Mais comentada

A relação entre a produção de vídeos e o aumento das vendas (para quem não quer perder nenhuma oportunidade)

Alguém duvida de que o vídeo online veio para ficar? Ou que para ter uma poderosa estratégia de marketing de conteúdo, é necessário apostar na produção de vídeos para complementar os artigos do seu blog?

Alguém duvida de que o vídeo online veio para ficar? Ou que para ter uma poderosa estratégia de marketing de conteúdo, é necessário apostar na produção de vídeos para complementar os artigos do seu blog?

A audiência da TV não para de cair, enquanto mídias como Netflix e YouTube aumentam a cada dia. Muito se justifica pela flexibilidade de poder assistir o que quer na hora que for mais conveniente.

O grande sucesso dos vídeos entre seres humanos está no fato de apreciarmos o contato pessoal e uma conversa olho no olho. E essa é a ferramenta que melhor reproduz este tipo de contato pessoal.

Pessoas se conectam através das emoções, expressões faciais e linguagem corporal muito mais do que letras e números. Por isso, por mais que seus textos sejam cheio de personalidade e representem bem quem você é, nunca terão o mesmo efeito que um vídeo sobre sua audiência.

Pessoas se conectam com pessoas!

A FORÇA DO YOUTUBE

Qualquer pessoa com vontade de fazer acontecer e com as facilidades oferecidas pela internet pode virar um grande empreendedor e uma referência no mercado. Especialmente para aqueles que trabalham com Marketing Digital.

O Google é maior mecanismo de busca, responsável por quase 95% de todas as pesquisas feitas na internet. Talvez o que você não saiba é que 62% das pesquisas feitas no Google incluem procura por vídeos.

Bastante interessante!

O YouTube, por sua vez, é o segundo maior mecanismo de busca. Diferente das demais redes sociais, procurar conteúdos mais antigos não é uma tarefa que exige muita boa vontade e esforço. Basta digitar o que você precisa e voilá!

E por isso mesmo, a otimização de SEO não fica restrita apenas a textos. O tráfego e engajamento dos seus vídeos podem ser melhorados através do SEO para YouTube.

Se seus vídeos trouxerem conteúdo de qualidade, sobre um assunto que seja do interesse das pessoas e ainda for pensado para ranquear bem tanto no YouTube quanto no próprio Google, você pode chegar a atrair até 157% mais tráfego orgânico para seu blog ou site.

A melhor parte é que se você quiser ranquear uma página de vendas, por exemplo, adicionar um vídeo aumenta em até 50 vezes sua chance!

VÍDEOS AUMENTAM A TAXA DE CONVERSÃO

Não só o tráfego orgânico para sua página pode aumentar consideravelmente, mas também a taxa de conversão da sua página de vendas.

Sim, seu tráfego pode aumentar e bem como a taxa de conversão de sua página de vendas em até 80% se utilizar um vídeo de vendas.

A receita de empresas que apostam em fazer vídeos para divulgar seus produtos pode crescer em até 49%, já que quem assiste a este tipo de conteúdo fica mais propenso a tomar uma atitude, em especial se a “Call to action” for bem utilizada.

E para quem acha que os usuários do YouTube sequer assistem aos vídeos de anunciantes, saiba que, em média, as pessoas passam 16 minutos por mês assistindo anúncios.

Nada mal para quem pensa em utilizar este tipo de propaganda em seu negócio.

AS GRANDES EMPRESAS JÁ ESTÃO INVESTINDO EM VÍDEOS

Você consegue saber se um mercado está em crescimento ou não se grandes empresas já estão apostando nele.

Algumas marcas como Red Bull, WalMart e Playstation produzem conteúdos exclusivos para seus canais na rede social e com bons resultados.

O foco destas grandes empresas não é gerar vendas diretas através de vídeos, mas sim aumentar o seu valor de marca e reforçar a imagem entre o público consumidor.

As marcas que trabalham com um público entre 18 e 49 anos são as que mais apostam neste tipo de mídia, já que o público desta faixa etária é mais impactado por vídeos no YouTube do que por comerciais veiculados em grandes redes de televisão.

A boa notícia é que pequenas empresas e produtores de conteúdo também podem aproveitar dessa tendência do mercado sem precisar de grandes investimentos, pois com poucos equipamentos mas uma ideia muito boa você já consegue bons resultados para seu negócio.

TIPOS DE VÍDEOS QUE ENGAJAM E VENDEM

Os vídeos mais compartilhados são aqueles com conteúdo humorístico, ou um vídeo motivacional ou ainda um que ofereça informações bastante valiosas.

Seja sincero(a): você nunca compartilhou um vídeo de gatinhos fofos ou algo parecido com seus amigos?

Se sim, saiba que não está sozinho(a), já que 70% das pessoas também costumam compartilhar vídeos em suas redes sociais.

Mesmo que esse conteúdo seja de uma marca ou empresa.

  • 76% das pessoas compartilham conteúdos institucionais se for divertido;
  • 69% estão dispostos a compartilhar se trouxer informação e gerar valor;
  • 55% dos usuários compartilham um vídeo inspiracional;
  • 31% compartilham um vídeo apenas porque se identificam com a marca.

Ninguém mais dúvida que Vídeo Marketing é o futuro do Marketing Digital. Mais que isso, já é o presente.

Quanto mais tempo passamos conectados, mais consumimos conteúdo. E quanto melhor a conexão a que temos acesso, mais vídeos acessamos.

Justamente por não exigir praticamente nenhum esforço por parte do espectador, os vídeos são tão consumidos. Apesar de ter a passividade como característica, cerca de 92% das pessoas que assistem vídeos pelo celular, tendem a compartilhar se o conteúdo for interessante e bem feito.Mesmo que seja um vídeo promocional ou de vendas.

E mais, 40% das pessoas afirmam que as chances de comprar um produto pelo celular após assistir um vídeo são maiores.

Ou seja, se você é um infoprodutor, possui um comércio físico ou virtual ou vende serviços, não perca a oportunidade de conectar sua audiência com sua marca a qualquer hora e em qualquer lugar.

O vídeo pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar nas vendas, desde que bem utilizado. Algumas boas opções são fazer vídeos informativos sobre os bastidores da sua empresa, colher depoimentos de clientes satisfeitos e fazer demonstrações de seus produtos.

Basta usar sua criatividade, escolher um formato que atenda suas necessidades e começar a fazer vídeos de uma vez por todas.

Espero que tenham gostado.

Forte abraço!

Henrique Carvalho

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Henrique Carvalho marketing marketing digital vendas Vídeos YouTube

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração