As expectativas de tendência de consumo em 2017 estão na tecnologia

Trabalhar com vendas é ficar de olho no que os consumidores querem e naquilo que ainda nem sabem que querem. Veja as expectativas de consumo para 2017 segundo o Trend Watching.

Não adianta, quando se trabalha com vendas é preciso ficar de olho nas tendências de consumo e nas expectativas dos consumidores para cada ano. Muitas delas vão se manifestando naturalmente e sendo percebidas a partir da venda, outras dão um pulo um pouco mais à frente.

Pelo que vimos segundo o site Trend Watching, as tendências de consumo em 2017 estão nas tecnologias. Veja algumas delas a seguir para entender o que seus consumidores podem estar buscando e avaliar o que pode ser feito na sua empresa.

Experiências digitais

Em 2017, a experiência de compra ganhou uma nova frente: a das experiências virtuais. O crescimento de dispositivos como os óculos de realidade virtual mudou o foco da informação para a geração de momentos únicos.

É como se o consumo tivesse passado para uma esfera mágica de conquista a partir do meio virtual, onde se torna real. Em um verdadeiro ilimitado mundo virtual, as usuais limitações físicas de custo, acessibilidade e capacidade pessoal não se aplicam mais as experiências, fazendo com que o tempo das pessoas seja o único limite.

Um exemplo dessas experiências virtuais que podem ser geradas será o show da banda ABBA para 2018, que promete utilizar os últimos recursos digitais de tecnologia virtual para permitir às novas gerações ver, ouvir e sentir a banda como nunca antes imaginado.

Marcas com propósitos

Com a polarização dos países, guerras, ataques, divisões raciais, sexuais, geracionais, crise econômica e os impactos da globalização cada vez mais pulsantes, é preciso tomar um partido.

Marcas com propósitos vão encontrar oportunidades renovadas para ajudar as pessoas a entenderem qual sua posição no mundo, suas relações com o lugar onde vivem e as pessoas que a rodeiam. Essa tendência tem os dois lados da moeda: não é possível agradar todo mundo, mas ter uma parte leal ao seu lado será muito mais forte.

Sustentabilidade inteligente

Quando você pode pagar para usar carros por minuto, acessar espaços de trabalho por cada hora, comer refeições feitas pelos seus vizinhos e tantas outras soluções já presentes no mundo, os processos tradicionais de negócio começam a parecer cada vez mais negativos para o mundo.

Assumir processos de sustentabilidade nas empresas já passou de ser moda para ser algo essencial, especialmente quando pensados de forma inteligente. Encontrar e explorar novos recursos de valor e formas de eliminar qualquer desperdício deve ser um dos planos para 2017.

Além destas, expectativas como o aumento do uso de comandos por voz (como as assistentes virtuais) e do reconhecimento das pessoas de forma anônima (tratamento semelhante para todos) são tendências em crescimento.

É importante não somente observar o consumidor atual, mas observar as tecnologias que estão crescendo exponencialmente, como a impressora 3D, big data, nuvem, realidade virtual e tantas outras oportunidades latentes para a venda. Com isso em mente é só dar a partida para construir marcas que importam, produtos que encantam e campanhas que as pessoas não vão deixar de falar sobre.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: marketing realidade virtual sustentabilidade tecnologia tendências tendências de consumo trending VR

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração