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CRM imobiliário: realmente aumenta as vendas?

O CRM imobiliário é uma ferramenta de gestão que ajuda corretores de imóveis no gerenciamento dos seus clientes. Mas ele realmente ajuda na conversão de vendas? Confira aqui.

O que é CRM?

CRM (Customer Relationship Management) é um software de gerenciamento e relacionamento de clientes. Quanto maior a sua complexidade e integração com outras áreas da empresa, mais torna a gestão eficiente - se bem utilizado.

Este software reúne diversas tarefas e processos de forma organizada, gerando relatórios gerenciais que ajudam os gestores a tomar decisões mais assertivas. De um modo geral, o CRM imobiliário funciona da mesma forma. O que difere são os objetivos e as tarefas e processos que são disponibilizados, pois isto depende do tipo de negócio.

O CRM imobiliário guarda informações dos clientes, como nome, endereço, telefone, e-mail e suas atividades e pontos de contato, incluindo as visitas, e-mails enviados, ligações efetuadas, agendamentos, etc. Além disso, no caso do CRM imobiliário, ele também integra o portfólio de imóveis, mapeia as etapas da venda, fornece relatórios sobre número de contato, tipo, fechamento, porque deu errado, etc.

É uma das ferramentas mais importantes da atualidade e ajuda a empresa a gerenciar seus leads e clientes e as oportunidades de vendas em um único local.

Eu pessoalmente já participei do processo de construção, implantação e treinamento desta ferramenta em uma empresa e posso garantir que ele funciona e ajuda a organizar a rotina de vendas da empresa com resultado ótimos.

Mas existe um fator fundamental para esta ferramenta ser efetiva: o componente humano. Por trás do software deve existir uma equipe comprometida em alimentar o sistema com as informações. Algumas coisas podem ser automatizadas, mas muitas delas dependem das pessoas.

Por isso, o CRM imobiliário deve ser abraçado por todos envolvidos e ter uma gestão constante sobre ele, para que suas oportunidades sejam exploradas ao máximo.

Como o CRM pode ajudar seus vendedores?

O foco do vendedor é vender. Por isso, as tecnologias devem servir para diminuir o trabalho burocrático e operacional deles e auxiliá-los a gerenciar melhor suas carteiras de clientes.

Fazendo bom uso do CRM imobiliário, ele ajuda suas vendas da seguinte forma:

  • Organiza a carteira de clientes;
  • Organiza a agenda de contatos e visitas;
  • Fornece informações completas do imóvel e dados do vendedor e comprador;
  • Fornece informações sobre cada etapa da venda, por vendedor;
  • Gera relatórios diversos como imóveis que mais vendem, ticket médio de venda, número de visitas agendadas, número de oportunidades cadastradas, razões do não fechamento da venda, entre outros;
  • Ajuda o vendedor a ter um processo de vendas definido e gerenciável.

Estas são apenas algumas das possibilidades, pois conforme a demanda da empresa e disponibilidade do software, é possível ir ajustando e melhorando os processos de acordo com o objetivo da empresa. Ele também pode, e deve, ser integrado ao site da imobiliária. O site para imobiliária deve ter mecanismos de captação de dados de clientes e fornecer as informações iniciais como nome, e-mail, telefone e imóvel de interesse para que estas sejam integradas ao CRM imobiliário.

O CRM ajuda a aumentar suas vendas, na medida que melhora a produtividade da sua equipe e fornece dados para serem trabalhados com outras ações, como marketing, capacitação de vendas, ajustes de processo e identificação de erros nas etapas da venda.

Ajuda também a identificar melhor o perfil dos seus clientes, fazendo com que o vendedor tenha mais segurança em relação ao tempo e forma de contato, para fazer o fechamento. Além disso, com o histórico do cliente disponível, o corretor pode usar estas informações para trabalhar seus argumentos de vendas, prospectar de forma mais eficiente e construir estratégias de marketing mais direcionadas.

Existe alguma desvantagem em ter um CRM imobiliário?

Sob o meu ponto de vista, e baseado na minha experiência, a única desvantagem é ter um CRM e não usar. E isso está diretamente ligado à gestão e cultura da empresa. Se os gestores não cobram da equipe que alimentem o sistema e não usa os diversos indicadores para tomar decisões mais assertivas, ele não fará sentido e será mais uma ferramenta sem uso na empresa.

Mesmo empresas menores ou profissionais autônomos podem se beneficiar do CRM imobiliário, já existem no mercado diversos tipos e com certeza tem um adequado para você.

Use a tecnologia a seu favor e comprometa sua equipe nos resultados!

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Tags: CRM Gestão de clientes Relacionamento Sistema CRM

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