Mais comentada

Você quer abrir seu próprio negócio e não sabe o que começar?

Aqui eu te mostro 3 dicas para você começar seu negócio

Conheço muitas pessoas que sonham em abrir seu próprio negócio, mas que não sabem por onde começar e nem procuram ajuda para tentar entender como é o processo de se tornar um empreendedor. Outras ficam apenas com o sonho na cabeça e tem tanto medo do que os outros vão falar do seu sonho de empreender que nem se quer chegam a falar com alguém sobre isso.
Uma característica que eu observo em vários amigos meus que se tornaram empreendedores é a enorme vontade de colocar sua ideia em prática mesmo que para isso tenham que brigar com todos aqueles que são contra a sua ideia, ou seja, eles possuem muita resiliência para se sobressair dos comentários e pensamentos negativos.
Se você tem o sonho de abrir seu próprio negócio, aí vai 3 dicas para você se tornar um empreendedor.

1º ENCONTRE UMA NECESSIDADE

Saia pelas ruas do seu bairro observando tudo e todos. Procure uma necessidade das pessoas do seu bairro. Procure saber quais os serviços e produtos que não existe no seu bairro. Pergunte as pessoas o que elas gostariam que tivesse no bairro que facilitaria a vidas delas. Vá anotando tudo e depois faça uma lista de possíveis serviços que se pode construir para atender essas necessidades e aqui eu chamo sua atenção, não é preciso começar com um grande negócio que vai precisar de alto investimento, comece pequeno e com o que você tem. O como diz São Francisco de Assis “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

2º ABRA UM NEGÓCIO NAQUILO QUE VOCÊ SABE E GOSTA DE FAZER

Com a lista de possíveis negócios que você pode abrir no seu bairro na mão, olhe aqueles negócios que você vai gostar de trabalhar. Procure entro em um ramo de negócio que você irá ter prazer em trabalhar, pois não adianta você começa um negócio que você não gosta porque você não se sentirá feliz e começara a atender muito mal seus clientes, não terá ânimo para seguir em frente, não terá comprometimento e nem responsabilidade. Quando é um negócio que você gosta, você fará de tudo para que o seu negócio der certo e antes de tudo você irá atender necessidades das pessoas do seu bairro e para isso os clientes querem ser bem atendidos e por pessoas felizes.

3º CALCULE O CUSTO DO SEU NEGÓCIO

Esse é um ponto muito importante, não abra um negócio sem antes saber o custo do seu serviço ou produto. Você nunca saberá se está ganhando ou perdendo dinheiro se não souber quanto está gastando para atender seus clientes. Considero esse o grande diferencial dos empreendedores de sucesso, muitas empresas fecham porque o empreendedor não sabe os seus custos e por mais que ele esteja vendendo todo dia ele não sabe para onde está indo o dinheiro e vê as contas só aumentarem todo dia. Quando você calcula os custos de sua empresa você terá todo o negócio na sua mão. Muitas pessoas não calculam porque não sabem calcular ou não gosta de trabalhar números, mas nenhum negócio se sustenta sem saber os seus custos. Se você não sabe calcular procure ajuda, existem empresas de consultoria, existe o SEBRAE e tem também as faculdades e universidades que prestam orientação de graça para pequenos negócios. O que não pode é ficar sem saber os custos do negócio.

Então vamos empreender? Não deixe suas ideias na esfera do pensamento, vá à luta e arregace as mangas empreender é muito bom.

Tiago Roberto

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: empreendedor empreendedorismo

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração