Diretores e gestores de marketing conhecem a netnografia e como ela pode melhorar os resultados do marketing digital?

No ano passado escrevi o livro “Netnografia. Como compreender o consumidor por meio do seu comportamento digital”, onde mostrei de forma prática como utilizar o comportamento dos usuários da internet para obter insights sobre marcas, produtos e serviços.

O livro está disponível gratuitamente na biblioteca virtual ISSUU e é super prático de ler.

Mas, afinal de contas, o que é Netnografia e como ela pode colaborar com o trabalho de diretores e gestores de marketing?

A Netnografia é também conhecida como etnografia digital. É uma forma de investigação interpretativa e empírica aplicada em ambientes on-line a fim de desvendar padrões de comportamento social e cultural. De forma objetiva, netnografia é um procedimento de pesquisa em ambientes virtuais visivelmente inspirado na etnografia já consagrada pela antropologia. Da mesma forma que o antropólogo se insere na cultura ou grupo a ser estudado e lá realiza observações estruturadas e detalhadas e ao mesmo tempo participa das atividades, o netnógrafo também o faz. A principal proposta da netnografia é entender e com profundidade, os problemas de uma marca ou também gerar novos insights por meio da co-criação.

Se o marketing deve compreender o comportamento do ser humano e ofertar produtos e serviços adequados, a netonografia contribui para essa compreensão estudando por meio de monitoramento a linguagem, os símbolos e as normas da comunidade, reconhecendo os seus códigos linguísticos e éticos, e a partir daí, desenvolvendo soluções.

Entre as vantagens de se trabalhar com essa metodologia estão:

• A identificar a recepção de publicidade verificando ruídos e diversidade de interpretação.
•Identificação nas comunidades digitais das marcas, oportunidades de negócios.
• Compreensão da percepção da marca no ambiente web.
• Apoio as decisões estratégicas relacionadas à marca, produtos, sistema, posicionamento e processo.
• E análises competitivas de mercado.

A sociedade mudou e a tecnologia reajustou os padrões comportamentais e econômicos. Não teremos conexões com o consumidor se continuarmos usando antigas práticas de gestão de Marketing. É fundamental acertar a maneira como conduzimos as nossas tomadas de decisões para sermos mais assertivos na administração das marcas.


Quer saber mais? Baixe o livre neste link:
https://issuu.com/fernandocoelho0/docs/ebook_netnografia_-_fernando_coelho

 

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: gestão estratégica marketing digital netnografia SEO