Transição de carreira para o Empreendedorismo. E agora?

Se por algum motivo você saiu do emprego ou foi demitido e resolveu abrir o seu próprio negócio, saiba que o empreendedorismo é um excelente caminho, principalmente se você consegue alinhar aquilo que gosta de fazer com uma excelente oportunidade.

Estamos vivenciando um momento em que muitos profissionais qualificados estão disponíveis no mercado, muitos deles não por opção e sim por terem sido demitidos de seus cargos devido a diversos fatores que fizeram com que muitas empresas dispensassem seus profissionais.

Em contrapartida é um momento onde as pessoas estão mais abertas a demonstrar sua insatisfação com sua atual carreira e tomam coragem para mudar e buscar a felicidade que deseja. Para algumas destas pessoas é aproveitar o momento para empreender, realizar o sonho de ter o seu negócio próprio.

Percebo também, um aumento considerável em relação ao cuidado com a saúde, pessoas que estão se preocupando mais em cuidar do seu aspecto físico, não apenas por querem estar bonitas e sim garantir uma qualidade de vida, atrelado a isso, surge também uma preocupação com a alimentação, onde vem surgindo novas oportunidades.

Cuidar só do aspecto fisico não é suficiente e nesta descoberta percebe-se que o grande vilão inicialmente, somos nós mesmo e portanto surge a necessidade de cuidar da mente. Corpo e mente alinhados podem proporcionar uma vida melhor, e quando se trabalha para conquistar o sucesso profissional a felicidade pode estar aí.

O empreendedorismo tem sido a saída de muitos profissionais, que buscam o alinhamento do corpo e mente com a satisfação e a felicidade.

Surge no mercado muitos empresários que acabaram de sair de uma empresa, onde trabalhou e dedicou muitos anos, para conquistar o sonho de ter o seu próprio negócio e a vida que sempre desejou.

Na tentativa de realizar um sonho ou aproveitar uma oportunidade, muitos ficam perdidos no meio de caminho.

Segue aqui alguns problemas que podem ser evitados:

Achar que abrir um negócio é simples

Ter um negócio não é nada simples, exige muito amor, dedicação, planejamento , pesquisa e uma visão ampliada, facilitando a superação de obstáculos e a tomada de decisão.

Pensar apenas na oportunidade

Está enganado aquele que pensa apenas em saciar uma oportunidade que parece estar disponível no mercado, observar o “time” é importantíssimo e realizar uma boa pesquisa vai facilitar a sua vida empreendedora.

Não realizar o planejamento

O planejamento é essencial, mesmo que em quase sua totalidade ele não venha a dar certo. Existe uma diferença entre expectativa e realidade e este é o "gap" do planejamento, por isso, acredito muito no acompanhamento efetivo do planejamento, adaptando e replanejando, ajustando sempre que possível. Com o planejamento e os ajustes necessários será muito mais fácil tomar decisões assertivas e estar preparado para atender as necessidades do mercado, garantindo o sucesso do negócio.

Pensar apenas no dinheiro

Muitas pessoas, infelizmente, abrem um negócio pensando em ganhar rios de dinheiro, trabalhar a hora que quiser e ter uma vida de luxo e fartura.

Pode até acontecer, e espero que aconteça o mais breve possível, mas provavelmente não será nos primeiros anos do negócio. Sendo assim, trabalhe de forma organizada, mantenha seu fluxo de caixa e capital de giro positivo, tome decisões assertivas que o sucesso sorrirá para você.

Eu acredito muito que o dinheiro é consequência de um trabalho bem realizado, onde atende e supera as expectativa dos seus clientes, assim a empresa perdura no mercado e se sustenta, ganhando autoridade e se tornando referência no mercado.

Este assunto é muito mais extenso, poderia compartilhar páginas e páginas com você, sendo assim, podemos trabalhar de forma detalhada cada tópico abordado nos próximos artigos.

Neste momento, convido você a estar presente sobre trabalhar inicialmente a sua mente, desenvolver-se para que possa ser um empreendedor de sucesso.

 

Qual tema é mais interessante para você? Deixe nos comentários ou envie mensagem inbox, o tema mais solicitado estará no próximo conteúdo.

Sou Darcimeire Soares, Coach de Empreendedorismo e quero lhe ajudar a conquistar o sucesso e a felicidade que deseja!

Já passou por sua cabeça ter o seu próprio negócio? Como está este sonho? Já possui um negócio? Me fale sobre ele! Deixe nos comentários.

PS. O meu artigo sobre planejamento foi escolhido entre vários para o ebook “Tudo que você precisa saber sobre Planejamento” por administradores.com

Baixe o ebook em:
http://www.administradores.com.br/hotsite/planejamento 

Neste artigo eu falo mais sobre planejamento e compartilho formas simples de planejar. Qual a importância do planejamento? Por que planejar 

Leia o artigo: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/qual-a-importancia-do-planejamento-por-que-planejar/100730 

Visite: www.darcimeiresoares.com

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: ação administração carreira coaching desemprego empreendedor empreendedorismo empreender empresa empresas negócios oportunidade planejamento plano sucesso

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração