Mais comentada

Que tipo de empreendedor é você?

Existem basicamente 3 tipos de empreendedores. Sendo que, dois deles, tornaram-se mais populares, especialmente de 2015 pra cá, em virtude da crise. Conhecer que tipo de empreendedor é você, é importante para saber o que exatamente você precisa fazer para alcançar o que você deseja – o sucesso. Está preparado?

Existem basicamente 3 tipos de empreendedores. Sendo que, dois deles, tornaram-se mais populares, especialmente de 2015 pra cá, em virtude da crise. Conhecer que tipo de empreendedor é você, é importante para saber o que exatamente você precisa fazer para alcançar o que você deseja – o sucesso.

Está preparado?

Empreendedor Vocacional

É o mais raro aqui nas terras tupiniquins. É aquele que nasce e determina para si mesmo: “eu jamais serei empregado”. E por conta desta atitude, ele usa de todas as formas, desde muito novo, para começar seu próprio negócio, ser seu próprio patrão e ser dono do próprio nariz. Nos EUA, por exemplo, o índice de empreendedores vocacionais é maior e inclusive fomentada nas melhores universidades.

Este perfil, por já ter iniciado sua jornada há muito tempo, tende a ter muitos conhecimentos sobre negócios, vendas, marketing, gestão. São conhecimentos indispensáveis para o empreendedor.

Empreendedor de Oportunidade

Este já costuma aparecer mais por aqui. Ele é o profissional que não se incomoda em trabalhar com empregado, mas está sempre de olho no que tem à sua volta, porque, na primeira oportunidade que surgir, ele certamente vai aproveitar, montar um negócio e atender a demanda do mercado. Em tempos de crise, há vários empreendedores desta categoria aparecendo, pois a crise trouxe consigo excelentes oportunidades. Ex.: Empresas de recrutamento & seleção, Assessoria, Cursos de Empreendedorismo, etc.

Nesta categoria, poderemos observar pessoas que estarão tão focadas na oportunidade, que poderão negligenciar outras questões, como a gestão e o marketing. Pode ser que tenham sucesso, desde que bem orientados. Eles normalmente têm uma mentalidade empreendedora, mas alguns comportamentos precisam ser moldados para lidar com outras questões, como disse, de gestão, marketing, liderança…

Empreendedor por Necessidade

Este aqui é a grande maioria! São pessoas que por força das circunstâncias, perderam seus empregos e se viram numa situação onde empreender é a única alternativa de manter o seu sustento. Esses apareceram aos montes de 2015 pra cá e tem abocanhado uma boa fatia do mercado, especialmente autônomos, profissionais de internet, como consultores, professores, etc.

Por incrível que pareça, este é o que tende a ser seguir mais à risca as exigências de se ter um negócio. Ele se prepara, faz um planejamento, busca ajuda. O que é preciso aprimorar neste perfil é a mentalidade empreendedora e, eventualmente, a capacidade de liderar.

***

Independente do tipo de empreendedor que é você, o mais importante é que você tomou uma decisão na sua vida que pode lhe trazer muitos louros! Criando estratégias, tendo disciplina, motivação e foco, você certamente terá resultados. Não existe um tipo melhor que o outro. Todos têm seus pontos fortes e seus pontos fracos. O que você precisa saber é que é preciso ter foco nos resultados que você quer alcançar e persistir e não desistir. E lembre-se! Fracassar será parte do caminho, mas não é o fim.

Grande Abraço,

Ramon Barbosa

Fonte: http://www.ramonbarbosa.com.br/blog/que-tipo-de-empreendedor-e-voce/

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: coaching crise empreendedor empreendedorismo

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração