negócios é uma excelente estratégia de vendas

Sim. Isso é fato. Um blog contribui de forma exponencial para que o seu negócio comece a vender pela internet ou melhore o faturamento. Mas fica o aviso: assim como uma planta para dar bons frutos ou fornecer uma boa sombra, precisa ser regada sempre, desde a sua semente até a fase adulta, vender por meio de um blog segue o mesmo fluxo.

Você precisa ‘alimentar’ o seu público frequentemente com conteúdos relevantes, que agreguem valor para ele. Assim, seu negócio será capaz de se tornar referência no segmento, provocando o desejo de consumo e gerando vendas recorrentes.

É da noite para o dia? Claro que não! É pura ingenuidade achar que o sucesso será tão rápido quanto a aparição do cometa ralley (Cometa famoso que “visita a Terra” a cada 75 ou 76 anos).

O sucesso virá à medida que você investe tempo e dinheiro para construir a sua presença online, e o blog é uma dessas ferramentas que vai te ajudar nesse processo vencedor.

E é sobre isso que eu vou falar agora: por que ter um blog de negócios. Confira!

Aumenta o número de visitas no site

Com certeza você já fez alguma pesquisa no Google que ao clicar na opção escolhida te levou a um conteúdo dentro de um blog, vinculado a um site.

E aí como você já estava no ambiente online decidiu continuar a pesquisar mais informações dentro do próprio site onde estava o blog. Afinal, ali você teve mais chances de encontrar o que você realmente procurava.

Então, esse é o mesmo percurso que o seu prospect (potencial cliente) vai fazer se você tiver um blog inserido no seu site. Ou seja, a pessoa vai chegar até os seus produtos ou serviços por meio do seu blog e, assim, sentirá a necessidade de visitar o seu site para saber ainda mais sobre o seu negócio.

Esta já poderia ser uma dica infalível sobre por que ter um blog de negócios, mas fique comigo porque tem mais…

Aumenta a sua visibilidade

Com o blog seus conteúdos, sejam eles vídeos, artigos, e-books, áudios e infográficos, por exemplo, podem ser:

– Compartilhados em vários canais, como as redes sociais e os e-mails marketing;

– Transformados em anúncios no Facebook Ads e no Google AdWords, por exemplo.

E ainda…

– Ficar bem posicionados nas buscas orgânicas do Google (quando você não paga para aparecer nas páginas do Google).

É claro que há mais possibilidades para que o seu negócio tenha maior visibilidade, mas o que você precisa saber agora é que quanto mais você publicar e compartilhar conteúdo relevante, maior será o número de pessoas que irão conhecer o seu negócio e entender o quanto ele pode agregar valor para elas, concorda?

Gera relacionamento e engajamento com o seu público

O blog de negócios se torna uma ferramenta eficaz de relacionamento e engajamento graças aos conteúdos que você oferece gratuitamente para o seu público.

E quanto mais eles forem relevantes, quanto mais atendem uma necessidade, respondam a uma dor e despertem um desejo, mais chances de o seu negócio ficar fixado na mente do seu consumidor.

E, claro, isso só poderá resultar em algo altamente positivo: facilidade na decisão de compra. Certamente vão lembrar da empresa que se dedicou em compartilhar informações extremamente relevantes para eles.

Além disso, o blog é uma forma muito fácil de se relacionar com seu público. Basta que você insira alguns canais de comunicação, como email de contato, telefone, as redes sociais e uma página de cadastro.

Por isso, é interessante saber por que ter um blog de negócios.

Cria autoridade e posicionamento online

Essa frase é a mais certa: quem não é visto, não é lembrado. E cabe perfeitamente para quem não tem ainda um blog de negócios. Por quê? Porque sem um blog será muito, mas muito mais difícil você se tornar referência no segmento que atua.

Afinal, as pessoas ainda não te conhecem no universo online, então como você pode ser considerado uma autoridade na sua área?

Além disso, o blog contribui também para destacar aos seus prospects e clientes o posicionamento do seu negócio. E é possível fazer isso por meio dos conteúdos. E uma coisa leva a outra: você tem visibilidade, mais pessoas te conhecem, ‘consomem’ seus conteúdos, avaliam que você realmente tem propriedade sobre o que fala e, por isso, pode ser considerada uma autoridade online no segmento e….

Decidem que o melhor a fazer é comprar de você do que do seu concorrente!

Ajuda a vender seus produtos ou serviços

É como eu disse: uma coisa leva a outra. Um blog bem estruturado, com conteúdos que efetivamente ajudam de alguma forma o usuário, com certeza vai se tornar uma referência de pesquisa e, claro, com grandes chances de serem realizadas vendas recorrentes.

O fato é que um blog é uma excelente estratégica de vendas em médio e longo prazo. E o melhor, você vai utilizar o seu blog de negócios para vender sem estar vendendo. Isso mesmo! Não se assuste. É plenamente possível elaborar conteúdos assertivos que promovam seu produto ou serviço de tal forma que o seu público-alvo sinta o desejo de conhecer o seu negócio cada vez mais até tomar a decisão de compra.

Ele se sente envolvido com os seus conteúdos e dificilmente perceberá que ali, naquele conteúdo gratuito, você está formando uma audiência fiel.

Bem. Hoje você entendeu por que ter um blog de negócios. Eu espero que este conteúdo tenha ajudado você e que hoje mesmo dê o seu primeiro passo para a construção de um blog para o seu negócio, seja você empresário ou empreendedor.

De verdade: não procrastine. Como você percebeu são inúmeras as vantagens de ter um blog de negócios. E estas são as mais conhecidas. Basta agora fazer o seu.

Se você gostou deste conteúdo fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais e com quem você julgue importante.

Um forte abraço e até mais…

 

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: empreendedor empreendedorismo empreender marketing marketing digital