Franquias

10 passos para você abrir uma franquia

10 passos para você abrir uma franquia por Victor Roncada

1 - Onde Investir

Procure um seguimento que você realmente goste (Fastfood, Acessórios, Moda Feminina, Restaurante). Faça uma pesquisa sobre como foi o desempenho do seguimento escolhido nos últimos dois anos e procure saber de suas tendências.

2 - Pesquisa de mercado

Faça muita, MUITA pesquisa sobre as marcas existentes no mercado. Existe muito material na internet. Procure sites confiáveis, como www.abf.com.br. Faça, também, uma pesquisa física, ou seja, vá até as operações existentes, faça perguntas aos funcionários, tente conseguir o contato do franqueado da operação para você conversar com ele.

3 - Entre em contato

Entre em contato com a marca escolhida. Normalmente, no próprio site você consegue preencher uma ficha cadastral. Após, você será avaliado e pode até mesmo ser reprovado dependendo da marca.Isso pode acontecer com marcar que possuem maior exigibilidade que outras (Boticário, por exemplo).

Caso você tenha dúvidas sobre qual franquia escolher, existem empresas especializadas que te ajudam na escolha.

4 - Contratos e obrigações

Após ser aprovado, você receberá uma COF (Circular e oferta de Franquia) da empresa selecionada. A COF mostra informações relevantes da empresa, como balanços financeiros dos últimos dois anos, valores a serem pagos (taxa de franquia, royalties e publicidade), treinamento oferecido, obrigações e contatos de todos os franqueados dos últimos 12 meses. Você terá alguns dias para avaliar todas as informações e negociar pontos de interesses, como,  taxa de franquia e royalties, por exemplo.

Após a análise e assinatura da COF, você receberá o contrato. Analise o contrato antes de assiná-lo, sendo interessante o auxílio de advogado especializado neste momento. A taxa de franquia deverá ser paga após a assinatura.

5 - Escolha do Ponto

É o principal passo a ser observado. A escolha do  ponto, em 90% do casos, é a principal etapa para o sucesso de uma operação. Um ponto mal escolhido pode quebrar uma operação em pouco tempo. Portanto, invista bastante tempo nessa etapa. Alguns franqueadores ajudam o franqueado a escolher o ponto. Outros apenas validam.

Na dúvida, contrate um profissional para lhe ajudar na escolha do ponto.

6 - Locação do imóvel

Se você escolher um ponto em shopping, dependendo do shopping, você terá que pagar um valor de CDU (cessão de direitos de uso). Alguns pontos de rua em locais nobres cobra-se luvas. É a mesma coisa.

A negociação de aluguel quem faz normalmente é o próprio franqueador. Atenção com o tipo de contrato. Para você não ter dor de cabeça, faça sempre um contrato com prazo determinado, podendo ser renovado após o termino. Normalmente, em shopping, o contrato é de 5 anos.

7 - Abertura da Empresa

Após a assinatura do contrato com o franqueador e com o proprietário do imóvel, contrate um bom contador para realizar a abertura da empresa, pois você terá obrigações trabalhistas e fiscais a serem pagas. Normalmente, com shopping, o contrato é feito em nome de pessoa física sendo obrigado dentro de 90 dias realizar a alteração para pessoa jurídica. Caso você ja tenha uma empresa aberta, é só fazer como pessoa jurídica diretamente.

8 - Construção e padronização

As franqueadores têm um padrão para a montagem de suas operações que DEVE ser seguido. O valor da obra dependerá do local e seguimento da operação. Assim, uma obra em um ponto de rua costuma ser mais barata do que em um ponto em shopping, do mesmo modo que obras no seguimento de  acessórios e serviços costumam ser as mais baratas e, no de fastfood, mais caras.

Não se esqueça: realizar obra em ponto de rua é completamente diferente do que realizar em ponto de shopping.

9 - Treinamento

Normalmente, 3 meses antes a inauguração, os franqueados passam por uma bateria de treinamentos. Aproveite, tire dúvidas, aprenda.

10 - Inauguração

Parabéns! Cuide muito bem da sua operação. Conte, sempre que precisar, do apoio dos franqueadores. Lembre-se que a  sua presença é muito importante para o sucesso da operação.

 

Por Victor Roncada

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: dinheiro empreendedorismo emprego franquias inves investidor investimento mercado negocios varejo

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração