4 relatórios essenciais de Google Analytics

Vamos conhecer quais os 4 tipos de relatórios do Google Analytics que você precisa fazer hoje mesmo para avaliar a “saúde” do seu site ou negócio online para ajustar sua estratégia rumo ao crescimento exponencial.

Você costuma medir e acompanhar o desempenho dos  conteúdos que publica?

Mesmo sendo extremamente importante entender como o público está respondendo a novos artigos, vídeos ou infográficos, muitos sequer se preocupam em conhecer os resultados gerados por suas criações

Como saber se está indo no caminho certo sem saber a resposta da audiência?

Se você não está preocupado(a) em aumentar seu público, sem problemas em manter a criação de conteúdo como um hobbie.

Mas se o intuito é profissionalizar seu blog ou site, não deixe de acompanhar de perto as principais métricas.

No entanto, é preciso olhar para os números certos.

As chamadas métricas da vaidade, como número de visualizações, curtidas nas redes sociais e quantidade de seguidores ainda são consideradas, por muitos, como parâmetros de sucesso.

Na verdade, nenhum desses números diz a verdade sobre o desempenho de suas publicações

Convido você a deixar tudo isso de lado e começar a metrificar aquilo que realmente importa através de uma ferramenta gratuita e poderosa: o Google Analytics.

Vamos conhecer quais os 4 tipos de relatórios do Google Analytics que você precisa fazer hoje mesmo para avaliar a “saúde” do seu site ou negócio online para ajustar sua estratégia rumo ao crescimento exponencial.

OS 4 TIPOS DE RELATÓRIOS DO GOOGLE ANALYTICS

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No Google Analytics, são 4 os relatórios básicos que já conseguem dar uma boa visão do desempenho do seu negócio.

Veja uma breve descrição de cada um deles:

  1. Público-alvo

Tudo o que você precisa saber sobre o seu público

  1. Aquisição

Descubra como o seu público-alvo chegou até seu site

  1. Comportamento

Mais dados sobre o seu conteúdo

  1. Conversões

Estabeleça metas e acompanhe seu desempenho

RELATÓRIO #1- PÚBLICO ALVO

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Dentro do Relatório do Público-alvo, você precisa prestar mais atenção nos seguintes dados:

Número de Usuários

Saiba qual o tamanho de sua audiência, pelo número de pessoas que estão acessando seu site. E quantos são novos usuários e usuários que estão retornando.

Número de Sessões

Por padrão, uma sessão do Google Anaytics dura no máximo 30 minutos ou o tempo que o usuário ficar ativo no site. Não leva em consideração a quantidade de páginas visitadas.

Número Visualizações de página:

Se a intenção é saber quantas páginas, em média, estão recebendo visitas, você deve procurar descobrir o número de Visualizações de Página.

Taxa de Rejeição

O Google Analytics conta como rejeição toda visita onde o usuário entrou apenas em uma página (não levando em consideração o tempo que passou nela) e saiu, sem interagir com outras páginas.

Tempo de Permanência

O tempo médio que um usuário gasta em seu site, seja visitando várias páginas, ou apenas uma

RELATÓRIO #2 – AQUISIÇÃO

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Através do Google Analytics, você pode não só entender como os usuários estão se comportando em seu site ou blog, mas de onde vieram.

Canais de tráfego

Esses relatórios irão lhe mostrar quais canais estão gerando mais tráfego para seu site ou blog.

Um visitante chega até seus site através de alguns canais:

  • Pesquisa (mecanismos de busca);
  • Mídias Sociais (Facebook, Instagram, Twitter);
  • Email;
  • Direct (digitando a URL do blog no navegador);
  • Referral (links em outros sites);
  • Outros

Palavras-chave que mais geram tráfego

Você sabe quais oportunidades pode estar perdendo ao não utilizar alguns termos? Ou se seus artigos estão conquistando as primeiras colocações no Google para as palavras-chave que se propõem?

Para isso, basta fazer a integração em o seu GA e o Google Search Console

Páginas mais acessadas

Através da integração com o Search Console não só você consegue descobrir quais as palavras-chave que mais geram visitas, como também quais são as suas páginas mais visitadas.

RELATÓRIO #3 – COMPORTAMENTO

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O Relatório de Comportamento vai mostrar tudo o que você precisa saber sobre o seu conteúdo.

Para descobrir o desempenho de cada um de seus artigos (começando pelos mais acessados), basta clicar em Comportamento – Conteúdo do Site -Todas as Páginas.

Você encontrará dados importantes sobre a performance dos seu conteúdo, como:

  • Número de visualizações de Página
  • Tempo médio de permanência na página
  • Taxa de Rejeição
  • Valor da Página (baseado nas metas que você definiu)

Outros dados importantes são encontrados aqui:

  • Páginas de destino (as que mais trazem visitantes)
  • Páginas de saída (por onde o usuário deixa seu site)
  • Tempo de carregamento da página
  • E quais são os termos mais procurados na pesquisa interna do seu site.

RELATÓRIO #4 – CONVERSÕES

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No Google Analytics você consegue configurar as metas que deseja alcançar com seu site. Parte muito importante para entender se você está adotando a estratégia certa.

Para configurar suas próprias metas, pense em alguns aspectos:

  • Tenha clareza sobre quais são suas metas (realizar mais vendas, capturar emails, etc)
  • Entenda quais os requisitos básicos para atingir essas metas;
  • Como as metas serão rastreadas;
  • E que testes serão feitos e melhorias implementadas.

Com as metas estabelecidas, você consegue descobrir não só quantas seu site no geral está conseguindo alcançar, como também cada uma de suas páginas.

Também é possível entender a jornada do usuário até completar a Conversão que você escolheu como meta.

Os 4 relatórios apresentados aqui são apenas uma pequena amostra de tudo que o Google Analytics pode mostrar sobre o seu blog.

Você consegue trackear outras métricas, através da criação de campanhas personalizadas. Este tipo de personalização consegue coletar dados que você precisa obter em seu site, como um clique em um banner ou em um link específico.

Com esses dados, fica mais fácil entender que canais precisam ser otimizados e quais ajustes na estratégia de divulgação precisam ser feitos.

Quando você passa a conhecer melhor seu público, saber por onde seu leitor chega e como se comporta dentro do seu blog, consegue usar estratégias mais eficazes e assim conquistar o sucesso merecido.

E se você ainda não ficou convencido(a) da importância do Google Analytics, ou gostaria de saber mais sobre o assunto, leia o artigo completo “Como desvendar o Google Analytics para liberar todo o potencial oculto do seu site (e traçar estratégias que funcionam de verdade)”.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
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Tags: google marketing marketing digital