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5 motivos para adotar o Quiz no seu Marketing Digital

Conheça os 5 motivos para a ferramenta Quiz na sua estratégia de Comunicação Digital.

Eu quase deixei meu suco verde cair quando li isso:

De acordo com Eric Schmidt, ex-CEO da Google, nós - seres humanos - atualmente criamos em 2 dias a mesma quantidade de informação que criamos do início da civilização até 2003.

Vou repetir.

Em apenas 2 dias, nós criamos a mesma quantidade de informação que os seres humanos criaram desde o início da civilização até o ano em que Beyoncé ficou "Crazy in Love".

Por mais engraçado e enlouquecedor que pareça, isso traz consequências reais para a vida das pessoas. Especialmente para a vida de profissionais de marketing - como eu (e talvez você).

No nosso mundo de sobrecarga de informações, é vital entender como ser relevante e se destacar em meio ao barulho da internet, se você quer fazer a diferença. Por isso, o Marketing de Conteúdo tem se tornado uma prática amplamente encontrada nas reuniões de negócios.

No entanto, é preciso se perguntar:

Que tipo e qual formato de conteúdo é o mais atrativo e performa bem consistentemente?

Para cada caso, uma resposta diferente. Isso é inevitável. Não existem receitas prontas. Mas, hoje, posso te apresentar uma alternativa que está ganhando espaço em estratégias de marketing digital: o Quiz.

Por que Quiz?

Quizzes possuem uma estrutura simples e com certeza você já fez um, no mínimo. E não é de hoje que são usados como uma forma interativa de conteúdo e entretenimento. É só perguntar para leitores da Cosmopolitan, Capricho e Super Interessante para comprovar. Mas com a internet, eles ficaram ainda mais poderosos - veja só o sucesso que faz o Buzzfeed.

Pense nisso desta forma: um Quiz virtual é atraente, divertido e, o mais importante, compartilhável.

Aliado a uma estratégia engenhosa e com conteúdo coerente, o Quiz pode ser um formato cheio de vantagens. Conheça algumas delas:

1. Divulgação boca a boca

Da maneira como são planejados, os respondentes do Quiz podem facilmente compartilhar seus resultados através das mídias sociais. Inclusive, muitos deles são nativos dessas plataformas.

Deste modo, os próprios respondentes atuam como embaixadores da marca, espalhando em suas redes particulares a marca X. Este, talvez, seja o maior benefício do Quiz para uma estratégia de marketing digital.

Foi o caso do Quiz "Qual o seu perfil de mãe?" da marca fashion Reserva Mini, que tive o prazer de participar de seu planejamento estratégico até sua implementação. Após completarem o teste, as respondentes recebiam o seus resultados e compartilhavam em seus perfis no Facebook. Isso encorajava mais mulheres a realizar o teste, ad infinitum.

2. Geração de Leads

Por ser interativo e despertar a curiosidade do usuário, o Quiz atua como chamariz de leads e, dependendo de quais produtos ou serviços que a sua marca oferece, você pode usá-lo para ajudar a gerar receita. Junte seu questionário a um webform de captura de informações de contato ao usuário, como nome e e-mail, e você criou uma ferramenta de geração de leads consistente e confiável para seu marketing.

Embora alguns fatalmente fecharão a página e tentarão esquecer o Quiz, a grande maioria estará disposta a passar essas pequenas informações, motivada ora pela curiosidade em relação ao resultado, ora pela consciência do esforço realizado em responder várias perguntas. Afinal, são só mais duas perguntinhas!

3. Personalização da Experiência de Compra

Você provavelmente já esbarrou em algum teste para saber que personagem de Star Wars ou Harry Potter você mais se parece. Não é mesmo?

Um Quiz de Personalidade planejado da mesma maneira, mas otimizado para sua marca, pode melhorar a experiência de compra do seu consumidor, pois cada personalidade resultante se correlacionaria com um item específico ou conjunto de itens adaptados às preferências de alguém com base em como responderam as perguntas no teste. E isso te ajudará a direcionar produtos ou serviços mais adequados para seus clientes que responderem ao Quiz, o que torna as vendas bem mais divertidas e fáceis.

4. Qualificação de Leads

O Quiz também pode ser utilizado para qualificar leads. Com um Quiz de Conhecimento você pode essencialmente classificar os indivíduos com base em quanto eles sabem sobre um determinado produto ou serviço. A partir daí, você poderá saber quem está mais qualificado para a conversão.

Assim, o Quiz avalia o quanto um indivíduo sabe e o classifica no final, podendo incluir dicas sobre como melhorar o nível de conhecimento do usuário junto com um link para um webinar ou post de blog, por exemplo. Os mais bem informados sobre sua marca terão uma taxa de conversão mais alta que os menos informados. Ou o contrário, vai depender do seu produto ou serviço.

Um exemplo prático disso e que também participei da seu planejamento estratégico foi o caso da empresa Enel. Com este Quiz super divertido, conseguimos qualificar leads e coletar informações valiosas para a equipe de vendas, determinando em qual momento do funil de vendas cada lead se encontrava.

5. Gamification

Por ser altamente interativo, o Quiz diverte os respondentes. Simples assim.

Dessa forma, você alia o entretenimento à sua estratégia, deixando o usuário como protagonista. O Quiz valoriza as decisões do respondente e, por consequência, envolve o usuário com a marca.

Se produzido corretamente, você poderá captar informações valiosas para fazer negócios, compreender melhor quem é o seu público engajado e propagar ainda mais a sua marca. Tudo isso de forma lúdica.

O resultado é...

Quando se trata de criar uma estratégia de marketing digital eficaz, precisamos pensar um pouco mais sobre o tal conteúdo relevante. Todo mundo produz várias formas de conteúdo todos os dias, mas nem todos garantem sucesso e consistência.

No final do dia, vale lembrar que conteúdo não é apenas o tema e sua redação. Conteúdo também é design. Conteúdo também é UX. Portanto, o assunto, a estética e a forma de se consumir esse conteúdo precisam ser pensadas juntas para se atingir os resultados esperados.

Tenho certeza de que você já viu algum Quiz nas redes de redes sociais antes, não é? Agora pense nesses testes e tente ver se você poderia amarrar isso com sua estratégia.

É um conceito interessante. Portanto, aproveite! - com inteligência.

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Victor Freitas é publicitário, brasileiro e tem passagens no Reino Unido e nos EUA. Motivado em fazer negócios prosperarem, possui a devoção de ajudar a criar a mais expansiva, expressiva e significativa marca.

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