As mídias sociais e o marketing digital

A influência das mídias sociais sobre o comportamento dos consumidores e na sua motivação de compra

O marketing digital trouxe para as organizações, empreendedores e profissionais várias oportunidades de crescimento e visibilidade com o uso das mídias sociais como Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram e Youtube através dos aplicativos instalados em aparelhos como smartphones, tablets, notebooks os indivíduos estão sempre conectados. O marketing digital se tornou um instrumento de captação de novos clientes, capaz de proporcionar a fidelização dos mesmos com as compras que garanta realização e a satisfação pessoal dos consumidores.

Antes do uso das mídias sociais o consumo se dava pela razão, pois eram analisados o custo/benefício e a praticidade e assim decidia-se pela compra de um produto ou pela contratação de um serviço, pensava-se de forma mais racional e consciente. Hoje muitos consumidores acabam sendo influenciados pelas mídias digitais que fazem o papel transformador de desejos em necessidades, já que existem muitos consumidores guiados por suas emoções e desejos (motivação) que os leva a investir para de alguma forma de obter a sua satisfação pessoal.

Com a evolução da internet os indivíduos estabeleceram relacionamentos pessoais e profissionais globalizados, por isso para muitas empresas para entrarem nessa chamada “Era digital global”, que as aproximou ainda mais aos clientes e criou um relacionamento de intimidade, sofreram mudanças nas suas estratégias operacionais e aplicaram investimentos em recursos tecnológicos para comunicar com os seus clientes de forma mais eficiente, tanto os internos através do endomarketing, mas principalmente com os clientes externos através das mídias sociais, além dessas mudanças ocorreu um forte pensamento estratégico para melhorias na cadeia de suprimentos (Supply Chain) e no capital humano necessário para o desenvolvimento dos recursos e possibilidades para uma comunicação bem mais eficiente.

Atualmente observa-se um grande impacto das mídias sociais no comportamento dos consumidores, pois muitas campanhas promovidas nas redes pelas empresas são capazes de aguçar os desejos que muitas vezes acabam virando necessidade para os consumidores, através de técnicas de comunicação especificas e bem elaboradas com fortes indícios de PNL, persuasão e influência capaz de levar aos mesmos a compra.

Outra mudança de comportamento dos consumidores que merece destaque é o fato de que os sites de buscas e alguns aplicativos fazem o trabalho que as pessoas faziam de se locomoverem até as lojas, fazer pesquisa de preço e às vezes até de tocar os produtos desejados, pois muitas vezes as telas dos celulares e computadores conseguem deixar bem claro os benefícios do produto, através o uso de descrições detalhadas e o uso de fotos, assim as lojas físicas para muitos clientes hoje são utilizadas apenas como um recurso para ver se o produto escolhido na internet tem as características descritas, para posteriormente dar o andamento da compra pela web.

De forma ainda mais eficiente, atualmente as pesquisas e buscas dos consumidores aos sites são usadas de formas mais inteligente pelas organizações para medir o interesse dos usuários a determinados produtos ou serviços. Assim, várias empresas interessadas a um determinado nicho podem ter acesso a estas informações para criarem estratégias e comunicar da maneira correta a fim de intensificar e aumentar o seu mercado atendendo cada vez mais pessoas e vendendo ainda mais os seus produtos.

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