Como atuar no Mercado Digital

O mercado do marketing digital ainda é considerado novo. E por mais que você ache que saiba de tudo, sempre há algo novo para aprender...

O que você sabe sobre o mercado digital?

Todos os fatos, estatísticas e curiosidades que você precisa saber sobre o mercado digital são importantes sim... Mas, a pergunta é: como atuar no mercado digital?

Afinal, isto é o mesmo que trabalhar online porque o mercado digital está na internet.

De acordo com os dados da Forbes, metade da população mundial está online hoje em dia e cerca de 1/3 se encontra nas redes sociais e 53% usam alguma tecnologia mobile para se conectar.

Conforme estudos ainda, pessoas das mais diversas culturas, raças, gêneros e idades de todo o planeta estão conectadas a uma rede de informações que só cresce.

Aí podemos falar ainda que atividades de consumo também são fortemente modificadas graças a internet, criando hoje o que se chama de Economia Digital.

A economia digital movimenta mais de 3 trilhões de dólares!

E se apoia na tecnologia, nas redes entre pessoas e em mídias alternativas tanto para veicular os anúncios quanto publicar uma quantidade enorme de conteúdo.

Sobre anúncios e conteúdos, vamos falar mais adiante...

O mercado digital não acaba com outros modelos de negócios, mas se adapta a eles e se une a essas várias formas de ganhar dinheiro.

Investimento em Marketing Digital

O fato verdadeiro, porém, é que cada vez mais as marcas estão investindo em canais de marketing digitais.

Porque assim conseguem alcançar a persona ideal no lugar eles mais gastam seu tempo no ambiente virtual.

Tanto é que falamos muito aqui em temas como:

• Marketing de Conteúdo,
• Construção em Mídias Sociais,
• Anúncios Online,
• Otimização de SEO,
• Construção de Sites!

- Que são requisitos básicos para qualquer empresa atuar hoje em dia.

No mercado digital, todos os consumidores, inclusive do mercado B2B, querem se relacionar com empresas no momento em que for mais adequado para eles.

Não desejam ser interrompidos por propagandas em um momento de lazer, muito menos receber uma ligação de um vendedor no meio de um jantar com amigos, por exemplo.

A importância do Marketing Digital

O Marketing Digital é um tipo de marketing que usa a tecnologia para identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores.

Inclusive, esta vertente do marketing não é uma exclusividade de negócios online ou de blogs e sites, mas também bastante utilizado para promover negócios físicos.

O Marketing Digital envolve algumas atividades como:

• Gerar valor através do Marketing de Conteúdo
• Criar relacionamentos com audiência através do E-mail Marketing
• Aumentar alcance usando SEO (Search Engine Optimization)
• Melhorar o lado social através da Gestão de Mídias Sociais
• Produzir conteúdos dos mais diversos formatos

O Marketing Digital vem evoluindo muito nos últimos essas e as mudanças certamente serão cada vez mais rápidas, com o uso cada vez maior de táticas de Inbound Marketing X Outbound Marketing.

Daí, a necessidade de manter-se sempre atualizado e prestar atenção nas novas tendências de marketing para se manter competitivo no mercado digital.

Estratégias Básicas do mercado digital

Ao conhecer as tendências do mercado você já estará mais bem preparado para conseguir ganhar dinheiro na internet ou no seu ramo de atuação.

No entanto, o que você precisa é garantir os resultados.

E como fazer isso?

Trouxemos algumas estratégias já conhecidas, mas importantes.

Não deixe de considerar.

Objetivo

Existem vários objetivos!

• Expandir o negócio no mercado digital
• Aumentar o número de leads
• Aumentar as vendas, etc.

E aqui vale um adendo importante: o Marketing Digital funciona muito bem para pequenas empresas porque é totalmente acessível e não exige alto investimento financeiro!

Agora, apenas começar a investir no marketing digital apenas porque é uma tendência não é legal... Você precisa ter objetivos!

Funil de Vendas

Também faz parte do bê-á-bá do Marketing Digital.

Funil de Vendas nada mais é do que um plano sequencial que se inicia no contato da pessoa com a empresa até a realização da venda.

Ele existe porque melhora o controle sobre os investimentos e ações tomadas durante o processo.

Obviamente que para cada degrau dessa escada que é o Funil de Vendas você deverá ter um tipo de campanha!

Agora, sejamos justos: com um funil de vendas você poderá ter novos leads, e mais do que isso: também poderá aumentar a sua taxa de recompra.

Se o seu consumidor passa por uma boa experiência na jornada de compra, ele pode não só comprar novamente como também indicar sua solução para outras pessoas.

Call to Action

A Call To Action é uma chamada para ação!

A tradução já diz o que isso significa...

Um pedido para que a sua audiência tome a decisão que você deseja dentro do seu site.

E isso tem tudo a ver com o seu objetivo traçado acima.

Porque nem sempre, conforme o Funil de Venda, você vai querer que ele compre direto...

O ideal pode ser ele ir para uma página que não é a de vendas.

Ou ele pode, simplesmente, cadastrar o e-mail... Etc.

Uma boa CTA não só chama a atenção como é capaz de ajudar uma pessoa a passar pelas etapas do funil de vendas.

Atração de Leads

Para fazer com que as pessoas passem pelo seu funil de vendas, primeiro você precisa gerar tráfego. E tráfego qualificado.

E você deve considerar várias formas de atrair leads, como:

• Conteúdos de Qualidade
• Criação de Design
• Redes Sociais

Em todos você ainda pode adicionar a otimização das técnicas de SEO, que vai fazer com que seu conteúdo fique bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google.

Neste tópico, temos uma dica importante: o ideal é selecionar o seu orçamento e esforço para leads de qualidade, isto é, leads que tenham maiores chances de conversão.

Resultados!

Até esse ponto da leitura ficou muito simples que para entender como atuar no mercado digital não é preciso muito além de dedicação e estudo!

Por fim, resta apenas dizer que tudo isso só vai fazer sentido se você conseguir mensurar os seus resultados.

As KPIs ajudam você a entender quão bem uma estratégia está funcionando.

• Porque se estiver funcionando, você continua usando.
• Se não tiver dando certo, você muda de estratégia.

E como saber disso tudo?

Definindo as KPIs corretas para avaliação!

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