Definir seu nicho de mercado te garante melhores públicos e menor concorrência

Não sabe como combater a concorrência ou por onde começar um novo negócio? Aposte em um nicho de mercado específico.

iStock

É muito comum que, ao começar a planejar um novo negócio, o empreendedor queira abraçar o mundo inteiro, resolver os problemas de todos. A verdade é que os melhores empreendimentos são aqueles que focam em resolver um só problema da melhor forma possível.

Escolher um nicho de mercado precisa estar dentro do planejamento estratégico de todas as empresas. Se isso não é feito desde o princípio, é sempre importante olhar para trás, compreender para quem seu negócio existe e se o impacto dele na vida dessas pessoas está valendo a pena.

Ao determinar um nicho de mercado específico é mais fácil concentrar seus esforços onde existe menor probabilidade de erro, menor concorrência e maiores chances de criar parcerias firmes e se tornar autoridade no setor.

Quando o foco é específico, sobra qualidade

Pode perceber: quando você entra em uma loja que oferece de tudo um pouco, a qualidade de cada um desses produtos não é exatamente a melhor de todas. Especialmente em lojas de departamento, grandes centros comerciais ou marketplaces, é difícil abarcar uma gama enorme de públicos, nichos e produtos oferecendo o melhor em todos eles.

A vantagem de focar em algo específico, desenvolvendo poucas soluções é que todos os esforços irão se concentrar naquilo. Investir o máximo para que algo saia bem feito é uma das principais razões de optar por nichos de mercado, especialmente em pequenas empresas, com orçamentos bem delimitados.

Para o marketing então...

Se tem uma coisa que facilita a visualização de resultados no marketing é a segmentação. Se você trabalha com um público muito específico, como por exemplo colecionadores de miniaturas de carros antigos, é muito provável que seus produtos cheguem com maior facilidade nesse público e não sofram tanta intervenção de milhares de outros fornecedores.

Direcionar seu plano de marketing para personas te ajuda a conseguir um público mais qualificado, ou seja, pessoas que estão realmente interessadas no que você tem à oferecer, que irão interagir com suas campanhas e, se gostarem de seu produto, se tornarão promotores da marca.

Para o cliente, não existe nada como a satisfação de encontrar alguém que entende o que ele está passando, suas necessidades e desejos, e oferece exatamente o que ele precisa. Quando você tem um foco, seu negócio pode ser tão assertivo quanto deveria.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: estratégia foco nicho nicho de mercado