Automação de marketing pode transformar a Experiência do Cliente

Atualmente, a automação de marketing está sendo usada cada vez mais para aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente, fornecendo interações direcionadas e significativas entre os segmentos de clientes.

A Experiência do Cliente (CX) não é apenas um slogan usado em termos de negócios; é também uma necessidade atual. Uma experiência positiva do cliente não apenas resulta em deixar seus clientes satisfeitos, mas também gera receita adicional.

O CX tem tudo a ver com colocar as necessidades dos seus clientes no centro daquilo que você faz e depois garantir todos os seus pontos de contato. Os dois principais pontos de contato responsáveis por criar uma ótima experiência do cliente são pessoas e produtos. Um bom CX está ajudando as marcas a encontrar e reter seus melhores clientes como nunca antes visto. Em vez de visar apenas as vendas, uma estratégia de experiência do cliente leva os clientes além dessa conversão para obter os benefícios de um relacionamento sustentado.

Atualmente, a automação de marketing está sendo usada cada vez mais para aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente, fornecendo interações direcionadas e significativas entre os segmentos de clientes. Essas interações emocionais positivas garantem que você seja o favorito escolhido em comparação com outras marcas. De acordo com um relatório da Kapow, 68% dos clientes saem porque sentem que as marcas são indiferentes a eles. Portanto, à medida que a automação de marketing se tornou mais personalizada, as empresas com excelente experiência do cliente estão conquistando a lealdade de seus usuários.

A automação de marketing ajuda você a criar engajamentos autênticos, bem como melhorar a experiência do cliente com as seguintes etapas:
Identifique e apoie os defensores da marca

A automação de marketing ajuda você a rastrear e alcançar os defensores da marca com o objetivo de aumentar a fidelização. Ela permite que você obtenha insights vitais sobre seus clientes para criar campanhas altamente segmentadas, ou seja, sem recursos desperdiçados. A única coisa que você precisa fazer é direcionar esses influenciadores com conteúdo e ofertas relevantes e eles efetivamente amplificarão o impacto de suas mensagens.

Identifique aqueles que regularmente baixam, compartilham e comentam sobre seu conteúdo. Seus clientes ativos são mais propensos a recomendar sua marca para outras pessoas. Essa valorização aprofunda ainda mais o compromisso da marca.

Convide os clientes fieis a participar de um programa de fidelidade que seja referência para você utilizar na sua nutrição. Isso criará simultaneamente laços duradouros e incentivará a repetição de compras entre seus clientes. A automação de marketing também pode ajudá-lo a mesclar as avaliações on-line aos seus esforços para o engajamento.

Personalize o engajamento do cliente

A automação de marketing permite que você crie campanhas entre canais que fazem com que seu público se sinta especial em todos os pontos de contato. Por exemplo, a integração do seu CRM com o seu marketing automatizado ajuda você a entregar a mensagem certa no momento certo. Assim, você precisa encontrar ferramentas que ajudem a redefinir as regras de engajamento. Você precisa se conectar com seus clientes em uma base segmentada com um resultado antecipado, dependendo de onde eles estão em sua jornada. Quando se trata de interagir com os clientes, a comunicação personalizada desempenha um papel vital. Assim, os sistemas de automação de marketing estão usando o e-mail como o principal canal de comunicação, por exemplo, a integração do com o e-mail permitirá que as empresas se comuniquem facilmente com clientes e outras organizações.

A automação de marketing ajuda a otimizar, automatizar e medir as tarefas e os fluxos de trabalho de marketing, de modo que a eficiência operacional e as boas receitas sejam alcançadas. Ele permite que você crie, gerencie e automatize processos e conversas de marketing em canais off-line e on-line. Você precisa direcionar tudo para um resultado, já que, em última análise, você está direcionando os clientes para fazer uma compra. No entanto, você precisa garantir que eles adotaram sua marca com sucesso e a usam bem o suficiente onde desejam recomprar ou renovar.

Receba feedback do cliente para melhorar o relacionamento

Para executar uma campanha de marketing bem-sucedida, a experiência do cliente deve reunir um feedback significativo. Um feedback incompleto ou errado pode afetar negativamente toda a sua estratégia de marketing. Certifique-se de que seus pedidos de feedback sejam colocados em um canal apropriado com conteúdo apropriado. Você está fazendo as perguntas certas para obter as informações que irão lhe trazer bons dados? Segmente seus clientes em diferentes fluxos e, em seguida, pergunte-lhes como eles se sentem sobre o relacionamento atual da empresa. Com essa abordagem, você descobrirá em quais áreas se concentrar, onde melhorar e como minimizar as experiências desfavoráveis. Você pode executar o teste A/B para encontrar o melhor formato de feedback. Você pode comparar como as respostas variam em resposta a perguntas apresentadas de maneira diferente ou formuladas. Finalmente, influencie a qualificação, pontuação,

Entregar conteúdo relevante - sempre

As plataformas de automação de marketing tornaram-se elementos centrais da tecnologia para a maioria das empresas B2C e B2B. No Brasil possuímos diferente software que permitem aos profissionais de marketing criarem regras de leads score e cultivar um banco de dados que entenda a jornada do cliente e possa permitir envios de e-mail automatizado com a frequência que cabe para obter uma boa experiência com o cliente. O objetivo da automação é envolver seus clientes existentes com conteúdo valioso. Em vez de lançar conteúdo básico e impessoal, como e-mails informativos para seus clientes, segmente-os com peças adequadas ao histórico da jornada e comportamento de seus leads. Fornecer conteúdo relevante e informativo é um marketing eficaz de geração de leads. Hoje, empresas estão ajudando até mesmo as equipes menores a fornecer e-mails marketing inteligentes, automatizados e personalizados para suas personas. Assim, sem um bom conteúdo, os esforços de geração de demanda nunca atingirão seu verdadeiro potencial, pois desempenham papéis críticos em todas as etapas da jornada do cliente.

Crie uma experiência perfeita para o cliente

Uma ótima experiência do cliente é resultado de uma atenção consistente e de qualidade durante todo o ciclo de vida. Mantenha um diálogo estimulante com seus clientes de ponta a ponta e dê a eles um motivo para ficar por perto. Por exemplo, forneça boletins informativos regulares, descontos especiais, convites para eventos, pesquisas, ofertas de prêmios e conteúdo exclusivo (como webinar, e-books, etc.). Uma Experiência do Cliente contínua depende do processo desde a captura efetiva dos leads até a conversão satisfatória. Obter uma ferramenta de automação de marketing que tenha um sistema de captura de leads pode ajudar na criação de uma experiência perfeita para o cliente. Isso significa que seu sistema deve ter páginas de destino, formulários de contato, conexões com whatsapp e outras maneiras de se relacionar com o seu lead para que você possa fazer uma qualificação MQL para entregar para área comercial e assim converter clientes fiéis porque tiveram uma jornada de experiencia do cliente efetiva.

Muitas marcas conhecidas estão usando a automação de marketing para aumentar a experiência do cliente por meio de muitos caminhos. Da personalização ao feedback, fazer com que o cliente se sinta valorizado é uma questão de compartilhar valor, rastrear comportamentos e colher benefícios recíprocos. A automação de marketing, portanto, é uma maneira eficaz de permanecer conectado e engajado com seu público onde quer que ele vá.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

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Tags: automação experiência do cliente marketing digital