Empresas que cresceram com a internet

Fabiane Camila,
Introdução

Presente há mais de 90 anos, com expressiva liderança no mercado editorial e livreiro, o Grupo Saraiva reúne duas empresas genuinamente brasileiras: a Editora Saraiva e a Livraria Saraiva. A Editora Saraiva é líder no segmento de Livros Jurídicos e uma das maiores no mercado de Livros Didáticos e Paradidáticos para Ensino Fundamental e Médio. Destaca-se entre as mais importantes na publicação de Livros Universitários para as áreas de Administração, Economia, Contabilidade, Marketing e Negócios, além de editar Obras de Referência e de Interesse Geral.
Atua na área de comercialização de Conteúdo Eletrônico para estudantes e profissionais do Direito. Desenvolve soluções didáticas em meio digital voltadas à educação básica, especialmente ao Ensino Fundamental e Médio. Oferece aos clientes ampla linha de produtos e serviços educacionais também no segmento de Sistemas de Ensino.
A Livraria Saraiva é a maior rede no Brasil em faturamento. Reúne lojas físicas nos formatos tradicional e Mega Store. Foi uma das pioneiras no comércio eletrônico e hoje desponta entre as maiores empresas varejistas on-line do País, comercializando livros, CDs, DVDs, produtos de papelaria, produtos eletrônicos e de informática, entre outros.

Historia

O português Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva emigrou para o Brasil por volta de 1900. Na cidade de São Paulo, inaugurou em 1914, aquela que logo seria a mais conceituada livraria jurídica de São Paulo: a Livraria Acadêmica, localizada no Largo do Ouvidor, ao lado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.
Em 1917, Joaquim edita o primeiro livro, Casamento Civil, de Aniceto Corrêa, inaugurando a fase editorial da Saraiva.
Na década de 1930, a Editora estende suas atividades comerciais e passa a publicar também livros didáticos, literatura geral e ciências, ao mesmo tempo que amplia as atividades no campo jurídico e se torna a mais conceituada editora do Brasil nesse segmento.
Com a morte de Joaquim Saraiva, em 1944, seus três filhos assumiram os negócios, diversificando e ampliando as atividades da empresa. Joaquim encarregou-se da livraria; Jorge, da gráfica e Paulino, das finanças. Na foto, de terno escuro, ao centro, Joaquim Saraiva Filho na porta da Livraria, ladeado por estudantes de Direito.

No início da década de 1970, a Saraiva tornou-se uma empresa de capital aberto e, com a injeção de novos recursos, passou a dedicar-se ao desenvolvimento e fortalecimento de suas duas principais linhas de produtos: livros Didáticos e Jurídicos.

Em 1976, a Editora Saraiva instala-se na Avenida Marquês de São Vicente, em São Paulo.

Com o crescimento do número de títulos publicados, viabilizou-se a partir de 1980 um serviço próprio de distribuição de livros da Editora Saraiva. Atualmente são 12 filiais, além de revendedores exclusivos por todo o Brasil.

NOVOS TEMPOS

Em 1993, a fim de preparar a empresa para os novos rumos do segmento editorial, foi criada a Saraiva Data, que deu início à produção de conteúdo jurídico eletrônico. Os primeiros produtos criados foram a Legislação Saraiva e a Jurisprudência Saraiva.
Um novo conceito de livraria
Em 1996, a Livraria Saraiva inaugura a sua primeira Mega Store, no Shopping Eldorado, em São Paulo. O novo conceito de livraria oferece, em lojas totalmente informatizadas, entretenimento, lazer e cultura aos clientes. Atualmente, a rede de Livrarias Saraiva conta com diversas lojas nesse formato espalhadas pelo país, além de lojas tradicionais.

Loja virtual

Em 1998, a Livraria Saraiva iniciou a operação de varejo on-line, com a criação do site www.saraiva.com.br. Com serviços diferenciados, variado mix de produtos e constante inovação de facilidades aos clientes, a Saraiva.com.br tem alcançado significativo crescimento de vendas e sucesso no segmento.

Em 2001, a Editora Saraiva lança o portal jurídico www.saraivajur.com.br e passa a comercializar produtos e serviços em mídia eletrônica. Nessa mesma fase, desenvolve o portal www.saraivauni.com.br, voltado para professores e alunos universitários, e também, recentemente, o portal educacional www.saraivaeduca.com.br, especialmente criado para professores do Ensino Fundamental e Médio.

Educação multimidia

Em 2007, a Editora Saraiva expande sua atuação na área de materiais didáticos dando início ao desenvolvimento de soluções digitais multimídia para a educação básica com a Série Destino Saraiva www.destinosaraiva.com.br.

Sistemas de ensino


No final de 2007, após a aquisição da Pigmento Editorial, a Editora Saraiva ingressa no mercado de Sistemas de Ensino com a marca ÉTICO www.sejaetico.com.br, destinado à Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e aos cursos pré-vestibulares.
Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.