A importância do layout do seu site para seu negócio online

Muitos sites ainda apresentam uma aparência extremamente amadora e isso pode refletir negativamente no seu negócio. Veja como identificar esse problema e corrigi-lo imediatamente.

Sempre recebo sites dos meus alunos para avaliação e muitas vezes me deparo com o mesmo erro: sites extremamente amadores e que desmotivam qualquer usuário a navegar e saber mais sobre os produtos, serviçoes ou a empresa. Confira nesse artigo o que considero essencial para que seu site não desaponte seus visitantes.

OK. É verdade que em relação a alunos, é normal que o site tenha defeitos, sejam simples ou extravagantes, mas o que impressiona é que muitas empresas também cometem esses erros. Dependendo do mercado, o problema é ainda mais gritante: Quem nunca visitou um site de hotel e o computador quase travou por causa de fotos em altíssima resolução e vídeos por toda a parte? Ou quem não visitou um site com fotos gigantes e textos extremamentes curtos, que não diziam nada? Se entrarmos no quesito velocidade então... a maioria deixa a desejar. Confira os problemas e soluções para esses casos e melhore hoje mesmo seu website!

Velocidade
Problema: Um site lento oferece uma pessima experiência para o usuário. Além da rejeição pessoal, também vai aumentar a taxa de rejeição nas métricas do seu site, projudicando seus relatórios de desempenho.
Solução: hospede seu site em uma boa empresa de hospedagem. Uma hospedagem de qualidade oferece recursos essenciais para que seu site tenha um bom caregamento. Aliado a isso, cerifique-se que seu site foi desenvolvido com boas e atuais práticas. Dependendo da plataforma que foi desenvolvido, verrifique a possibilidade de ferramentas adicionais para melhorar o desempenho. Também se atente ao tamanho (em bytes0 das imagens. Quanto mais pesada uma imagem, mais lento para carregar.

Excesso de recursos
Exagerar em certos recursos também é um dos problemas que mais encontro nos sites que avalio. Querendo ter um site moderno e atraente, muitas pessoas acabam exagerando em recursos visuaais. Veja se realmente é necessário colocar um vídeo ou imagem como backgrouns, pop-ups e efeitos mirabolantes de javascript. Esses recursos, se mal aplicados, podem desviar a atenção ao que realmente importa... o conteúdo!

Conteúdo mal distribuído
Quando um usuário entra no seu site ele quer encontrar o conteúdo de forma fácil e rápida. Certifique-se de que o conteúdo principal está bem aparente e os atalhos para páginas internas bem distribuidos. Se um uuário não encontrar logo o que procura, é bem provável que ele sairá em poucos segundos do seu site e dificilmente voltará. 

Visual pouco atrativo
Se o excesso de recursos visuais é um problema, a falta deles também pode ser. Evite deixar o site muito simples (para não dizer, feio) e certifique-se de que ele tenha uma boa combinação de cores , fontes bonitas e de fácil leitura e imagens que combinem com todo o layout. É imprescendível que todo o layout seja harmônico e agradável. Isso irá passar seriedade e compromisso por parte da sua empresa. Nessa hora vale um consultoria com um designer.

Essas são algumas dics básicas para quem pretende administrar o próprio site e queira fazer isso de forma profissional e consistente. Convido-os a acompanhar minha publicações relacionadas a presença online positiva e desenvolvimento de projetos digitais. Uma abraço!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: criação de sites presença online positiva