Ambientes de Marketing

Caio César,
Conforme combinado no artigo anterior, este mês irei esclarecer uma importante parte do marketing, que é conhecermos o termo “Ambiente de Marketing”.
A empresa e todos os componentes externos os quais são relativamente incontroláveis, mas que influenciam seu processo de tomada de decisão, são definidos como ambiente de marketing, este é dividido em dois níveis: o ambiente de tarefa ou interno e o ambiente geral ou externo. O ambiente de tarefa ou interno “inclui todos os participantes imediatos envolvidos na produção, distribuição e promoção de oferta”. Representam este ambiente a empresa, os fornecedores, e para estes incluem-se não somente os fornecedores de produtos, mas também aqueles que prestam alguma forma de serviço à empresa como por exemplo bancos, seguradoras, transportadoras, etc; os distribuidores, revendedores e os clientes-alvo. É no ambiente interno que são caracterizados os pontos fortes, que propiciam uma condição favorável para a organização, os pontos fracos, ou condições desfavoráveis, e os pontos neutros que não beneficiam e nem prejudicam a organização, em relação ao seu ambiente. Agindo adequadamente sobre o ambiente-tarefa, a organização pode estabelecer diferenciais competitivos através dele.
O ambiente geral ou externo é composto por forças que influenciam indistintamente o conjunto das empresas atuantes em um determinado mercado, ou seja, exerce a mesma influência sobre todas as empresas, representam as oportunidades e ameaças, e são representadas por seis componentes:
• ambiente demográfico: refere-se ao estudo da população humana;
• ambiente econômico: envolve a economia como um todo.
• ambiente natural: meio ambiente, disponibilidade dos recursos naturais para uma organização ou afetados por ela;
• ambiente tecnológico: composto pelo conhecimento científico, pela pesquisa e desenvolvimento;
• ambiente político-legal: constitui-se pelas leis, regulamentações, agências governamentais e grupos que exercem pressão política;
• ambiente sociocultural: constituído de instituições e outras formas que influenciam os valores básicos, as crenças, as normas, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade;
É em busca da conquista de uma maior parcela de clientes que ocorre a competição de mercado, denominada concorrência. A disputa ocorre entre produtores, fornecedores ou comerciantes de um mesmo bem ou serviço em seus respectivos ambientes. A concorrência inclui todas as ofertas e os substitutos reais e potenciais que um comprador possa considerar para realizar sua escolha. Avalia-se que a concorrência entre produtores de bens ou prestadores de serviços tanto pode estimular o aperfeiçoamento tecnológico e a produtividade, quanto influir positivamente sobre o custo de vida da sociedade.

ACESSE: www.santangelo.adm.br
Avalie este artigo:
(1)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: ambiente consultoria marketing santangelo