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Como motivar os funcionários? (Parte 2)

Antônio Alves,
Por: Antônio Alves dos Santos




“ A motivação move resultados, cumpre metas, atinge objetivos e cria facilitadores emocionais para driblar as dificuldades do dia-a-dia.”
                                                  (Silvana Martani)



Dando seqüência ao nosso tema, vamos à algumas dicas para criar um ambiente de trabalho estimulante e alegre para todos. Conforme orientação de Anne Bruce.


01) Monte uma equipe motivada

A realidade é que as pessoas só ficam motivadas à fazer o que é de seu interesse.
Seu objetivo como líder e fazer com que encontrem pontos de identificação entre o seu próprio bem-estar e o da organização.
* Descubra por que seus colaboradores querem ser motivados por você.
* Reconheça que a verdadeira motivação está dentro de você
* Direcione os colaboradores para o que é mais importante e significativo.


02) O que nós ganhamos com isso?

Se você quiser realmente influenciar e entusiasmar as pessoas, precisa
descobrir por que elas fazem as coisas e quais são seus motivos e intenções
* Medo e manipulação não apresentam bons resultados.
* A técnica do torrão de açúcar raramente funciona.
* Desenvolva uma abordagem que promova a propósito e o crescimento pessoal.


03) Saiba o que impulsiona as pessoas.

Para que as pessoas atinjam altos níveis de desempenho, é preciso colocá-las em cargos que satisfaçam suas necessidades individuais, mas sem deixar de lado o que é importante para a empresa.
* Aprecie o que cada pessoa tem de especial
* Peça opiniões para aumentar a satisfação
* As pessoas valorizam objetivos cheios de significado.


04) Faça com que os colaboradores se sintam parceiros.

Se você quer colaboradores altamente motivados, é fundamental que eles sintam e exerçam algum poder dentro da organização.
* Encoraje o pensamento empreendedor.
* Explique como o negócio funciona.
* Deixe que os colaboradores se sintam “donos do negócio”.


05) Mostre como o negócio funciona.

Para ter sucesso no mundo empresarial atual, toda e qualquer pessoa precisa conhecer mais sobre o negócio do que sobre suas próprias tarefas.
* Fale sobre dinheiro
* Incentive a administração do tipo “livro aberto”
* Ajude as pessoas a enxergar o cenário mais amplo


06) Conheça seus concorrentes.

Quando os profissionais se unem para competir no mercado, sua motivação aumenta na mesma proporção em que eles descobrem quem e o que estão enfrentado.
* Ensine os colaboradores a serem competitivos
* Monte um arquivo sobre a concorrência
* Compare sua empresa com a concorrência.


07) Encoraje decisões de risco inteligentes

Por que os colaboradores evitam tomar decisões? Talvez porque, nas raras ocasiões em que tentaram e não obtiveram sucesso, foram duramente repreendidos ou até mesmo demitidos.
* Diga aos colaboradores que o risco é a chave para o sucesso.
* Delegue poder para que a equipe tome decisões de risco.
* Estimule a tomada de decisão de risco com um comportamento a ser aprendido.


08) Incentive o pensamento criativo e inovador.

O segredo de uma empresa que sobrevive e prospera por várias décadas, ou mesmo séculos, está no grupo de executivos que aprendeu a se adaptar às  mudanças no cenário corporativo, às vezes até se antecipando às transformações que ocorrem a seu redor.
* Pense grade, pense virtualmente.
* Desenvolva um pensamento criativo e inovador.
* Enfatize os aspectos das soluções inovadoras.


09) Ressalte a relação entre motivação e desempenho.

Como líder, você sabe que há uma ligação direta entre a motivação e o
desempenho dos colaboradores.Na verdade essa conexão varia de acordo com a cultura da empresa e com seu entusiasmo na divulgação desse tema entre os colaboradores.
* Saiba o impacto que você provoca nas pessoas.
* Deixe claro o que você considera um bom desempenho.
* Diga o que espera das pessoas e seja específico.


10) Ajude sua equipe a atingir uma performance de alto nível.

O nosso objetivo é fazer com que a equipe direcione seus esforços para
transformar motivação em alto desempenho e produtividade.
* Incentive as pessoas a superarem seus próprios limites.
* Estabeleça padrões e seja claro.
* Defina a responsabilidade de cada um.


11) Faça com que se comprometam com suas idéias, e com as deles.

Quanto mais informações um funcionário tiver sobre o trabalho a ser feito, mais facilmente ele aceitará suas sugestões sobre como executá-lo de forma impecável.
* Incentive a equipe a elevar os padrões de desempenho e performance.
* Coloque no papel tudo o que você e seus colaboradores concordaram em fazer.
* Determine uma linha de ação e vá em frente


12) Defina antecipadamente e recompensa e a meta de desempenho

Deixe os colaboradores saberem antecipadamente o que ganharão se atingirem as  metas de desempenho que foram estabelecidas em comum acordo. Seja claro sobre as recompensas que estão à sua espera.
* Aumente e autonomia.
* Aumente a visibilidade dentro da organização.
* Coloque o sucesso na vitrine.


13) Sempre espere o melhor dos colaboradores

É absolutamente natural, e até inevitável, que os gerentes criem expectativas em relação à equipe. Pesquisas mostram que nossas expectativas em relação a outras pessoas estão diretamente ligadas à produtividade, à lucratividade e, é claro, à  motivação no trabalho.
* Consiga o que você pediu.
* Aja conforme as expectativas.
* Crie um ambiente de alta performance e alta produtividade.


14) Inspire sua equipe a aumentar a produtividade.

Os grandes líderes são em geral pessoas inspiradoras. Elas parecem ter um talento natural para trazer otimismo e fé num futuro melhor.

Considerando as seguintes estratégias:
* Peça sugestões, idéias e críticas sobre o ambiente de trabalho atual e como ele pode ser melhorado.
* Enfatize seu comportamento pessoal e não esqueça de elogiar o envolvimento  da equipe com o trabalho.
* Relacione o sucesso de sua equipe com o sucesso da organização.

Algumas maneiras adicionais de estimular os colaboradores:
* Distribua prêmios.
* Reconheça e elogie.
* Treine, treine, treine.

15) Crie um programa de incentivos para levantar a moral

Todo mundo sabe que a maneira mais fácil de tornar o trabalho mais atraente é  aumentar o pacote de benefícios oferecidos aos colaboradores.
Os tempos em que as vantagens se resumiam a um plano de saúde e um seguro de vida ficaram para trás. É preciso ser cada vez mais criativo para aumentar o moral
da empresa, motivar a equipe e tornar mais agradável o ambiente de trabalho.
* Seja flexível com os colaboradores.
* Motivar a criatividade.
* Faça como os outros.


16) Delegue poder

Os melhores gerentes sabem que colaboradores seguros, confiantes e capazes rendem mais.É por essa razão que eles delegam cada vez mais o poder.É verdade que muitos resistem em agir dessa forma, porque eles gostam de ter a autoridade nas mãos.Mas pense bem: seu papel não é der controlar o poder, mas usá-lo como recurso, um meio para alcançar um fim. Quando você delega o poder, divide a responsabilidade com a equipe.
* Ajude os colaboradores a transformar responsabilidade em motivação.
* Deixe-os experimentar o poder.
* Redefina seu papel como gerente.


17) Estimule a responsabilidade em todos os momentos

A melhor maneira de estimular a responsabilidade em sua equipe é ajudando-a a entender e a apreciar seu papel no cenário mais amplo do negócio.
* Encoraje os colaboradores a acreditar neles próprios.
* Ajude os outros a superar as barreiras para o sucesso.
* Delegue responsabilidades aos colaboradores.


18) Tenha confiança num futuro melhor

Quando acreditamos na possibilidade de momentos melhores, um futuro mais brilhante de descortina.Como gerente, seu trabalho mais importante é justamente levar esperança para as pessoas que trabalham com você.
* Entenda o fenômeno do potencial humano.
* Construa uma relação de confiança.
* Mostre aos colaboradores que eles merecem sua confiança.


19) Levante o moral da equipe

O moral está ligado ao entusiasmo e ao comprometimento das pessoas no dia-a-dia de seu trabalho. Ele afeta diretamente a busca pela excelência.Não basta que os executivos confiem na equipe, é preciso que a equipe também confie nos executivos, e em atender aos interesses individuais e aos da equipe, e  vice-versa.Lembrando que as pessoas são o maior ativo de uma empresa.

A competência profissional abre as portas, mas a chave para que tenham um desempenho superior está em suas atitudes.
* Faça o que você diz que vai fazer.
* Privilegie a integridade.
* Seja verdadeiro e mostre seu lado humano.


20) Divirta-se e fique motivado.

Há uma relação direta entre diversão no trabalho e produtividade, criatividade, moral, satisfação, baixa rotatividade de pessoal e como você bem pode imaginar; lucratividade.Um ambiente ameno ajuda a aliviar o estresse e a tensão, melhora a comunicação, reduz conflitos, une as pessoas, elimina o marasmo e a fadiga e traz muita energia positiva.Para ter sucesso e liderar uma equipe motivada, você precisa fazer com que as pessoas tenham vontade de trabalhar e queiram ir à empresa todos os dias.
* Estimule a “motivação-diversão”.
* Diversão pode rimar com obrigação.
* Reconheça o poder da diversão.


21) Combata a falta de entusiasmo

Seu trabalho gerencial impacta direta ou indiretamente na autoconfiança dos colaboradores, em seus desejos, interesses de longo prazo e sua paixão pela vida. A  concentração é um poderoso instrumento para combater o desânimo e confrontar a negatividade que afeta o ânimo das pessoas.
* Selecione as pessoas certas.
* Mantenha os melhores profissionais.
* Proteja a dignidade e a auto-estima dos colaboradores.


22) Conquiste a confiança dos colaboradores

Motivar os profissionais mais talentosos é a função mais importante de um gerente.Como manter as pessoas motivadas? Pesquisas mostram que o item mais valorizado por um colaborador não é o salário, o cargo ou a bonificação que ele recebe por alguma conquista especial. O que realmente faz toda a diferença, e ai,sim sua influência é total, e a qualidade do ambiente de trabalho

* Saiba o que mantém os melhores talentos.
* Entenda as razões que motivam os colaboradores a ficar.
* Deixe valores e atitudes serem o seu guia.


23) Coloque o coração e alma em sua equipe

Na sociedade globalizada em que vivemos, a tendência é manter o foco em temas com gestão de negócios, finanças, estratégia de marketing, produção, serviços e atendimento ao consumidor.Isto mostra que muitos esquecem que, em sua essência, as organizações são fitas de pessoas e relacionamentos.
São essas relações interpessoais que permitem a transformação de metas individuais em coletivas.Se você realmente se importa com sua equipe, e demonstra isso, saiba que está atendendo à sua necessidade básica de atenção, além de motivá-la com o coração e a alma.

* Inspire o trabalho de equipe.
* Lidere com o coração.
* Estimule o espírito de equipe.

Algumas sugestões para encorajar o espírito do grupo:

23.1) Apresente à equipe metas e objetivos definidos.
23.2) Deixe que as pessoas criem suas próprias regras.
23.3) Encoraje a diversão e o senso de humor no trabalho.
23.4) Dê autonomia aos seus colaboradores para que eles tomem decisões.
23.5) Cumpra o que você prometeu.
23.6) Deixe a equipe encontrar as soluções para os problemas. Não intervenha.
23.7) Permita que os colaboradores administrem o próprio orçamento.
23.8) Alto astral x baixo astral: algumas fases do projeto podem transcorrer mais calmamente do que outras.
23.9) Deixe a equipe escolher o sistema de recompensas e incentivos.


24) Libere o poder do potencial humano.

O combustível que alimenta o seu cérebro eé bastante simples: oxigênio e glicose. O resultado dessa combinação é energia pura. Sem isso, não há sinergia em sua empresa.Como gerente e líder, você sabe que , à medida que a sinergia for crescendo, construindo e motivando as pessoas ao longo do tempo, os resultados recompensarão seus esforços.

Segundo as palavras de Ralph Waldo Emerson, “ dê o máximo de si, pois tudo está dentro de você”.

* Treine-os.
* Lidere-os.
* Ame-os.

Algumas sugestões e dicas foram planejadas para fazê-lo pensar, sobre o potencial latente que existe dentro de cada um de nós e também sobre o poder que envolve a inteligência, a criatividade, a curiosidade e a energia.


Considero essas dicas fundamentais para todos nós. É claro que se conseguirmos executar todas, seria ótimo, mas sabemos nem sempre isso é possível.É como diz o ditado popular: “Cada um sabe onde o seu sapato está apertando”, mas devemos fazer troca de sapato, e não ficar só reclamando.

A teoria na prática é outra. Porém se não iniciarmos nunca iremos terminar e ficaremos sem saber se melhorou.


Não esquecendo que: “As pessoas são o maior ativo de uma empresa”.

É com diz Lee Iacocca: “No final das contas, gerenciar resume-se em três palavras: pessoas, produtos e lucros. As pessoas vêm em primeiro lugar”.


Infelizmente algumas pessoas não pensam dessa forma.


Anne Bruce é palestrante e conferencista renomada nos Estados Unidos, com diversos livros publicados na área de negócios, entre eles Building a High Morale Worplace (Construindo um ambiente de trabalho agradável).


Saudações meus caros leitores e, até a próxima.
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