As gerações: influenciam o comportamento de compras dos consumidores

Cada geração tem as suas peculiaridades, e é comum que uma nova geração quebre os estereótipos da geração anterior. Por exemplo, a geração baby boomers teve a sua forma de pensar moldada no período após a Segunda Guerra Mundial, por isso, são idealistas, revolucionários e coletivos; o que reflete em um consumo mais ideológico. Já a geração X, que vem logo após, foi influenciada pela hegemonia do capitalismo e pela meritocracia, dessa forma, de um modo geral, seus membros são materialistas, individualistas e competitivos, totalmente diferentes da geração baby boomers.

Para que o profissional de marketing possa atingir o seu público-alvo e realizar a venda é preciso, constantemente, acompanhar o comportamento dos consumidores – uma vez que as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas estão ocorrendo em grande velocidade.

Por isso que é muito importante na escolha das estratégias e ações de marketing, que serão adotadas nas empresas, serem observados os fatores que influenciam o comportamento de compras dos clientes.

O guru do marketing Philip Kotler definiu os seguintes fatores que influenciam o comportamento de compras dos consumidores: culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Pois, baseados nesses fatores é que irão ser definidas as estratégias, tendo em vista que uma estratégia adotada no passado nem sempre será eficaz no presente, porque o avanço tecnológico e as inovações estão sempre lançando novos produtos e serviços.

Nesse contexto, pode-se verificar que as gerações irão influenciar o comportamento de compras dos consumidores; e para que você possa entender melhor o histórico da criação de cada geração irei citar a classificação por gerações – que diferente de separar por idade, sexo ou renda se apresenta como uma forma mais correta para definir alguém, mesmo com o passar dos anos, uma vez que permanece com as suas denominações, independente de mudanças pessoais, de faixas etárias ou econômicas –.
A geração Baby Boomers
São todas aquelas pessoas da geração nascida de 1940 a 1959, logo depois da Segunda Guerra Mundial. Após o período da guerra, em 1945, os combatentes voltaram para as suas casas e houve então uma explosão populacional, principalmente nos Estados Unidos da América, que deu origem a essa famosa nomenclatura que tem como tradução: explosão de bebês.

Comportamento dos Baby Boomers
As pessoas dessa geração são aquelas que buscavam estabilidade na carreira e um emprego fixo, na qual pudessem construir as suas carreiras até chegarem à época da aposentadoria.
São idealistas, revolucionários e coletivos, o que reflete num consumo mais ideológico; curtem televisão, jornal, revistas, livros, carros, música e cinema.

A geração X
Pertencem a essa geração os nascidos de 1960 a 1979, e foi influenciada pela hegemonia do capitalismo e pela meritocracia. Respeitam a hierarquia, dedicam-se com entusiasmo e estão dispostos a encarar os desafios. Priorizam a construção de uma carreira linear em equilíbrio com a vida pessoal e que tenha segurança e estabilidade.

Comportamento da Geração X
Geralmente, são materialistas, buscam a individualidade sem a perda da convivência em grupo, são adeptos do consumo que gera status, na qual escolhem os produtos de marcas consagradas, tais como os carros e artigos de luxo, buscam os seus direitos, gostam de liberdade e são muito competitivos.

A geração Y ou Millennials
Essa geração tem como integrantes as pessoas nascidas de 1980 a 1994. Essa geração se desenvolveu numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade; foi a primeira geração nascida no novo mundo tecnológico.

Comportamento da Geração Y ou Millennials
Estão sempre conectados, vivem nas redes sociais, buscam sempre novas tecnologias, são questionadores e globais. Não têm interesse em marcas ou posses, mas em experiências e facilidades; gostam de festivais e de viagens.

A geração Z
São todas as pessoas nascidas de 1995 a 2010 e os jovens dessa geração são mais realistas e pragmáticos do que os millennials. Eles, também, não podem ser definidos por rótulos, são mais tolerantes e abertos ao diálogo e levam as coisas com mais humor e leveza.

Comportamento da Geração Z
As pessoas dessa geração são conhecidas por serem nativas digitais – isto é, são aquelas que nasceram e se criaram com as tecnologias digitais presentes em suas vidas –, muito familiarizadas com a internet, aplicativos e celulares. Suas principais características são: compreensão da tecnologia; capacidade de exercer multitarefas; e
São éticos e valorizam a verdade – as empresas e os seus produtos tem que ser condizentes com as suas visões do mundo, ou seja, não toleram propagandas enganosas, por exemplo: uma empresa colocar um rótulo verde em um produto que degrada o meio ambiente.

A geração Alpha
E por fim, a geração Alpha. Enquadram-se nessa geração todas as crianças nascidas a partir do ano de 2010.

Assim, vimos que cada geração tem as suas peculiaridades, e é comum que uma nova geração quebre os estereótipos da geração anterior. Por exemplo, a geração baby boomers teve a sua forma de pensar moldada no período após a Segunda Guerra Mundial, por isso, são idealistas, revolucionários e coletivos; o que reflete em um consumo mais ideológico.

Já a geração X, que vem logo após, foi influenciada pela hegemonia do capitalismo e pela meritocracia, dessa forma, de um modo geral, seus membros são materialistas, individualistas e competitivos, totalmente diferentes da geração baby boomers.

É bom lembrar que nas gerações mais jovens surgem os responsáveis pelo lançamento das tendências (modas, costumes, etc.), as quais mais tarde migram para o mercado de massa. Isso pode ser comprovado no dia a dia vendo pessoas de gerações mais antigas utilizando as redes sociais e aplicativos em seus smartphones.

Portanto, é muito importante que os profissionais de marketing na escolha das estratégias e ações de marketing, que serão adotadas nas empresas, observem os fatores que influenciam o comportamento de compras dos clientes, em suas respectivas gerações. Quem estiver atento às tendências de mercado e lançar primeiro os produtos e serviços conquistará uma enorme vantagem competitiva.

 

 

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: ação de marketing comportamento de compras do cliente estratégia geração geração alpha geração baby boomers geração X geração Y geração Z marketing Philip Kotler Roberto Morais Batista vantagem competitiva