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Endomarketing: Cativando de dentro para fora!

Neste início de século XXI, temos o desafio de inovar as formas de tratar o trabalho e sua integração entre empregadores e colaboradores, sociedade e empresa. O objetivo agora é construir um clima organizacional bem estruturado...

Seguir + Rogerio Novaes,
''A sinergia é a essência da liderança baseada em princípios. Ela catalisa, unifica e libera os poderes existentes dentro das pessoas. '' Stephen R. Covey


É na década de 50, no período pós-guerra, que o endomarketing surge no mundo inteiro. Tratava-se de uma necessidade de motivar pessoas para os programas de mudança que começaram a ser implementados nas organizações industriais.

O endomarketing nasceu, com o conceito ou necessidade imediata das organizações que desejavam crescer, conquistar mercados, manterem os índices que já possuíam ou, simplesmente, garantir a sua sobrevivência no mercado.

Neste início de século XXI, temos o desafio de inovar as formas de tratar o trabalho e sua integração entre empregadores e colaboradores, sociedade e empresa. O objetivo agora é construir um clima organizacional bem estruturado, baseado em informação, iniciativa, integração e cooperação em diferentes níveis. É preciso trabalhar e cativar o cliente interno (colaborador, funcionário) antes de partir para conquistas e clientes externos. Ou seja, o funcionário é um cliente da empresa, ele também tem anseios, desejos e necessidades como qualquer um.

Neste sentido, o marketing e suas aplicações vêm contribuindo para que as empresas se voltem para dentro de sua organização, para o chão de fábrica, para o pessoal da produção, enfim, para o lado de dentro da organização, com objetivo de motivar o pessoal que constrói o dia-a-dia da empresa.

É preciso cada vez mais haver uma integração entre o RH e pessoal do marketing para que haja uma parceria e troca de informações, criando meios de valorizar seus funcionários e motivá-los com programas e campanhas de endomarketing. Abaixo deixo algumas dicas, instrumentos para aplicação do marketing interno:

Vídeos institucionais ou de apresentação dos produtos: colocar a equipe interna em contato direto com a realidade em que o produto será utilizado;

Manuais técnicos, educativos ou de integração contribuem para a divulgação, em geral, ou, para reforçar algum aspecto da cultura organizacional;

Revistas com histórias em quadrinhos;

Jornal interno;

Cartazes motivacionais informativos ou em forma de quebra-cabeça: transmitir novas informações para a equipe interna;

Palestras internas;

Grife interna – roupas (uniformes), bonés e acessórios;

Resgate da história da empresa.

Não perca a oportunidade de transformar sua carreira ou empresa em um processo mais ético, humanitário e produtivo. Lembre-se, o foco é alinhar, sintonizar e sincronizar sua empresa ou carreira para uma visão holística e facilitar as trocas de conhecimento, construindo lealdade no relacionamento com o público interno, compartilhando os objetivos empresariais e sociais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer essas relações e melhorando, assim, a sua imagem e seu valor de mercado.

O desafio está lançado!

Rogério Novaes é Consultor, Palestrante e Professor. Informações para palestras e treinamento: (019) 9106.7848 ou 3933.3133 - E-mail: rogerio.novaesmkt@gmail.com - Site www.rogerionovaes.com.br

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Tags: ambiente carreira empresas gestão inovação integração liderança marketing motivação pessoas RH trabalho

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