Mais comentada

Você possui as 10 principais características do mindset empreendedor?

Existe um conjunto de competências, habilidades e comportamentos que os empreendedores de sucesso possuem. O que chamamos de mindset. Descubra qual é o mindset de sucesso nesse artigo

iStock

Ser empreendedor não é tarefa simples. Ainda mais no Brasil, onde as dificuldades surgem por todos os lados e das mais variadas formas. Toda a instabilidade política e econômica, aliada aos padrões trabalhistas e uma das maiores cargas tributárias do planeta, transformam a vida de quem empreende em um grande desafio.

Porém, mesmo em tempos de crise, tenho clientes empreendedores que estão tendo sucesso. Uma evidência que empreender e ter bons resultados não é algo que dependa tanto do cenário externo.

E o que influencia, de fato, o sucesso ou não de um negócio?

O que tenho visto pela minha experiência, é que o mindset do empreendedor é o principal fator que influencia o sucesso ou fracasso em um negócio.

O que é mindset?

Mindset é a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida. Este conjunto de atitudes mentais influencia diretamente em nossos comportamentos e pensamentos e, é decisivo para alcançarmos sucesso ou não.

Segundo Carol S. Dweck, professora de Psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, nosso mindset explica, e muito, o nosso modo otimista ou pessimista de ver a vida e se portar diante dela.

E todo e qualquer mindset pode ser mudado. Afinal, você pode criar novas características e padrões mentais, os quais percebe que poderia lhe auxiliar frente aos seus objetivos em seu negócio.

Os empreendedores com mentalidade de mudança de mindset acreditam que seus talentos e habilidades podem sim, ser desenvolvidos, se forem pacientes, focados e dedicados a isso.

Empreendedores com este perfil são aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam incessantemente, vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos.

E quais as características de um mindset empreendedor de sucesso?

A seguir irei abordar 10 características fundamentais de um mindset empreendedor de sucesso, pelo que tenho percebido com minha experiência.

#1 – Sabem onde querem chegar: uma das principais características de empreendedores de sucesso é ter uma visão muito clara de seus objetivos.

Eles sabem exatamente aonde querem chegar, especificamente. Sabem qual o prazo que tem para chegar a seu objetivo. Sabem que é possível chegar aonde querem e porque é importante chegar lá.

Eles possuem uma imagem muito clara do onde querem chegar e podem sentir como será atingir seus objetivos.

A primeira ação que realizo com meus clientes é a de definir claramente os seus objetivos.

Afinal, se você não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve, certo?

#2 – Buscam informações: um empreendedor de sucesso busca informações cotidianamente. Sejam informações do que o seu cliente precisa, sejam informações do desempenho financeiro ou operacional de seu negócio, seja informações de sua equipe. 

A busca de informações é o que gera a segurança na tomada de decisões, os quais todos que dirigem um negócio devem realizar a todo o momento.

É o que permite ajustar as velas de seu negócio, alinhar com o vento, buscar novos mercados e oportunidades.

E a busca de informações permite que a próxima característica seja potencializada: o planejamento.

#3 – Se planejam: nenhum sucesso ocorre em negócios quando não há planejamento, que demanda a busca de informações.

Você pode saber para onde vai, mas se não planejar sua jornada, estará sujeito a não saber como enfrentar cada etapa a ser cumprida até que alcance o destino desejado.

Você deve ter um plano, que pode ser bastante extenso ou relativamente curto. Mas quanto melhor for realizado o planejamento, melhores as condições de sucesso.

Para que o empreendedor faça e cumpra o planejamento é necessário que haja disciplina e foco. Se você mudar os planos a cada semana, não chegará a lugar nenhum… Nesse ponto, o controle de tempo é algo que se dá bastante atenção dentro dos processos de coaching.

O planejamento auxilia, também, num quesito fundamental e que quebra os empreendedores logo no início: a questão financeira. Não se deve subjugar o planejamento financeiro, que pode ser a diferença entre ter ou não sucesso nos negócios.

#4 – Correm riscos: todo empreendedor de sucesso tem uma capacidade relativamente boa de correr riscos. E há que se ressaltar que são riscos calculados.

Já conheci empreendedores que eram aventureiros e que se atiravam do penhasco sem analisar se seu paraquedas está bem dobrado. E isso não é bom para quem atua com negócios.

Mas, por outro lado, também já conheci empreendedores que ficavam “congelados” onde estavam, por medo de dar um passo e algo dar errado.

Você se percebe em algumas das duas situações acima?

Tenho visto que a questão de correr riscos é um fator muito pessoal, estando, muitas vezes, embasado em fatos que ocorreram na história de vida do empreendedor.

#5 – Sabem sua missão: todo empreendedor de sucesso sabe qual sua missão pessoal de vida. A clareza do que quer e precisa cumprir aqui nesse planeta lhe traz um sentido diferente para seus objetivos enquanto empreendedor.

O autoconhecimento, que todo empreendedor de sucesso deve ter e buscar, lhe confere condições de suportar as diversidades e seguir em frente, dado que há algo muito maior a ser atingido, em nível pessoal, através do sucesso em seu negócio.

Já tive a honra de facilitar o processo de descoberta da missão pessoal de muitos empreendedores. E, quando isso vem à tona, tudo muda para eles.

Alinhar seu propósito pessoal ao seu negócio potencializa muito suas chances de sucesso.

Além de gerar algo importantíssimo dentro do mindset empreendedor: o comprometimento.

#6 – São comprometidos: percebo que existem empreendedores que estão comprometidos com seus negócios. Eles são engajados em suas metas, despendendo tempo e energia necessárias para que consigam atingir seus objetivos, que estão alinhados com seu propósito de vida.

Eles se tornam líderes, pela força interna que possuem, que revelam sua determinação e empenho constante.

Eles se juntam às pessoas com os quais atuam para auxiliar quando necessário. E não criam desculpas para que algo não seja feito.

#7 – Se comunicam: a comunicação é essencial para o sucesso em qualquer aspecto de nossas vidas. E não poderia ser diferente quando se fala de empreendedorismo.

Uma boa habilidade de comunicação é essencial para liderar, vender, negociar, motivar assim como diversos outros fatores que são chaves para o sucesso nos negócios.

#8 – Se relacionam: tendo uma boa comunicação, todo empreendedor de sucesso se relaciona. Ele tem habilidades de se socializar, conhecer novas pessoas, integrar equipes, realizar networking, criar alianças e parcerias. O relacionamento deve ser estimulado o tempo todo.

Já tive alguns clientes que tinham forte timidez. Outros tinham baixa autoestima, sentindo-se incapazes de serem ouvidos ou mesmo de fazer uma breve apresentação de seus negócios em público. E isso criava sérias barreiras ao sucesso como empreendedores.

#9 – Fazem além do esperado: existe algo que faz toda a diferença para quem quer empreender e ter sucesso: a busca pelo km extra. É andar um pouco mais do que está previsto. É ir além.

Quando você faz e entrega um pouco mais do que seu cliente pede, você supera as expectativas dele. E quando faz isso, gera um diferencial de seu negócio frente ao cliente.

E isso é a diferença que faz a diferença.

Para isso, é fundamental que o diferencial esteja no planejamento e internalizado dentro do empreendedor. Deve ser um hábito, que faz com que ele se diferencie dos seus concorrentes.

Você tem atuado fora de sua zona de conforto?

#10 – Desenvolvem-se: e uma das mais importantes de todas as características é que um empreendedor de sucesso se desenvolve o tempo todo.

Pois ele sabe que o sucesso ou a derrota em seu negócio está fundamentado em si mesmo. Ninguém mais é o responsável pelas vitórias e derrotas que ele obtém enquanto empreendedor.

Sabendo disso, ele está em constante busca pelo aprendizado sobre si mesmo. Faz do autoconhecimento e desenvolvimento de suas competências uma prática constante e regular.

Percebe que mudar seu mindset é mudar os resultados de seu negócio, sendo um investimento que certamente traz retorno para si mesmo e todos os que compõem sua equipe.

A mudança faz parte de suas vidas e enfrentam os desafios internos para criarem, cada vez mais dentro de si mesmos, as habilidades que precisam para serem a melhor versão de si mesmos.

Faz sentido para você?

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: empreendedorismo mindset