Mais comentada

A Procura da Felicidade - Veja as liçoes de empreendedorismo do filme.

Adams Auni,
 A procura da Felicidade

Analise baseada no filme "A procura da Felicidade"
por Adams Auni

Recentemente assistimos nas telas do cinema uma realidade nacional com o titulo: “A procura da Felicidade”. Opa?! Como nacional? O filme é de Hollywood, o artista é o cara, é o Will Smith, que interpreta o Chris Gardner protagonista da historia!

Sim, podemos colocar que em vários pontos evidenciados no filme, correspondem a uma realidade brasileira e sobre isso que desejamos falar, essa realidade brasileira é o empreendedorismo.

O filme tem altos e baixos empreendedores e as nuances desse comportamento ao longo da trama que são realmente emocionantes, um misto de suspense, aventura e ação, o empreendedor vive essas emoções a todo momento.

Nos identificamos com a historia e com o personagem principal, pois muitos se reconhecem nas peripécias do dia a dia do Chris. O legal que é uma historia verídica e o cara, na realidade, que passou por tudo aquilo, hoje ta rico e não teve vergonha de contar a própria historia de vida.

Vamos aos fatos, Chris Gardner é um profissional, como qualquer um de nós, que vislumbra grandes possibilidades de negócios.

Como muitos de nós investimos tudo em uma idéia, porem o negocio não gira como deveria, provavelmente devido a não ter feito uma pesquisa sobre o produto e mercado e percebe tardiamente que essa relação é fundamental.

Pesquisar mercado e cliente ajuda a determinar a alma e o foco do negocio.

Você pode ser até um bom vendedor como o Cris, mas para ele faltou algo para o negocio funcionar, faltou “informação”.

Tipo: Quem ou o que, seriam seus concorrentes? O que seria o ponto fraco do seu negocio?

É de fundamental importância ter essas respostas para determinar ações antes do negocio se quer existir.

Se fazer algumas perguntas: O negocio é viável? É apenas uma idéia sem base? Qual a taxa de retorno?

Toda boa idéia é 5% inspiração e 95% transpiração! Isso é fato! Talvez ao Cris tenha faltado parte dos 95% da transpiração para a pesquisa de informação.

As vezes o concorrente não é um produto similar ou o negocio parecido na mesma rua, as vezes o concorrente pode ser algo fora do bairro, um produto mais avançado recém lançado, uma marca muito forte ou um marketing agressivo pela concorrência, talvez a meteorologia, o clima, a cultura local, mas para saber o que pode derrubar o teu negocio tem que pesquisar.

É questão de pesquisar o mercado, pesquisar junto aos possíveis e futuros clientes e conhecer a concorrência, seus produtos e serviços é de fundamental importância.

No caso do Chris será que ele pesquisou a fundo os hospitais, as clínicas, os profissionais?

Será que a empresa dona do produto havia realizado uma pesquisa para seus distribuidores?



Segundo o próprio Chris o produto era caro para o resultado, embora fosse possível ainda persuadir os clientes a comprar.

Persuasão foi uma das grandes ferramentas e de varias formas sobre os comportamentos aplicados, acredito que foi fundamental em todos os sentidos e nos momentos difíceis, que foram muitos, para se manter ativo ate o fim.

Percebe-se que ao sair de casa para vender tinha como objetivo o de voltar sem o aparelho, ate o filho sabia disso.

Estabelecer metas para si é importante. Objetivos específicos, com prazo determinado, planejamento acurado e ter clara qual a relevância desse desafio e a sua conquista para si.

Tem que ter importância pessoal, se não for assim, não valerá a pena.

Meta tem que ser desafiadora, caso contrário é tarefa!

O empreendedor tem que estar antenado, alerta e perceber oportunidades onde os outros não vêem nada.

Com o Chris foi assim, diante de um prédio, admirou o carrão o e perguntou ao dono do carrão o que ele fazia na vida, bastou para a lâmpada empreendedora se acender e a mente ativa do Chris ferver de idéias.

Onde muitos choram, há oportunidade de vender lenços!

No momento que percebeu uma nova realidade onde viu que se um outro podia, ele também poderia, bastava dizer onde e como ele iria também conseguir.

Se meta é o motor da vida a persistência e autoconfiança trabalham juntos como combustível infinito.

Tomou a decisão, mesmo em um momento difícil decidiu que era hora de arriscar, claro, mesmo sendo algo difícil, correu riscos calculados e acreditou no seu êxito.

A disputa pela única vaga de corretor e a concorrência apresentando-se mais qualificada e preparada, poderia desmotivar qualquer pessoa, mas nada disso abateu o Chris, pois decidiu ser o cara.

O Chris tinha autoconfiança e acreditava no seu poder de persuasão.

Quando correlacionamos a “brasilinidade” do filme, se deseja ilustrar que o brasileiro é empreendedor, independente do tamanho do negocio é meio Chris Gardner.

Não desiste, persiste. Mais dificuldade tem, mais luta.

Sempre busca ver o lado bom e positivo das coisas, não aceita a derrota, mantém seu ponto de vista, se ajusta as circunstancias, promove as mudanças estratégicas necessárias, persistente ao extremo e é otimista ate as ultimas conseqüências, permanecendo firme no seu ponto de vista mesmo recebendo opiniões contrarias.

E não faltaram situações que para desistir.

Qual nossa dificuldade para acreditar?

Muitos brasileiros se comportam e vivem como o personagem do Will Smith, poucos terão suas historias em Hollywood, mas com certeza ao lerem esse artigo se reconhecerão ou será lembrado por quem lê.

É muito bom fazer um auto-analise de vez em quanto, tipo: O meu negocio esta bem? Quais são os meus pontos fortes? Quais são os meus pontos fracos? Qual o meu objetivo?

“O titulo do filme é: “A procura da Felicidade”, mas poderia se chamar, “A busca de oportunidades”, “Persuasão e confiança”, “O futuro das relações”, “As possibilidades dentro das probabilidades” ou “O melhor negocio é vocꔓ.

Existem possibilidades infinitas, mesmo que você não as conheça, elas existem e estão aguardando serem encontradas, basta você estar pronto para reconhecê-las.

Empreendedor tem que ter um conjunto de comportamentos positivos e organizacionais que possa aplicar nos hábitos mais simples e fazer refletir tudo isso sobre o que faz.

Empreender é saber viver!

 
Se deseja saber mais sobre esses principios de liderança entre em contato com Adams Auni -  contato@gerenciamentominuto.com.br - palestras - treinamentos - consultoria - coaching - desenvolvimento de equipes


Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Vagas de trabalho