A Importância do investimento em Marketing Digital

Ter uma estratégia seria em Marketing Digital, deixou de ser um diferencial das grandes empresas, passando a ser obrigatório para todas as empresas

Na disputa por espaço no mercado varejista, as empresas que ignoram os benefícios do marketing digital e a necessidade de investimentos nos meios digitais veem ameaçada a sua capacidade competitiva. Mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet atualmente e as compras online já superaram as realizadas em lojas físicas.

Para alimentar sua presença online e atrair mais consumidores em canais digitais, as empresas podem recorrer ao marketing digital para o varejo. Essa estratégia permite vários benefícios para que os varejistas ampliem seu potencial de vendas e aprimorem o relacionamento com clientes.

Embora possa ser o objetivo principal de uma estratégia no varejo, o aumento de vendas não é o único benefício imediato proporcionado pelo marketing digital. Empresas que recorrem a essa ferramenta constroem laços mais fortes com clientes e aumentam sua capacidade de fidelização, fortalecem sua presença online e têm maior precisão na análise de resultados.

Um dos grandes desafios na busca por visibilidade e resultados de uma loja virtual passa pela divulgação da mesma. Diferente das lojas físicas, numa loja virtual, ninguém “passa” por ela , ou seja, não há tráfego. Sendo assim, há que se desenvolver formas para encontrar seu público alvo e uma das maneiras se dá com a utilização do Marketing Digital.

Facilidade e seu Desafios no Marketing Digital
Por muito tempo, alardeou-se erradamente que no mundo virtual, seria muito mais fácil e barato de se trabalhar. Muitos acreditavam que ficariam ricos, em pouco tempo, sem nada gastar em relação a promoção e divulgação do site, bastaria colocar o site no ar que as vendas decolariam sem esforço algum.

Hoje podemos afirmar, sem medo de errar, que esta crença é completamente equivocada. Um site institucional ou uma loja virtual, necessitam além de grande dedicação, investimentos em Marketing Digital. Somente assim, sua loja, seus produtos e serviços serão conhecidos por possíveis clientes, gerando a chance de conversão em vendas.

Diferente das lojas físicas, que visam prioritariamente o cliente local, no mundo virtual, há uma quebra das barreira geográfica possibilitando o acesso de seus produtos em locais jamais imaginado. Hoje já somos mais de 110 milhões de usuários espalhados por todo país, este número que demonstra o grande potencial do mercado Brasileiro. Assim, fica fácil entender a necessidade de se utilizar o Marketing Digital para que se faça presente neste universo de possíveis clientes.

A quantidade de produtos no marketing digital é muito grande e deve ser escolhido conforme sua necessidade e pretensão. Cada um tem sua especificidade e atende a um propósito. Desta forma não existe o certo ou errado, mas sim, o mais adequado ao objetivo planejado. Abaixo listamos alguns do principais produtos.

GOOGLE
Hoje é inimaginável procurar por respostas sem pensar imediatamente em busca-las no Google. Tudo, simplesmente tudo, que procuramos tem resposta lá, senão a mais adequada, pelo menos a mais próxima do que procuramos. Logo, fica claro que temos que ter uma presença forte no Google.

A presença no Google pode ser paga, através de links patrocinados, ou de forma orgânica. A diferença entre elas é que enquanto numa você paga para aparecer (link patrocinado), na outra não há custo (pelo menos direto). O Google classifica a qualidade da informação de seus produtos e verifica se merecem aparecer nas primeiras posições de pesquisas.

É importante saber que mais de 80% das pessoas resolvem seus problemas na 1ª página de busca do Google, “BINGO…”, Entende a importância de estar na primeira página da pesquisa?.

A importância das MÍDIAS SOCIAIS no Marketing Digital
As mídias sociais são um fenômeno mundial, o FACEBOOK tem mais de 1,5 Bilhões de usuário espalhados pelo mundo, 8 em cada 10 Brasileiros estão conectados nele. O INSTAGRAN já tem mais de 400 milhões de usuários o WhatsApp mais de 900 milhões. Utilizar qualquer dessas mídias para fomentar negócios é fundamental.

Tanto como no GOOGLE, você tem diferentes formas de divulgar sua empresa, seus produtos ou serviços no FACEBOOK. Você deve criar uma página para sua empresa e divulgá-la para o maior número de pessoas possível. Quanto mais curtidas e engajamento você tiver na sua página, mais você irá aparecer na “timeline” de outras pessoas, o que pode vir a representar novos negócios. Entretanto, além desta forma orgânica, você também pode investir para fazer sua página aparecer para mais pessoas, através do FACEBOOK ADS.

Ao definir um orçamento e a sua segmentação de público alvo, seus posts aparecem na TIMELINE de pessoas que apesar de não te conhecer atendem aos requisitos de público alvo para seus produtos ou serviços.

E-MAIL MARKETING
Certamente é uma das mais antigas formas de divulgação em Marketing Digital. Entretanto, esteve na lista negra de várias empresas, por não trazer resultados significativos. Hoje em dia, já sabermos que o problema não é ele, mas sim, a forma como tem sido feito.

Por muito tempo, muitas empresas compraram grandes listas de emails, sem nenhum tipo de segmentação ou qualidade para enviar campanhas. Além de equivocadas, eram extremamente invasivas e iam na direção contrária ao conceito de atração. Na maioria das vezes, as pessoas classificavam como SPAM, prejudicando assim a sua reputação no mundo digital.

Hoje em dia o e-mail marketing, vem se mostrando uma eficiente ferramenta do marketing digital para “conversar” com seus clientes ou possíveis clientes, nutrindo-os de informações relevantes, para que no momento em que ele necessitar de algo, você seja lembrado.

INBOUND MARKETING
Por definição, inbound marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. Baseia-se na construção de relacionamentos em vez de propagandas e interrupções. Esta técnica, consiste em atrair possíveis clientes através da geração e publicação de informações relevantes para eles de forma que você seja lembrado quando este possível cliente necessitar de produtos e serviços que você vende.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: Inbound Marketing marketing digital