Mais comentada

A finalidade na empresa não é ter lucro

Quando colocamos o lucro como finalidade da empresa, é decretar o fracasso da mesma.

Edson Gonçalves,

"Lucro é o subproduto das coisas bem feitas", já dizia o grande percursor do marketing Philip Kotlerlá em 1967. Ou seja, o lucro nada mais é, do que a justa remuneração do serviço ou produto bem feito.

Partindo desse princípio, é obvio que uma empresa deve gerar lucros, não há nada de errado nisso, o errado é colocar o lucro como finalidade do negócio. Agindo dessa forma a empresa começa a gerar erros, pois começa a passar por cima de tudo, apenas para lucrar.

Vou tentar exemplificar melhor esse conceito com a figura abaixo:

Lucro

Pois é, como demonstra a figura acima, o lucro deveria ser a justa remuneração pela distribuição de riqueza para a empresa e a sociedade, fruto de um serviço bem feito.

Mesmo assim ainda é muito comum, empresas colocarem apenas o lucro como o fim de tudo. Um exemplo típico, são agencias de publicidade. Imagine a seguinte situação:

Você é um diretor de marketing de uma empresa, e agenda uma reunião com o pessoal de atendimento de uma agencia de publicidade, para apresentar o seu briefing e tentar transmitir os objetivos da empresa com as respectivas ações de comunicação que a agencia irá criar.

E naquele momento onde você está apresentando o seu planejamento, você é surpreendido com a primeira pergunta da agencia: "Quanto sua empresa está disposta a gastar?".

Ou seja, que comprometimento essa agencia tem com os resultados de sua empresa? Na verdade ela não está nem aí com os resultados que as ações que ela vai criar ira gerar para a organização. Ela quer mais é pegar o dinheiro dela e pronto!!!

Meu conselho é, em uma situação como essa, termine a reunião no ato, empresas precisam ter um relacionamento de comprometimento com resultados e não apenas financeiros.

O pensamento de lucro a todo custo, está relacionado a planejamentos de curto prazo, as empresas não estão preocupadas em ter relacionamentos duradouros com seus clientes, onde realmente faz a diferença para as empresas que realmente duram décadas e não anos.

É difícil ter resposta rápida, principalmente para um bom trabalho, serviços e produtos que realmente superam as expectativas precisam de tempo para o desenvolvimento, porém são primordiais para o sucesso de qualquer empresa.

Pense nisso!!!

(leia +) acesse  http://www.edsongoncalves.com

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: lucro marketing sustentabilidade

Vagas de trabalho