Vai fazer pós-graduação em 2018? Não faça!

Ter diversos diplomas não é sinônimo de ter grana no bolso. Existe uma maneira de rentabilizar todo o seu conhecimento sem precisar acumular diplomas. Você já tem tudo que precisa: Conhecimento e experiência!

Esse é o meu ponto de vista. Você pode concordar ou não e está tudo bem!

Eu fico triste e preocupada quando alguém me diz que vai fazer uma pós graduação ou um mestrado. Dependendo do caso, fico triste também quando alguém me diz que vai se matricular em um curso superior.
E por que isso acontece comigo? É por que sou maluca e sou contra a educação formal? Não. Eu inclusive sou psicóloga, fiz duas pós graduações e no ano que vem vou concluir a terceira.

A questão é que vejo as pessoas se matriculando em cursos e mais cursos, acumulando diplomas em baixo do braço, virando verdadeiras bibliotecas ambulantes, transbordando conhecimento, mas não sabem o que fazer com aquilo tudo.

É claro que em algumas situações, pra você ter determinado cargo em uma empresa é exigido que você tenha determinado diploma. Infelizmente ainda existe essa visão organizacional com foco na formação e não no conhecimento em sí. O que faz muitas pessoas acreditarem que acumular diplomas é sinônimo de sucesso na carreira.

Aí a gente vê um monte de gente super capacitada com conhecimento engavetado. As vezes atuando de forma medíocre na carreira solo. As vezes ocupando uma cadeira igualmente medíocre em alguma empresa. Isso é uma regra? Claro que não. Mas é muito comum. Vai me dizer que essa história toda não é familiar pra você?!

É por isso que sou contra o acúmulo de diplomas. Porque se eles não chegarem na sua vida no momento certo, de nada vão servir. Sou a favor do desenvolvimento da mentalidade, da busca pelo conhecimento por conta própria, do desenvolvimento da auto-responsabilidade. Do estudo do comportamento humano, empreendedorismo, vendas e marketing. Diversas áreas que juntas, formam um pacote muito mais valioso e útil pra qualquer profissional. Valor este que não dá nem pra comparar com o valor de uma pós graduação.

Como eu disse anteriormente, tenho duas pós graduações e se eu tivesse a mentalidade que tenho hoje na época que fiz os dois cursos, não teria feito nenhum dos dois. Estou concluindo uma terceira pós, mas esta faz todo sentido. Preciso do título pra continuar exercendo uma das minhas atividades profissionais, foi uma exigência superior. Só por isso fiz.

Agora, e no seu caso? Também é alguma exigência superior ou você está pensando como a maioria pensa. Achando que mais um diploma vai fazer alguma diferença no seu bolso?

Na verdade até vai fazer diferença sim, mas muito provavelmente uma diferença negativa. Você vai gastar dinheiro, no mínimo de 10 a 12 mil (numa boa instituição) e depois vai fazer o que com esse título?

Você pode utilizar o conhecimento, formação e experiência que você já tem pra fazer diferença no seu bolso, mas de forma positiva. Você pode fazer dinheiro com seu conhecimento investindo muito pouco ou quase nada. Basta você se desprender dessa mentalidade tradicional que prega a salvação pelos diplomas e se abrir para o mundo de possibilidades que está aí, na sua frente.

Da mesma forma que a chuva é uma dádiva e vem pra todos, a prosperidade também é. E se você não estiver com a mente aberta para recebê-la em sua vida, ela vai pra quem estiver aberto. Simples assim!

Então, se é seu objetivo se matricular em um curso para ter mais um diploma sem que este seja uma necessidade específica para uma função que você já ocupa, analise se realmente vale a pena investir tanto dinheiro e tempo.

Há outros meios de usar o que você já tem e sabe, sem precisar fazer grandes investimentos, basta você querer.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: administradores coach coaching dentista empreendedorismo fonoaudiólogo jornalista marketing digital médico negócios nuticionista pós-graduação profissional profissional liberal psicólogo