5 mercados para ganhar dinheiro com o marketing digital em 2018

O marketing digital é uma área que cresce exponencialmente todos os anos. Para 2018, as tendências pressupõe que esses números continuarão em alta. Mas, nem sempre sabemos quais os melhores mercados para se investir. Neste artigo, listamos 5 promissores!

Escolher um nicho de mercado para ganhar dinheiro não é uma tarefa das mais fáceis, é verdade.

Mas, o que se sabe é que o marketing digital surgiu como ferramenta para tornar essa atividade mais dinâmica. 

Nos dias de hoje há pessoas enriquecendo em áreas “nunca antes navegadas”. 

Isso acontece porque a grande sacada de quem faz isso é oferecer o benefício e não o produto propriamente dito. 

Para você entender melhor, leve em conta um tênis – todo mundo usa um par de tênis hoje em dia, não é?

Então, antes, com o marketing tradicional, as pessoas vendiam o tênis porque outras pessoas precisam andar com o calçado. Era uma questão muito simples, de necessidade. 

Hoje, a necessidade ainda existe, mas com uma concorrência muito grande: de valor e características. 

Aí é que entrou o marketing digital – você passou a ter a chance de se comunicar com o seu cliente e entender a real necessidade de ele comprar um tênis. 

Será que se ele optar por um modelo que tenha “molas” não será mais benéfico para tratar as dores na lombar que ele tem?

A venda tornou-se mais específica, mais exata, mais valiosa. 

Além disso, com essa nova forma de fazer publicidade, as pessoas começaram a notar que era possível adquirir produtos ou serviços que antes não eram reconhecidos como importantes. 

Essa é uma questão muito fundamental para entender que nem todo marketing quer vender algo que as pessoas não precisam. Na verdade, como falamos, a ideia é vender benefícios.

Vamos novamente voltar a um bom exemplo: uma pessoa que tenha problemas no estômago. Como um empreendedor pode usar técnicas de marketing digital para ganhar dinheiro com esse problema tão comum na maior parte da população mundial?

As pessoas sabem da facilidade de ir até uma farmácia e comprar um remédio antiácido. Inicialmente, ela vai ter melhora nos sintomas (como a azia, a queimação, o soluço). Só que com o passar do tempo, a reação torna-se negativa.

Ninguém precisa entender muito sobre a medicina para saber que a ingestão de produtos químicas no longo prazo é prejudicial à saúde, não é?

Então, se você tem conhecimento para falar sobre comportamentos do dia a dia que refletem na prevenção do refluxo por que não cria um produto que ajude as pessoas com essas mudanças de hábitos?

Você está vendendo algo muito mais eficiente do que os remédios das farmácias. Está vendendo algo duradouro, que não tem efeitos colaterais. E olhe que as pessoas nem havia notado que podiam “se curar” se não fosse com os medicamentos.

Entende como o marketing digital para fazer toda a diferença na sua área de atuação?

Como escolher um nicho de mercado para ganhar dinheiro?

Já demos aqui uma dica: conhecimento.

Todo mundo que quer entrar “de cabeça” na missão de ganhar dinheiro com o marketing digital precisa ter conhecimento sobre o produto ou serviço que está vendendo.

Seria um erro vender algo só porque ele parece ser aceitável. Entenda as benesses, as características, o valor. Isso é importante.

Além disso, as pessoas precisam gostam do que estão vendendo. Obviamente, se você não gosta de entender o comportamento das pessoas e se comunicar com elas, talvez atuar com o marketing digital seja um equívoco.

Você tem um livro sobre alimentação saudável nas suas mãos e acha que ele pode render bons frutos. Só que você não entende absolutamente nada sobre frutas, verduras e legumes. Então, é provável que sua ação entre por água abaixo.

Tem que haver uma relação direta entre o seu gosto pessoal e o seu produto.
Outro ponto importante é sentir prazer naquilo que está fazendo: quais suas paixões, interesses, habilidades, experiências?

Um exemplo é aquele homem que atuou durante muito tempo no departamento de RH (Recursos Humanos) de uma empresa. Agora, ele se aposentou e foi “mandado embora”.

O que ele decide? Ajudar outras pessoas, especialmente aquelas que vão a entrevista de emprego.

Então, ele começa a dar cursos e fazer palestras sobre isso. Com o tempo, torna-se um coach no assunto e começa a ganhar dinheiro com isso.

E o marketing digital, onde entra? Esse homem decide vender suas palestras na internet, atingindo um maior número de pessoas.

Então precisa entender os conceitos de conversão, tráfego pago, orgânico, precisa aprender a usar as ferramentas de marketing digital e mais que tudo, precisa testar. Este homem acabou de encontrar um nicho lucrativo.

Para isso ele combinou sua paixão com uma idéia que já é validada que gera receita. Além do conhecimento técnico em marketing para de fato vender seu produto ou serviço.

Mercado Genérico ou Mercado Específico

Antes de prosseguir com a leitura, vamos falar brevemente sobre uma questão que gera dúvidas em muitas pessoas: vale mais a pena ter um mercado genérico ou específico (afinal, só estamos falando de específicos aqui)?

Essa questão não tem uma resposta única. O que se sabe e é provado na prática é que o melhor de tudo é conseguir se destacar no meio da multidão.

Se você está iniciando seu negócio online agora o ideal é pensar em um segmento específico com uma boa marca.

O que sua ideia vai representar? Quais aspectos pessoais? Quais os problemas que você vai resolver na vida das pessoas? Como essas pessoas serão beneficiadas? Quem é você para falar desse assunto? Qual sua história?

Levante todos os pontos e tenha responsabilidade sobre suas informações.

Porque, independentemente de onde você vai atuar, você precisa ser incidente e realista com seu público-alvo. Ganhar dinheiro com o marketing é possível, mas você só vai conseguir isso se souber exatamente o que está fazendo.

No caso dos blogs, por exemplo, eles podem ser altamente profissionais e ter uma audiência massiva e real valor de mercado mesmo sendo genérico.

Para chegar ao seu propósito, os testes são importantes, assim como a escolha das palavras chaves e o posicionamento do Google, entre outros.

Mas é importante salientar que dominar um micro nicho pode muitas vezes ser mais fácil que um macro nicho.

Exemplo de micro nicho: Marketing > Marketing digital > Tráfego (Audiência) > Tráfego pago > Facebook Ads.

Exemplo de macro nicho: Marketing.

Concorda que me posicionar como Especialista em Facebook Ads é relativamente mais fácil que Marketing em geral?

5 mercados para ganhar dinheiro em 2018

2018 será um ano onde o marketing digital vai continuar sendo importante para as vendas. É ele quem vai alavancar os negócios e trazer rentabilidade.

Isso acontece por vários motivos: como a comodidade de realizar a compra ou a competição de valores mais acessíveis.

Separamos algumas ideias de mercado para você considerar no próximo ano.

1 – Medicina Alternativa

Já até falamos sobre isso aqui neste artigo e por isso não vamos nos prolongar.

O que as pesquisas têm mostrado é que o uso constante de ativos químicos, como os medicamentos, é prejudicial à saúde de qualquer pessoa.

A medicina alternativa é aquela que aparece como “natural”, que evita o uso de químicos e se apoia em um tratamento habitual, comportamental, de exercícios físicos, alongamento, mudanças de ações diárias.

No caso das doenças de estômago, como já citamos, essa medicina diz que é preciso comer alimentos mais saudáveis e tomar precauções durante a refeição, como a respiração, a paciência e a mastigação, por exemplo.

Independente da doença em destaque, essa é uma boa área para se apostar no próximo ano.

Se você tem experiência e conhecimento, pode ver na medicina alternativa uma forma de ganhar dinheiro com o marketing digital em 2018.

2 – Marketing Digital

Estamos falando muito nesse tema, mas existem muitas pessoas que não sabem como usar as ferramentas digitais para alavancar as vendas no próximo ano.

Se você está lendo este artigo, provavelmente é porque conhece essa área e vê nela grandes chances de encontrar resultados positivos. Que tal usar essa experiência para auxiliar outras pessoas também?

O marketing digital ainda é um assunto novo para muita gente. Falar sobre e-mails, SEO, SEM, Youtube, Facebook, Pinterest, Links Patrocinados, conversão, psicologia de vendas é muito comum para você, mas não para todo mundo. Considere isto! 

3 – Hortas Caseiras

Os números comprovam: há muitos apartamentos em todo mundo – muito mais do que qualquer época anterior a nossa. Os motivos são vários, como a segurança. Mas, o fato é que isso cria uma nova demanda.

Uma delas tem a ver com as hortas caseiras e em pequenos espaços. Como plantar temperos e ervas em uma pequena varanda? Será que tem que haver cuidados especiais? Esterco, água, nutrientes? Quais plantas melhor se adaptam?

Esse assunto é bastante específico e só quem tem sabedoria sobre ele pode afirmar com certeza as respostas para essas perguntas. Mas, considere que justamente por ser específico, ele pode ser uma oportunidade de negócios para ganhar dinheiro com o marketing digital.

Vamos supor que você more em São Paulo. Agora, pense no número de pessoas que estão espalhadas em todo lugar do país com a mesma dúvida – sobre como plantar em casa. Se você tem um livro online que fala sobre isso, você pode ajudar essas pessoas.

4 – Moedas Digitais

As moedas digitais, também chamadas de criptomoedas, são instrumentos financeiros que não usam o papel-moeda convencional, como o real ou o dólar.

Esse é um mercado novo e que gera muitas discussões. O que se sabe é que o dinheiro eletrônico tem ganhado valorização nos dias atuais. Inclusive, ele pode ser “transformado” em dinheiro real, no papel-moeda.

O que você conhece das moedas digitais?

E é praticamente impossível falar de criptomoedas sem falar no Bitcoin, que é um sistema de pagamento online que se baseia em um protocolo de código aberto independente das autoridades centrais, como bancos.

O conceito surgiu em 2008 e está em alta. 

5 - Viagens

Imagine que você vai viajar para Frankfurt nas próximas férias. Agora, pense que consegue falar muito pouco a língua alemã e que nunca visitou o país. O que você faz? Procura na internet formas de aprender o dialeto e dicas de hospedagens, comidas, bares... Não é verdade?

Portanto, se você conhece o país, sabe os preços, conhece a língua, sabe das comidas ou se tem qualquer conhecimento que seja útil aos viajantes, então, pode ganhar dinheiro com o marketing digital se fizer um bom uso dele.

Um dicionário online pode render dinheiro. Um guia turístico, também. Um curso de como se comportar na Alemanha é outra opção. Uma série de vídeos no Youtube mostrando os melhores locais para visitar é uma dica valiosa.

Entenda que a oportunidade existe e você pode se dar bem com isso. Conte sua experiência para outras pessoas, fale sobre os lugares que conhece, dê dicas, fale de preços, comodidade. Toda sua experiência pode ser útil para alguém.

Agora, como você vai fazer isso é que vai fazer toda a diferença. É por isso que é tão importante conhecer sobre o marketing digital e suas nuances para 2018.

Bônus – 15 nichos com pouca competição no mercado

Existem alguns mercados que estão em alta justamente por serem pouco explorados. Por exemplo, línguas. Você pode pensar que há muitas opções de cursos de inglês, espanhol e francês na internet... Mas, e quanto às línguas alemã e mandarim, como ficam?

Se você segue os requisitos já citados neste artigo, pode ter começar a reavaliar suas chances reais de ganhar dinheiro com o marketing digital em 2018.

Além disso, há outros nichos que ainda tem “abertura” para novos empreendedores, como o caso da saúde e bem-estar.

No vídeo abaixo, você encontra 15 opções de mercado que têm pouca competição. É claro que isso tem motivo: a falta de conhecimento no assunto ou o medo de arriscar em algo novo. Se você conhece do tema, então, essa é uma boa chance. 

Agora, você sabe que 2018 pode ser o seu ano. O grande segredo é ter coragem de enfrentar os desafios e saber reconhecer as oportunidades.

Neste artigo, listamos apenas 5 ideias de negócios que podem dar certo e te fazer ganhar dinheiro. Mas são apenas 5 entre muitas outras.

O mundo cresce de forma exponencial e a internet é ainda mais rápida nesse processo. O grande erro das pessoas é achar que os assuntos já estão esgotados e não há por onde começar. Isso sim é um grande erro.

E você reconhece em algum outro mercado uma forma de ganhar dinheiro com o marketing digital no próximo ano? Deixe um comentário, divida suas ideias, tire suas dúvidas. 2018 vai ser o ano da sua mudança de vida... Bora fazer acontecer?

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.