4 estratégias de assessoria de imprensa para ampliar resultados

Ter o perfil do seu negócio na internet, mesmo que você seja um profissional autônomo, é fundamental para conquistar bons resultados, ganhar notoriedade , visibilidade e credibilidade. A assessoria de imprensa é uma ferramenta estratégica nesse processo de expandir o negócio ou produto e serviço e para isso é importante conhecer a potencialidade deste trabalho na comunicação empresarial.

Sempre quando vamos falar sobre comunicação empresarial também estamos nos referindo a processos que nos levam às ações. E, para isso é indispensável que a sua empresa tenha um planejamento de comunicação. Hoje vamos destacar estratégias voltadas para a assessoria de imprensa que, às vezes, não é uma opção adotada pelas empresas por não conhecerem seu funcionamento ou até mesmo por duvidarem do seu resultado.

Pois bem, a assessoria de imprensa é responsável por aproximar o seu negócio junto ao público-alvo por meio de informações geradas dentro da sua própria empresa. É isso mesmo! Nossa fonte de trabalho é o que a sua empresa ou profissional autônomo tem para oferecer. São seus dados, assuntos, atuações, pois é a partir deste cenário que vamos desenvolver as pautas. A assessoria de imprensa torna o seu produto ou serviço mais próximo dos consumidores e, sobretudo, tem o papel de conduzir a imagem da sua empresa perante o público e a imprensa.

A assessoria de imprensa é um das estratégias de comunicação mais tradicionais para construir reputação de marcas, gerar credibilidade e visibilidade, conhecimento do público e se mostrar ao mercado e concorrência. No entanto, algumas estratégias são fundamentais para fomentar resultados principalmente com a influência das mídias sociais e seu alcance.

  • Mídias sociais: o gerenciamento de mídias sociais é uma das estratégias essenciais para a assessoria de imprensa digital. Com o meio digital os assessores de imprensa precisam planejar conteúdo direcionados aos públicos que também estão nas plataformas digitais.
  • Marketing de conteúdo: já falamos muuuuuito sobre isso! É porque é importante mesmo! Qualidade em todos os canais é um dos pontos que a assessoria de imprensa precisa estar atenta. O público consumidor é exigente e fisgar o interesse é uma das chaves desse processo. A assessoria de imprensa precisa desenvolver estratégias de marketing de conteúdo ou content marketing- seja com a produção de textos, vídeos, entrevistas, notas, eventos e outros recursos que possam trazer visibilidade para o seu assessorado.
  • Monitoramento de resultados: elaborar um planejamento para o seu assessorado leva tempo e criatividade, portanto o trabalho fica completo quando há a mensuração dos resultados, etapa importante para analisar as estratégias. Um recurso básico da assessoria de imprensa para monitorar resultados é o clipping em que o assessor faz um arquivo com as notas veiculadas na imprensa.
  • Pautas/ releases: elaborar os releases as ser enviados para a imprensa requer que os assuntos estejam alinhados aos objetivos do assessorado e que ao mesmo tempo desperte o interesse dos veículos de comunicação. É preciso que o assessor de imprensa esteja atento aos assuntos discutidos pela mídia e buscar um diferencial para o seu cliente por meio das pautas.

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