A importância do branding para clínicas médicas

O branding abrange a criação de toda a identidade visual — logotipo site, materiais gráficos para impressão de receituário — e as mídias e formatos de conteúdo que vão compor as publicações da marca

A palavra branding, de origem inglesa, pode ser traduzida como “construção de marca”. No entanto, o seu conceito prático é extremamente amplo, já que não se trata apenas de arquitetar uma marca em seus aspectos visuais, mas também de comunicar sua essência e diferenciais ao mercado.

No contexto médico, por exemplo, o branding abrange a criação de toda a identidade visual — logotipo site, materiais gráficos para impressão de receituário — e as mídias e formatos de conteúdo que vão compor as publicações da marca — blog, posts,e-books, etc. Em outras palavras, o branding é a construção da imagem de uma clínica ou consultório.

Acompanhe as próximas informações e conheça os principais elementos do branding para clínicas médicas:

Design e arquitetura de informação

Alguns detalhes são essenciais para a construção de uma marca médica de valor, que transmitirá ao público uma imagem de seriedade e compromisso. De modo geral, os pacientes poderão perceber o valor de sua marca a partir de elementos como:

Logotipo autêntica: o design da logotipo precisa ser criativo e estar de acordo com o segmento médico de sua clínica ou consultório;

Conjunto gráfico diferenciado: as cores, formas, tipografia e combinações visuais que serão impressas nos materiais de receituário precisam ser completamente distintas da concorrência;

Site responsivo e intuitivo: não existe branding sem um site moderno, elegante e fácil de navegar não só em computadores e notebooks, mas também em dispositivos móveis;

Conteúdo relevante: a construção de uma marca médica forte requer a publicação de artigos, posts, e-books e outros materiais com conteúdos interessantes sobre a sua especialidade médica. Trata-se de um diferencial para aumentar a confiabilidade dos pacientes e a autoridade da sua clínica ou consultório.

Branding aliado aos valores de sua empresa

Uma marca não é somente o conjunto de logotipo, elementos, cores e conteúdos. É também a percepção emocional que seus pacientes têm de sua clínica ou consultório.

Evidentemente, as ações de branding vão influenciar essa percepção, porém, as experiências de relacionamento e comunicação também serão decisivas para a compreensão subjetiva da marca pelo paciente.

Para evitar, portanto, uma percepção negativa da marca, é necessário que os valores de sua marca médica saiam do papel para serem praticados na rotina de atendimento e consultas. Afinal, a construção de uma marca tem a ver, em grande parte, com a reputação do seu negócio.

Assim, se o seu objetivo é criar uma marca médica que se destaque pela inovação e comodidade, embase esse conceito em diferenciais práticos. Por exemplo, se você tem um consultório pediátrico, é possível integrar o seu site a um sistema de agendamento de consultas que permaneça disponível 24 horas por dia. Desse modo, você será coerente com a ideia de inovação e comodidade que deseja transmitir.

Quando seus serviços condizem com os valores de sua marca, ambos fortalecem as ações de branding e incitam uma percepção positiva em seus pacientes. Por outro lado, se você adota um conceito incoerente com a experiência oferecida, há grandes riscos de estimular uma percepção negativa de sua marca.

É pertinente ressaltar, por fim, que a construção de uma marca médica completamente fiel às regras do Conselho Federal de Medicina só pode ser feita por uma agência especializada em projetos de marketing médico.

A In Company, dentro dos projetos de Marketing Médico, atua nas demais áreas da saúde como: estúdios de yoga e pilates, academias, coaches de saúde fitness, além de atender profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentistas, entre outros. Para mais informações, entre em contato conosco! 

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Tags: marketing marketing digital marketing médico

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