Visão de águia: identificando oportunidades

Identificar oportunidades é algo difícil! Muitas vezes, a oportunidade está bem embaixo do nosso nariz e não a enxergamos. Outras vezes, a ideia parece ser inédita, mas outra pessoa, em algum outro lugar, chegou antes e a colocou em prática.

Acredite: tem gente que tem uma visão de águia para identificar as oportunidades!
Mas qual o segredo de quem tem essa visão espetacular?

1 - Pessoas com visão de águia são atentas e observam tudo ao seu redor. São nestes momentos de observação que se percebe as carências de algum nicho, algum problema na sociedade e os possíveis clientes ou consumidores para o negócio.

2 - Pessoas com visão de águia são questionadores e curiosos. A oportunidade nem sempre está clara, mas é preciso ter a curiosidade para explorar e conhecer coisas novas e experimentar novas experiências.

3 - Pessoas com visão de águia se interessam por conteúdos edificantes. A leitura e a busca por conhecimento faz com que a visão e a percepção de determinados assuntos fiquem mais aguçados.

4 - Pessoas com visão de águia enxergam longe. Muito mais importante do que focar no curto prazo, é focar no longo prazo. Uma oportunidade pode parecer boa hoje, mas para que ela continue ativa, é preciso enxergá-la alguns anos a frente.

5 - Pessoas com visão de águia são focadas na sua missão, no seu propósito. Elas sabem o que querem e criam cenários em volta da sua oportunidade, a ponto de conhecer seus pontos positivos e negativos, suas vantagens e desvantagens.

Apesar dessas dicas, é bom entender que uma ideia de negócio nem sempre é uma oportunidade. Toda oportunidade precisa ir de encontro à alguma necessidade, e se há necessidade, é sinal que existem potenciais clientes.

Portanto, foque no que realmente interessa, certamente suas aptidões e habilidades de águia serão despertas, pois tudo é uma questão de hábito, prática e dedicação. Sempre haverão os que saem na frente, mas não se coloque por menos, cada um tem seu tempo de voo e você descobrirá o seu potencial.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: Administração comportamento conhecimento dicas empreendedorismo estratégia