A Força do Brinde: uma ferramenta do Marketing Promocional

A pesquisa enfatiza a relevância do Brinde com uma estratégia de Marketing Promocional. A força de um brinde para ressaltar a sua marca na mente do cliente. No aspecto metodológico foi feita uma pesquisa bibliográfica em livros e na internet.

1. INTRODUÇÃO


O mundo e as pessoas estão em constante mudança. E para se obter uma excelente estratégia de marketing, é preciso conhecer o público alvo e saber que cada cliente é único. Só assim, poderemos mostrar o poder do brinde ou seja eternizar a marca da sua empresa com uma ligação emocional com o cliente.


O que é uma Marca? A marca pode ser exatamente um nome, um desenho ou sinal com o principal objetivo de identificar empresas, produtos e pessoas. Segundo Christopher Kenton (2007) define marca como "uma idéia na mente dos consumidores... e essa idéia é formada pelo que se diz e pelo que se faz."

Devemos aprender que uma marca simplesmente não nasce, mas sim é planejada, desenvolvida e construída. O grande desafio hoje em dia do Marketing é criar e manter marcas fortes no mercado globalizado que vão ao encontro das necessidades e desejos dos clientes.


Mas qual a diferença entre necessidades e desejos? A necessidade é intrínseca, ou seja, estar dentro de cada pessoa, é próprio e essencial. E o desejo é extrínseco, ou seja, que é exterior, que não pertence à essência de uma coisa. (GOIS, 2011)


2. MARKETING PROMOCIONAL


Marketing Promocional é uma operação na qual a essência se baseia numa ação de promoção de vendas. Uma atividade de marketing promocional tem, como particularidade, a interação de marcas produtos ou serviços com seu publico-alvo. (Wikipédia, a enciclopédia livre)


O Marketing Promocional vem se destacando a cada dia e tem sido uma relevante ponte entre a marca e os clientes. Muitas pessoas ainda confundem marketing promocional com propaganda, mas são conceitos diferentes. A propaganda gera no cliente uma mudança nas suas atitudes e o marketing promocional trabalha com a mudança de comportamento desse cliente. E para se entender melhor essa diferença: a atitude é intenção e o comportamento é ação.


Existem diversas ferramentas que podemos utilizar no marketing promocional, como exemplo: Sorteios, Merchandising, Descontos, etc. Mas iremos falar especialmente do BRINDE.


3. BRINDE


Brinde é uma relevante ferramenta de marketing que as empresas utilizam para conquistar a simpatia dos seus clientes. O grande lance do Brinde é que o produto deve oferecer ao cliente uma boa utilidade e além do mais causar visibilidade da sua marca.


É necessário criar uma ligação direta entre o brinde, sua marca e o mercado. Outro cuidado importante é que o brinde proporcione necessidade de uso para as pessoas, desta maneira sua marca estará presente por um período muito maior nas mãos das pessoas. (MEIRA, 2011)


O brinde tem poder exatamente quando ele encanta e conquista a simpatia do cliente, quando faz com quer ao ver o brinde automaticamente o cliente lembre-se da nossa marca e fixe a idéia positiva da sua empresa. O ponto fundamental é fazer lembrar e fixar a marca, isso faz toda diferença no mercado, pois cria laços afetivos com o cliente e estimula a percepção que aquilo foi feito especialmente para ele.


Nós seres humanos somos emotivos e o brinde está diretamente ligado as nossas emoções, ou seja, ele (o brinde) transmite atenção e carinho, sendo assim, há uma construção de elo entre a empresa e o cliente, fazendo o mesmo se sentir especial e valorizado ao ganhar aquele brinde especial. Mas precisamos está atentos com as constantes mudanças globalizadas, pois fatos que nos emocionam hoje, exatamente hoje, podem não nos emocionar amanhã, lembrem-se sempre que as coisas mudam constantemente.


Então como já vimos o poder dos brindes está na utilidade que o produto oferece ao cliente e também ao valor expressivo emocional que está diretamente ligado ao brinde. Vamos criar um exemplo: uma empresa S.Gois Bordados Computadorizados, que faz produtos personalizados como conjuntos de toalhas, lençóis, etc., oferece aos seus clientes um mimo de brinde (uma toalhinha de mão ( com diversas cores) com a marca da empresa e para encantar mais, o brinde vem com o nome personalizado do cliente), esse é o ponto certo, pois o cliente em toda oportunidade que for utilizar o brinde que é a toalhinha de mão, seja na academia, no carro ou em casa, automaticamente irá lembrar da marca da empresa de bordados computadorizados e além disso se sentirá valorizado porque o brinde foi feito especialmente para ele (Cliente).

Valorize o seu cliente, superando suas expectativas com serviços e produtos. Encante, seja diferente! E sua marca, ficará no coração e na mente das pessoas. Quanto mais respeitada é sua marca, mais conquistará espaço no mercado. (GOIS,2011)


REFERÊNCIAS

COELHO,Tom. Marketing Pessoal – Construindo Sua Marca. Disponível em: http://www.ritaalonso.com.br/?cat=26 Acessado em: 22.03.11

MEIRA, Marco Antonio. O Poder mágico dos incentivos das amostra, promoções e brindes. Disponível: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-promocional-o-poder-magico-dos-incentivos-das-amostras-promocoes-e-brindes/53881/ Acessado em: 07.04.11


GOIS, Silma, 2011. Marketing de Valor: você agregar valor aos seus produtos. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-de-valor-voce-agregar-valor-aos-seus-produtos-e-servicos/53894/ Acessado em: 04.04.11


GOIS, Silma, 2011. Marketing Pessoal: sua Marca ficará no coração das pessoas!. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-pessoal-sua-marca-ficara-no-coracao-das-pessoas-silma-gois/53456/ Acessado em: 04.04.11

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12º ed. SãoPaulo: Pearson Prentice Hall, 2006.


Disponível em: http://www.omelhordomarketing.com.br/index.php/2010/05/13/o-relacionamento-por-tras-das-vendas/ Acessado em: 08.04.11

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Tags: Marketing. Marca. Brinde

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