A diversidade: fator-chave para a inovação e crescimento das empresas

A estratégia de contratar pessoas com perfis diversos é uma maneira de trazer para dentro da empresa a visão de mundo e o conhecimento de públicos variados, algo que pode gerar benefícios e uma vantagem competitiva.

Ao se entrar em um estabelecimento comercial é muito legal e prazeroso quando os funcionários nos tratam com empatia, simpatia, atenção e resolvem os nossos problemas, porque vamos até eles em busca de algo para satisfazer as nossas necessidades e desejos e é altamente frustrante, quando voltamos para os nossos lares, sem a solução deles.

Devido a isso se faz necessário que as empresas mantenham um excelente relacionamento com os seus clientes, para que voltem sempre; e, evidentemente, que eles só voltarão se forem muito bem atendidos.

Porque, hoje em dia, no atual mercado de alta e crescente competitividade, satisfazer o cliente já não basta, faz-se necessário, também, encantá-lo.

Assim, é extremamente importante que as empresas desenvolvam uma cultura empresarial de encantamento do cliente, por meio do marketing de relacionamento – que tem como ideia principal se manter em contato constante com os clientes, oferecendo-lhes ajudas, conteúdos, informações e esclarecimento das dúvidas –.

Dessa forma, deverão colocar efetivamente o cliente como o centro de todas as atenções e esforços; mas para se conseguir isso os funcionários das empresas têm que estarem preparados, motivados e, principalmente, conscientes do real e verdadeiro significado do cliente.

Além disso, é muito importante que as empresas levem em consideração a diversidade, ou seja, que tenham em seus quadros equidade de gênero e raça, para que possam atingir todo o tipo de consumidor.

A estratégia de contratar pessoas com perfis diversos é uma maneira de trazer para dentro da empresa a visão de mundo e o conhecimento de públicos variados, algo que pode gerar benefícios e uma vantagem competitiva.

Uma vez que a pluralidade é uma característica da nossa sociedade brasileira que reúne raças das mais variadas regiões do globo terrestre e, que cada vez mais, essa diversidade tem se fortalecido como nação.

Segundo o IBGE, com relação ao sexo, as mulheres representam 51,5% da população brasileira e 55% da população total, em torno de 210 milhões, são considerados pretos ou pardos.

Dessa forma, faz-se necessário que essas representações da nossa população estejam presentes nas empresas ou instituições – afinal de contas elas são mais de 50% da nossa população total –.

A diversidade é tão estratégica que empresas multinacionais como a norte-americana de tecnologia Hewlett-Packard – mais conhecida como HP – tem uma diretoria global bastante distinta, na qual 48% dos integrantes são mulheres ou da raça negra.

E a fabricante de cosméticos, Avon do Brasil, contratou 255 mulheres negras, no período de setembro de 2016 a junho de 2017, para a função de gerente de setor, responsável por coordenar as revendedoras – com isso aumentou em 30% a representação de negros com o objetivo de ser mais fiéis à realidade brasileira –.

Portanto, as empresas que adotarem a estratégia de contratar pessoas com perfis diversos é uma maneira de trazer para dentro da empresa a visão de mundo e o conhecimento de públicos variados, algo que pode gerar benefícios e uma enorme vantagem competitiva.

 

 

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