3 ferramentas incríveis (e gratuitas) para saber o que os seus clientes buscam sobre seu produto/serviço na internet

"Informação é poder". Que informações você tem sobre os interesses/dúvidas/necessidades de seus clientes?

O que seus clientes buscam na internet relacionado ao produto ou serviço que você oferece? Qual o termo/palavra-chave mais pesquisada? Quais são as tendências no seu mercado?

Responder estas perguntas se torna um grande diferencial entre você e seu concorrente, afinal, saber quais são as dúvidas/dores/interesses dos seus clientes é o primeiro passo para poder oferecer a solução certa e resolver os problemas dele!

Sou apaixonada por Marketing de Conteúdo, então venho estudando muito sobre isso e recentemente, descobri uma ferramenta INCRÍVEL para analisar o que os seus clientes estão procurando na internet, relacionado ao que você oferece.

Fiquei tão empolgada que corri pra cá compartilhar com vocês \o/ E, além desta ferramenta que descobri, vou compartilhar mais duas que vão te ajudar muito nestas pesquisas para conhecer melhor o seu cliente e consequentemente poder atendê-lo melhor!

Então vamos lá?

[Dica inicial: Se possível acesse as ferramentas pelo computador, pois, além de ter uma experiência muito melhor, pelo tamanho da tela, ainda é possível ir testando em paralelo à esta leitura, abrindo as ferramentas em outras abas]

[Este artigo foi publicado originalmente em meu LinkedIn, com imagens e etc. Se quiser acessar por lá o link é: http://bit.ly/conheca-seu-cliente]

1. Answer The Public

Está foi a ferramenta FANTÁSTICA que descobri, estudando um dos materiais disponibilizados por Fábio Ricotta.

Acesse o site: https://answerthepublic.com/, escolha a linguagem PT e digite a palavra chave que melhor descreve o produto/serviço que você oferece, como por exemplo: "Academia". 

Clique em "Get Questions" e aguarde a análise.

A página que aparece em seguida contem os resultados MAIS LINDOS para quem busca entender melhor sobre as dúvidas, necessidades e anseios dos seus clientes.

São vários os resultados para tirar vários insights tanto para criar conteúdo (em seu blog/canal do youtube/etc), quanto para entender as tendências de busca e estar preparadas para atendê-las/respondê-las!

A ferramenta tem alguns recursos pagos, é claro, mas a parte gratuita já é impressionante!

Mas não para por ai não. Quer saber quais são os conteúdos mais buscados por seus clientes, em quantidade? Então veja a ferramenta abaixo:

2. Ubersuggest

Outra ferramenta fantástica, também gratuita, que te mostra ideias de palavras-chaves relacionadas, o volume de buscas por cada termo, o custo por clique (CPC) e a competição deste termo é a Ubersugest do Neil Patel.

Vamos testar?

Acesse: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/. Inclua a palavra-chave que melhor descreve o produto/serviço que você oferece e escolha a opção: Portuguese/Brazil. Clique em "Look Up" e veja a mágica acontecer =D

Você tem a opção de ordenar do maior para o menor, em relação ao volume de pesquisas, CPC (custo por clique) e competição, clicando nas setinhas.

Também é possível Filtrar os Resultados, buscando por algum termo específico, ou incluir palavras negativas para retirar da pesquisa, termos que não são interessantes ao seu negócio (estas duas opções você localiza na barra do lado esquerdo da tela).

Ainda tem mais? Sim!! Tem mais!

Será que a tendência é um aumento de buscas para o termo "Academia" ou "Musculação"?

Tem ferramenta pra descobrir isso também!

3. Google Trends

Outra ferramenta gratuita (esta fornecida pelo próprio Google), que permite descobrir a tendência de busca por determinados termos e comparar com outros é o Google Trends.

Mas para que fazer isso?

Se você sabe a linguagem que o público mais utiliza ou prefere, você pode direcionar sua comunicação de forma muito mais assertiva, "falando a língua do cliente" e entender as tendências, para saber se as buscas pelo que você oferece está aumentando ou diminuindo.

Para isso, acesse: https://trends.google.com.br/trends/ 

Novamente digite a palavra-chave que melhor descreve o produto/serviço que você oferece e clique na lupa para pesquisar.

A próxima tela é onde você consegue analisar vários dados, tanto sobre o termo pesquisado, como sobre a comparação deste termo com outro, para ver qual é mais utilizado.

Existem várias possibilidades de filtros (por região, período de data, categorias, local da busca) e o céu é o limite, no número de insights que você pode ter, como por exemplo:

  • Em qual período as pessoas buscam mais pelo produto/serviço que eu ofereço?
  • Está tendo um aumento ou queda das buscas pelo que eu ofereço?
  • Qual região mais busca pelo produto/serviço que eu ofereço?
  • E muito, muito mais!

É isso ai pessoal, em uma realidade onde informação é poder e entender seus clientes é estar à frente no mercado, essas ferramentas podem ser muito úteis e gerar resultados extremamente positivos ao seu negócio!

Depois que utilizar as ferramentas, me conte se foi útil e quais ideias você pode tirar para aplicar em seu negócio. Eu vou adorar saber! =D

Para finalizar: no início deste texto eu falei que sou apaixonada por Marketing de Conteúdo, e por isso que fiquei tão feliz em descobrir essas ferramentas. Se quiser saber mais e descobrir como isso pode alavancar seu negócio, siga meu perfil no LinkedIn [http://bit.ly/aline-rocha] que vou escrever mais sobre isso =D

"Como uma regra, ele ou ela que tiver mais informação, terá mais sucesso na vida" - Benjamin Disraeli [Eu complemento: "Como uma regra, ele ou ela que tiver mais informação, e aplicá-la estrategicamente terá mais sucesso na vida" - Aline Rocha]

Grande abraço e Sucesso à todos!!

Aline Rocha
"Apaixonada por conhecer, conectar ideias, criar, inovar, ajudar e gerar resultados positivos sempre!"

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