Amigos: seus maiores aliados profissionais

Você sabe a importância da sua rede de contatos para seu desenvolvimento profissional? E como a internet te ajuda a ampliar o alcance de suas ações?

Os amigos são "a família que a gente escolhe", como diz o ditado. Mas, você já parou pra pensar que além de serem aquelas pessoas que estão presentes nos momentos que marcam a sua vida, eles também são importantes aliados e até decisivos em sua ascensão profissional? Isso é devido ao vínculo de confiança e o alto grau de intimidade que temos com eles, o que lhes habilita a dar informações mais precisas e sinceras sobre nós.


Do ponto de vista psicológico, os amigos são fortes influenciadores na formação da personalidade, da visão de mundo. Pesquisas indicam que ao longo da vida, colecionamos cerca de 400 amigos, mas mantemos contato com menos de 10% deles, sendo que vivemos rodeados por apenas trinta pessoas por vez. Dessas, apenas seis são tidas como verdadeiros amigos.

É fato que as redes sociais mudaram a nossa forma de interagir e perceber a amizade. Nos conectamos aos amigos, porém, de forma muito superficial. Passamos horas navegando por fotos, mensagens, comentários, piadas e quando nos damos conta, o tempo passou, assim como inúmeras oportunidades de nos desenvolvermos pessoal e profissionalmente.

Na contramão desta tendência, surgem alternativas que incentivam o uso das redes sociais virtuais para fins profissionais, cujo exemplo mais popular é o Linkedin. Ali, amigos e parceiros são indicadores fiéis sobre a credibilidade, conhecimento técnico e desempenho dos membros, que expõem seus perfis em busca da alavancagem de suas carreiras e a realização de negócios entre si.

Quando falamos em relações comerciais, o voto de confiança dos amigos é ainda mais decisivo. A opinião destes tem enorme peso e relevância em nossas decisões de compra, ou seja, eles são nossos influenciadores nesta ação, portanto, devem ser considerados nas estratégias de marketing das empresas.

Outra rede social que começa a despontar no mercado, sendo o modelo genuíno em social-commerce (s-commerce) é a recém-lançada MyWeenkel, que reúne as funções de anúncios, indicações e recomendações comerciais entre amigos, conhecidos ou familiares. É um espaço comum, onde cada pessoa cria um perfil em forma de loja virtual e, por estarem em rede, os amigos cumprem o papel de "apoiadores", agregando credibilidade a cada usuário. Em tempo real sabe-se o que todos os amigos fazem profissional e comercialmente, o que permite às pessoas lucrarem e crescerem juntas, além de ampliarem infinitamente seus contatos, já que um coopera com o outro na recomendação de anúncios.

A amizade é uma via de mão dupla que, se explorada corretamente, dentro da ética e sinceridade pode resultar em oportunidades para ambas as pessoas. A internet nos permitiu sair da boa intenção e partir para a prática, com retornos cada vez maiores e rápidos. Os espaços para cooperação já existem, cabe aos internautas saberem tirar proveito disso com sabedoria e respeito.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: amigos marketing pessoal redes sociais s-commerce

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração