4 maneiras de optimizar seus resultados e conhecer seus clientes no âmbito digital

Todo profissional de marketing sabe que para alcançar sucesso em suas estratégias é primordial fazer conhecer e acompanhar seu publico alvo. Dessa forma, marcas e empresas conseguem se antecipar quanto aos períodos sazonais, bem como ciclo de vida e se preparar com muito mais segurança para as mudanças. Com isso, a modalidade denominada de Pesquisa de Tracking é muito importante para quem trabalha com produtos e serviços que lida com muitos altos e baixos e tem como pontos fortes analisar e orientar, continuamente, como uma empresa ou marca está se posicionando no mercado, seja em período diário, semanal ou/e mensal.

Todo profissional de marketing sabe que para alcançar sucesso em suas estratégias é primordial fazer pesquisas de mercado. Isso acontece devido a necessidade de conhecer e acompanhar o publico – alvo do produto ou serviço oferecido. Dessa forma, marcas e empresas podem se antecipar quanto aos períodos sazonais, bem como ciclo de vida e se preparar com muito mais segurança para as mudanças. Com isso, a modalidade denominada de Pesquisa de Tracking é muito importante para quem trabalha com produtos e serviços que lida com muitos altos e baixos e tem como pontos fortes analisar e orientar, continuamente, como uma empresa ou marca está se posicionando no mercado, seja em período diário, semanal ou/e mensal.

Tranking significa monitoramento e é justamente o que essa modalidade de pesquisa faz; onde a mesma consiste em realizar diferentes ondas de uma mesma análise em breve intervalo de tempo. A periodicidade da observação vai depender dos objetivos proposto, realizadas por meio de enquetes quantitativas, que mostram como a marca está diante aos seus concorrentes. Essa analise podem ser representadas também através de gráficos, sobre a evolução da marca ou empresa no mercado, sendo esta uma modalidade importante para se trabalhar com muitas oscilações referentes á empresa ou marca.

A pesquisa Tracking de marca permite que você acompanhe como a imagem da marca das empresas no mercado está se desenvolvendo em relação a um conjunto de pontos pré-definidos. Esses pontos são diferentes para cada marca, pois cada um enfatiza diferentes aspectos e recursos para diferentes consumidores. Os pontos pré-definidos mais importantes para ter em mente são: reconhecimento, o uso e percepção de marca e a intenção de compra.

A pesquisa Tracking de comunicação é a avaliação diante a veiculação da campanha. Permite ver se ela está no “caminho certo”, ou seja, qual o grau de memorização atingido pelo consumidor exposto à comunicação, e, se necessário realizar correções. Este tipo de pesquisa deve responder perguntas como: as pessoas se lembram de ter visto aquela campanha? O que pensam sobre ela? Sabe qual marca as peças se referem? Mudaram a percepção em relação aquele serviço ou produto após ser impactado pela comunicação? Chegaram a comprar o produto ou serviço por causa da campanha?

A pesquisa tracking de satisfação, por sua vez, identifica as oscilações no nível de satisfação ao longo do tempo. Assim os gestores podem tomar atitudes de forma ágil, evitando prejuízo para a empresa. Esta modalidade é necessária tendo em vista que um cliente pode estar extremamente satisfeito hoje e tem uma péssima experiência com a marca amanhã. A tracking de satisfação identifica prioritariamente as vibrações no nível de satisfação, de modo geral, ou seja, ao longo do tempo.

Já a pesquisa de comportamento do consumidor é fundamental para que as empresas saibam qual caminho seguir, ela identifica as variações no padrão de compra. Uma família pode consumir menos um produto devido a um novo concorrente, a uma crise financeira ou uma experiência negativa. São diversos fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Através desta analise é possível identificar tendências, antever crises e agir a tempo.

Ao conhecer o comportamento do público-alvo podemos desenvolver ações mais eficazes. Ouvir consumidor é entender melhor como fazer prospecção e vendas, aprimorar sua estratégia de comunicação e desenvolver melhorias no produto de acordo com o que o seu cliente realmente precisa. Porem, para ser eficaz, esta modalidade e analise de dados têm que ser feita com critério. Além disso, cada caso deve ser analisado separadamente para se criar a metodologia e cenário de mercado correta.

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